Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Janaina Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3493
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral investigar o uso do Livro Didático - LD na atividade profissional do professor de Matemática na perspectiva do seu trabalho documental. Assim, buscamos identificar influências, usos e esquemas de utilização do LD relativos ao planejamento das aulas de seis professores de Matemática, que atuam na rede pública municipal e estadual de ensino, da cidade de Mamanguape – PB e também da rede privada da cidade de João Pessoa – PB. Caracteriza-se como uma Pesquisa Explicativa que realiza Estudos de Casos simultâneos de professores de Matemática. No que se refere ao estudo teórico, nos baseamos na Abordagem Documental do Didático que estuda como o professor transforma ao longo do tempo, recursos em documentos. Também apresentamos a trajetória da inserção do LD no Brasil, o surgimento do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, e as contribuições que este Programa traz às escolas públicas de todo o país, com destaque para os critérios de avaliação e de escolha do LD de Matemática. Apresentamos as contribuições trazidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC com sua implementação para o ano de 2019 e os impactos que isso causa ao trabalho do professor. Quanto às escolhas metodológicas, utilizamos os princípios da Investigação Reflexiva e seu desenvolvimento se deu em quatro etapas, a saber: 1) Convite aos professores; 2) Elaboração de um perfil dos professores participantes; 3) Mapeamento do uso do Livro Didático pelos professores; e 4) Elaboração do instrumento avaliativo para uso do LD. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados, um Questionário Diagnóstico, um Roteiro de Entrevista gravada em áudio para análise dos pronunciamentos realizados. Verificamos o pouco uso do Livro Didático no planejamento das aulas e apresentamos um Guia para uso do Livro conforme a proposta da BNCC.
id UEPB_b8cdae15676c7097f2926e929bb79711
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3493
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino FundamentalThe resources Textbook and the BNCC in the Planning of classrooms of the teacher of Mathematics of Fundamental TeachingPlanejamento de aulasLivro didáticoBase Nacional Comum Curricular - BNCCTextbookEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho tem como objetivo geral investigar o uso do Livro Didático - LD na atividade profissional do professor de Matemática na perspectiva do seu trabalho documental. Assim, buscamos identificar influências, usos e esquemas de utilização do LD relativos ao planejamento das aulas de seis professores de Matemática, que atuam na rede pública municipal e estadual de ensino, da cidade de Mamanguape – PB e também da rede privada da cidade de João Pessoa – PB. Caracteriza-se como uma Pesquisa Explicativa que realiza Estudos de Casos simultâneos de professores de Matemática. No que se refere ao estudo teórico, nos baseamos na Abordagem Documental do Didático que estuda como o professor transforma ao longo do tempo, recursos em documentos. Também apresentamos a trajetória da inserção do LD no Brasil, o surgimento do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, e as contribuições que este Programa traz às escolas públicas de todo o país, com destaque para os critérios de avaliação e de escolha do LD de Matemática. Apresentamos as contribuições trazidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC com sua implementação para o ano de 2019 e os impactos que isso causa ao trabalho do professor. Quanto às escolhas metodológicas, utilizamos os princípios da Investigação Reflexiva e seu desenvolvimento se deu em quatro etapas, a saber: 1) Convite aos professores; 2) Elaboração de um perfil dos professores participantes; 3) Mapeamento do uso do Livro Didático pelos professores; e 4) Elaboração do instrumento avaliativo para uso do LD. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados, um Questionário Diagnóstico, um Roteiro de Entrevista gravada em áudio para análise dos pronunciamentos realizados. Verificamos o pouco uso do Livro Didático no planejamento das aulas e apresentamos um Guia para uso do Livro conforme a proposta da BNCC.This work aims to investigate the use of the Textbook - TB in the professional activity of math teachers on the perspective of his documental work. Thus, we reach to identify influences, uses and schemes of utilization of TB related to the conception and planning of lessons related to six math teachers, which work in the public municipal and statue school system of the city of Mamanguape – PB and also in private school system of the city of João Pessoa. This research is characterized by being a descriptive research that performs simultaneous case studies of math teachers. With regard to the theoretical study, we are based on the Documentary Approach to Didactics that studies how the teacher transforms over time, resources into documents. We also present the trajectory of the insertion of TB in Brazil, the emergence of the National Program of Textbook - PNLD, and the contributions that this Program brings to public schools through- out the country, highlighting the criteria of evaluation and choice of Mathematics textbooks. Regarding methodological choices, we use the principles of Reflective Research, and its devel- opment will take place in four stages, namely: 1) Invitation to teachers; 2) Elaboration of a profile of participating teachers; 3) Mapping the use of textbook teachers; and 4) Elaboration of the evaluation instrument for use of TB. To do so, we will use as data collection instruments as a diagnostic questionnaire, an script interview in audio to analyze the pronouncements made. We verified the little use of the textbook in planning of classes and presented a guide to use the book according to the proposal of BNCC.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAssis, Cibelle de Fatima Castro de00919992439http://lattes.cnpq.br/7494437846718310Barboza, Pedro Lucio13196596400http://lattes.cnpq.br/1399033210518957Souza, Cristiane Fernandes de89137396404http://lattes.cnpq.br/6585787760024139Botelho, Janaina Alves2019-10-10T14:05:50Z2019-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBOTELHO, J. A. Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental. 2019. 223f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-10-11T04:05:25Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-10-11T04:05:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental
The resources Textbook and the BNCC in the Planning of classrooms of the teacher of Mathematics of Fundamental Teaching
title Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental
spellingShingle Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental
Botelho, Janaina Alves
Planejamento de aulas
Livro didático
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Textbook
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental
title_full Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental
title_fullStr Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental
title_sort Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental
author Botelho, Janaina Alves
author_facet Botelho, Janaina Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Cibelle de Fatima Castro de
00919992439
http://lattes.cnpq.br/7494437846718310
Barboza, Pedro Lucio
13196596400
http://lattes.cnpq.br/1399033210518957
Souza, Cristiane Fernandes de
89137396404
http://lattes.cnpq.br/6585787760024139
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Janaina Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento de aulas
Livro didático
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Textbook
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Planejamento de aulas
Livro didático
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Textbook
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Este trabalho tem como objetivo geral investigar o uso do Livro Didático - LD na atividade profissional do professor de Matemática na perspectiva do seu trabalho documental. Assim, buscamos identificar influências, usos e esquemas de utilização do LD relativos ao planejamento das aulas de seis professores de Matemática, que atuam na rede pública municipal e estadual de ensino, da cidade de Mamanguape – PB e também da rede privada da cidade de João Pessoa – PB. Caracteriza-se como uma Pesquisa Explicativa que realiza Estudos de Casos simultâneos de professores de Matemática. No que se refere ao estudo teórico, nos baseamos na Abordagem Documental do Didático que estuda como o professor transforma ao longo do tempo, recursos em documentos. Também apresentamos a trajetória da inserção do LD no Brasil, o surgimento do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, e as contribuições que este Programa traz às escolas públicas de todo o país, com destaque para os critérios de avaliação e de escolha do LD de Matemática. Apresentamos as contribuições trazidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC com sua implementação para o ano de 2019 e os impactos que isso causa ao trabalho do professor. Quanto às escolhas metodológicas, utilizamos os princípios da Investigação Reflexiva e seu desenvolvimento se deu em quatro etapas, a saber: 1) Convite aos professores; 2) Elaboração de um perfil dos professores participantes; 3) Mapeamento do uso do Livro Didático pelos professores; e 4) Elaboração do instrumento avaliativo para uso do LD. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados, um Questionário Diagnóstico, um Roteiro de Entrevista gravada em áudio para análise dos pronunciamentos realizados. Verificamos o pouco uso do Livro Didático no planejamento das aulas e apresentamos um Guia para uso do Livro conforme a proposta da BNCC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-10T14:05:50Z
2019-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOTELHO, J. A. Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental. 2019. 223f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3493
identifier_str_mv BOTELHO, J. A. Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental. 2019. 223f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813182984945664