Contribuições da resolução, exploração e proposição de problemas ao processo de ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Emily de Vasconcelos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3410
Resumo: Esta pesquisa investiga as contribuições da Resolução, Exploração e Proposição de Problemas (REP) ao processo de ensino e aprendizagem da Combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como base estudos relacionados à metodologia da Resolução de Problemas e à Educação Combinatória. Mediante o levantamento bibliográfico e os estudos discutidos no referencial teórico, observa-se que, embora o número de pesquisas no âmbito da Educação Combinatória tenha aumentado progressivamente nos últimos anos, ainda são poucos os estudos direcionados especificamente ao trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo da pesquisa de campo possui cunho qualitativo, em razão de que se empenhou em descrever e analisar detalhadamente os dados coletados por meio de observações, notas de campo, registro escrito feito pelos alunos e gravações de áudio (BOGDAN; BIKLEN, 1994; OLSEN, 2015). Como sujeitos da pesquisa, adotaram-se 16 alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal do Estado da Paraíba. As ações pedagógicas realizadas em contexto de sala de aula apoiaram-se na perspectiva metodológica da Resolução, Exploração e Proposição de Problemas defendida por Andrade (1998; 2017), bem como em estudos que discutem o processo de ensino e aprendizagem da Combinatória. Na oportunidade, trabalharam-se os quatro tipos de problemas combinatórios (combinação, arranjo, permutação e produto cartesiano [BORBA, 2010]) que precisam ser abordados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de problemas combinatórios retirados da pesquisa de Pessoa (2009) e propostos pelos alunos. Conclui-se que a proposta metodológica da Resolução, Exploração e Proposição de Problemas contribui para a promoção da aprendizagem combinatória dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de um processo educativo reflexivo. Constatou-se que as problematizações provocadas durante o processo de Resolução, Exploração e Proposição de Problemas potencializaram o trabalho de reflexão sobre os invariantes dos problemas combinatórios, o que favoreceu o desenvolvimento do raciocínio combinatório, generalizante e lógico dos alunos, além de também ter possibilitado aos pesquisadores explorar diferentes dimensões dos problemas propostos.
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O estudo da pesquisa de campo possui cunho qualitativo, em razão de que se empenhou em descrever e analisar detalhadamente os dados coletados por meio de observações, notas de campo, registro escrito feito pelos alunos e gravações de áudio (BOGDAN; BIKLEN, 1994; OLSEN, 2015). Como sujeitos da pesquisa, adotaram-se 16 alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal do Estado da Paraíba. As ações pedagógicas realizadas em contexto de sala de aula apoiaram-se na perspectiva metodológica da Resolução, Exploração e Proposição de Problemas defendida por Andrade (1998; 2017), bem como em estudos que discutem o processo de ensino e aprendizagem da Combinatória. Na oportunidade, trabalharam-se os quatro tipos de problemas combinatórios (combinação, arranjo, permutação e produto cartesiano [BORBA, 2010]) que precisam ser abordados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de problemas combinatórios retirados da pesquisa de Pessoa (2009) e propostos pelos alunos. Conclui-se que a proposta metodológica da Resolução, Exploração e Proposição de Problemas contribui para a promoção da aprendizagem combinatória dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de um processo educativo reflexivo. Constatou-se que as problematizações provocadas durante o processo de Resolução, Exploração e Proposição de Problemas potencializaram o trabalho de reflexão sobre os invariantes dos problemas combinatórios, o que favoreceu o desenvolvimento do raciocínio combinatório, generalizante e lógico dos alunos, além de também ter possibilitado aos pesquisadores explorar diferentes dimensões dos problemas propostos.This research investigates the contributions of Problem Solving, Exploration and Posing to the teaching and learning process of Combinatorics in the early years of Elementary School, based on studies related to the Problem Solving methodology and Combinatorial Education. By means of bibliographical survey and studies discussed in the theoretical frame of reference, it is observed that, although the amount of research in the domain of Combinatory Education has increased progressively in recent years, there are still few studies specifically focused on pedagogical work in the early years of Elementary Education. Field research is characterized by a qualitative nature, as it has been endeavored to describing and analyzing in detail the data collected through observations, field notes, written record by the students and audio recordings (BOGDAN; BIKLEN, 1994; OLSEN, 2015). As subjects of the research, 16 students from a 5th grade class from Primary School of a municipal public institution in the State of Paraíba were adopted. Pedagogical activities carried out in classroom context were supported by the methodological perspective of Problem Solving, Exploration and Posing advocated by Andrade (1998; 2017), as well as by studies related to teaching and learning process of Combinatorics. On that occasion, the four types of combinatorial problems (combination, arrangement, permutation and Cartesian product [BORBA, 2010]) – which need to be approached in the early years of Elementary Education – were worked on, taking as basis combinatorial problems extracted from Pessoa's research (2009) and proposed by the students. The conclusion is that the methodological proposal of Problem Solving, Exploration and Posing contributes to promoting combinatorial learning for the benefit of students, making it possible to develop a reflective educational process. It was found that the discussions that arose during the process of Problem Solving, Exploration and Posing maximized reflection on the invariants of the combinatorial problems, which favored the development of logical generalizing combinatorial reasoning on the part of the students, while it made possible to explore different dimensions of the proposed problems dealing with these aspects.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão12060137888http://lattes.cnpq.br/4866964083641498Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa36860174404http://lattes.cnpq.br/6244946561746497Santos, Emily de Vasconcelos2019-06-13T19:11:00Z2019-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, E. de V. Contribuições da resolução, exploração e proposição de problemas ao processo de ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 228. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-14T04:28:03Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-14T04:28:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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