Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3493 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral investigar o uso do Livro Didático - LD na atividade profissional do professor de Matemática na perspectiva do seu trabalho documental. Assim, buscamos identificar influências, usos e esquemas de utilização do LD relativos ao planejamento das aulas de seis professores de Matemática, que atuam na rede pública municipal e estadual de ensino, da cidade de Mamanguape – PB e também da rede privada da cidade de João Pessoa – PB. Caracteriza-se como uma Pesquisa Explicativa que realiza Estudos de Casos simultâneos de professores de Matemática. No que se refere ao estudo teórico, nos baseamos na Abordagem Documental do Didático que estuda como o professor transforma ao longo do tempo, recursos em documentos. Também apresentamos a trajetória da inserção do LD no Brasil, o surgimento do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, e as contribuições que este Programa traz às escolas públicas de todo o país, com destaque para os critérios de avaliação e de escolha do LD de Matemática. Apresentamos as contribuições trazidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC com sua implementação para o ano de 2019 e os impactos que isso causa ao trabalho do professor. Quanto às escolhas metodológicas, utilizamos os princípios da Investigação Reflexiva e seu desenvolvimento se deu em quatro etapas, a saber: 1) Convite aos professores; 2) Elaboração de um perfil dos professores participantes; 3) Mapeamento do uso do Livro Didático pelos professores; e 4) Elaboração do instrumento avaliativo para uso do LD. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados, um Questionário Diagnóstico, um Roteiro de Entrevista gravada em áudio para análise dos pronunciamentos realizados. Verificamos o pouco uso do Livro Didático no planejamento das aulas e apresentamos um Guia para uso do Livro conforme a proposta da BNCC. |
id |
UEPB_b8cdae15676c7097f2926e929bb79711 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3493 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino FundamentalThe resources Textbook and the BNCC in the Planning of classrooms of the teacher of Mathematics of Fundamental TeachingPlanejamento de aulasLivro didáticoBase Nacional Comum Curricular - BNCCTextbookEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho tem como objetivo geral investigar o uso do Livro Didático - LD na atividade profissional do professor de Matemática na perspectiva do seu trabalho documental. Assim, buscamos identificar influências, usos e esquemas de utilização do LD relativos ao planejamento das aulas de seis professores de Matemática, que atuam na rede pública municipal e estadual de ensino, da cidade de Mamanguape – PB e também da rede privada da cidade de João Pessoa – PB. Caracteriza-se como uma Pesquisa Explicativa que realiza Estudos de Casos simultâneos de professores de Matemática. No que se refere ao estudo teórico, nos baseamos na Abordagem Documental do Didático que estuda como o professor transforma ao longo do tempo, recursos em documentos. Também apresentamos a trajetória da inserção do LD no Brasil, o surgimento do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, e as contribuições que este Programa traz às escolas públicas de todo o país, com destaque para os critérios de avaliação e de escolha do LD de Matemática. Apresentamos as contribuições trazidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC com sua implementação para o ano de 2019 e os impactos que isso causa ao trabalho do professor. Quanto às escolhas metodológicas, utilizamos os princípios da Investigação Reflexiva e seu desenvolvimento se deu em quatro etapas, a saber: 1) Convite aos professores; 2) Elaboração de um perfil dos professores participantes; 3) Mapeamento do uso do Livro Didático pelos professores; e 4) Elaboração do instrumento avaliativo para uso do LD. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados, um Questionário Diagnóstico, um Roteiro de Entrevista gravada em áudio para análise dos pronunciamentos realizados. Verificamos o pouco uso do Livro Didático no planejamento das aulas e apresentamos um Guia para uso do Livro conforme a proposta da BNCC.This work aims to investigate the use of the Textbook - TB in the professional activity of math teachers on the perspective of his documental work. Thus, we reach to identify influences, uses and schemes of utilization of TB related to the conception and planning of lessons related to six math teachers, which work in the public municipal and statue school system of the city of Mamanguape – PB and also in private school system of the city of João Pessoa. This research is characterized by being a descriptive research that performs simultaneous case studies of math teachers. With regard to the theoretical study, we are based on the Documentary Approach to Didactics that studies how the teacher transforms over time, resources into documents. We also present the trajectory of the insertion of TB in Brazil, the emergence of the National Program of Textbook - PNLD, and the contributions that this Program brings to public schools through- out the country, highlighting the criteria of evaluation and choice of Mathematics textbooks. Regarding methodological choices, we use the principles of Reflective Research, and its devel- opment will take place in four stages, namely: 1) Invitation to teachers; 2) Elaboration of a profile of participating teachers; 3) Mapping the use of textbook teachers; and 4) Elaboration of the evaluation instrument for use of TB. To do so, we will use as data collection instruments as a diagnostic questionnaire, an script interview in audio to analyze the pronouncements made. We verified the little use of the textbook in planning of classes and presented a guide to use the book according to the proposal of BNCC.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAssis, Cibelle de Fatima Castro de00919992439http://lattes.cnpq.br/7494437846718310Barboza, Pedro Lucio13196596400http://lattes.cnpq.br/1399033210518957Souza, Cristiane Fernandes de89137396404http://lattes.cnpq.br/6585787760024139Botelho, Janaina Alves2019-10-10T14:05:50Z2019-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBOTELHO, J. A. Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental. 2019. 223f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-10-11T04:05:25Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-10-11T04:05:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental The resources Textbook and the BNCC in the Planning of classrooms of the teacher of Mathematics of Fundamental Teaching |
title |
Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental Botelho, Janaina Alves Planejamento de aulas Livro didático Base Nacional Comum Curricular - BNCC Textbook EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental |
title_full |
Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental |
title_sort |
Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental |
author |
Botelho, Janaina Alves |
author_facet |
Botelho, Janaina Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assis, Cibelle de Fatima Castro de 00919992439 http://lattes.cnpq.br/7494437846718310 Barboza, Pedro Lucio 13196596400 http://lattes.cnpq.br/1399033210518957 Souza, Cristiane Fernandes de 89137396404 http://lattes.cnpq.br/6585787760024139 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho, Janaina Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento de aulas Livro didático Base Nacional Comum Curricular - BNCC Textbook EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Planejamento de aulas Livro didático Base Nacional Comum Curricular - BNCC Textbook EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Este trabalho tem como objetivo geral investigar o uso do Livro Didático - LD na atividade profissional do professor de Matemática na perspectiva do seu trabalho documental. Assim, buscamos identificar influências, usos e esquemas de utilização do LD relativos ao planejamento das aulas de seis professores de Matemática, que atuam na rede pública municipal e estadual de ensino, da cidade de Mamanguape – PB e também da rede privada da cidade de João Pessoa – PB. Caracteriza-se como uma Pesquisa Explicativa que realiza Estudos de Casos simultâneos de professores de Matemática. No que se refere ao estudo teórico, nos baseamos na Abordagem Documental do Didático que estuda como o professor transforma ao longo do tempo, recursos em documentos. Também apresentamos a trajetória da inserção do LD no Brasil, o surgimento do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, e as contribuições que este Programa traz às escolas públicas de todo o país, com destaque para os critérios de avaliação e de escolha do LD de Matemática. Apresentamos as contribuições trazidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC com sua implementação para o ano de 2019 e os impactos que isso causa ao trabalho do professor. Quanto às escolhas metodológicas, utilizamos os princípios da Investigação Reflexiva e seu desenvolvimento se deu em quatro etapas, a saber: 1) Convite aos professores; 2) Elaboração de um perfil dos professores participantes; 3) Mapeamento do uso do Livro Didático pelos professores; e 4) Elaboração do instrumento avaliativo para uso do LD. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados, um Questionário Diagnóstico, um Roteiro de Entrevista gravada em áudio para análise dos pronunciamentos realizados. Verificamos o pouco uso do Livro Didático no planejamento das aulas e apresentamos um Guia para uso do Livro conforme a proposta da BNCC. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-10T14:05:50Z 2019-04-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BOTELHO, J. A. Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental. 2019. 223f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3493 |
identifier_str_mv |
BOTELHO, J. A. Os recursos livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental. 2019. 223f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709221437374464 |