Análise de conteúdo dos livros didáticos de Ciências : o antes e o depois da BNCC nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Roberta Oliveira dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/278784
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) publicada pelo Ministério da Educação em 2018 propõe alterações curriculares de forma uniforme a todo o país. Anteriormente orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o currículo do Ensino de Ciências passa a propor uma lista de habilidades que devem ser desenvolvidas e atingidas por todos os estudantes em todo o território brasileiro em determinado ano letivo. Os livros didáticos, que servem de apoio ao planejamento docente, sofreram alterações alinhadas à nova política curricular. Os livros didáticos foram analisados com o objetivo de analisar os impactos das mudanças curriculares nos mesmos. Foram analisados 25 livros didáticos de sexto ao nono ano dos anos finais do Ensino Fundamental. partir da leitura flutuante foram definidos temas para contagem de páginas nos livros antes e depois da BNCC. Foi observado que conteúdos como descrição dos seres vivos e alguns sistemas do corpo humano foram suprimidos nos livros didáticos. Muitos conteúdos de química e física que estavam presentes nos livros do nono ano foram distribuídos nos anos anteriores. De uma forma geral, os livros perderam a conexão entre os conteúdos abordados, assim como pode ser observado na própria BNCC. Conclui-se que os livros não tiveram grandes alterações no seu conteúdo, mas sim na sequência de apresentação dos mesmos. ausência de conectividade entre os conteúdos apresentado pelos livros de Ciências, assim como a própria BNCC, pode ser comparada ao Frankenstein (personagem fictício composto por partes tão diferentes entre si que formam um monstro).
id URGS_2490eda87f1b5165ee57af8a0188c410
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278784
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Anjos, Roberta Oliveira dosKonzen, Enéas Ricardo2024-09-11T06:17:45Z2024http://hdl.handle.net/10183/278784001210392A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) publicada pelo Ministério da Educação em 2018 propõe alterações curriculares de forma uniforme a todo o país. Anteriormente orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o currículo do Ensino de Ciências passa a propor uma lista de habilidades que devem ser desenvolvidas e atingidas por todos os estudantes em todo o território brasileiro em determinado ano letivo. Os livros didáticos, que servem de apoio ao planejamento docente, sofreram alterações alinhadas à nova política curricular. Os livros didáticos foram analisados com o objetivo de analisar os impactos das mudanças curriculares nos mesmos. Foram analisados 25 livros didáticos de sexto ao nono ano dos anos finais do Ensino Fundamental. partir da leitura flutuante foram definidos temas para contagem de páginas nos livros antes e depois da BNCC. Foi observado que conteúdos como descrição dos seres vivos e alguns sistemas do corpo humano foram suprimidos nos livros didáticos. Muitos conteúdos de química e física que estavam presentes nos livros do nono ano foram distribuídos nos anos anteriores. De uma forma geral, os livros perderam a conexão entre os conteúdos abordados, assim como pode ser observado na própria BNCC. Conclui-se que os livros não tiveram grandes alterações no seu conteúdo, mas sim na sequência de apresentação dos mesmos. ausência de conectividade entre os conteúdos apresentado pelos livros de Ciências, assim como a própria BNCC, pode ser comparada ao Frankenstein (personagem fictício composto por partes tão diferentes entre si que formam um monstro).The National Common Curriculum Base (BNCC) published by the Ministry of Education in 2018 proposes curricular changes in a uniform way throughout the country. Previously guided by the National Curriculum Parameters, the Science Teaching curriculum now proposes a list of skills that must be developed and achieved by all students throughout the Brazilian territory in a given school year. Textbooks, which support teacher planning, have undergone changes in line with the new curriculum policy. The textbooks were analyzed in order to analyze the impacts of curricular changes on them. A total of 25 textbooks from the sixth to the ninth grades of the final years of elementary school were analyzed. From the floating reading, themes were defined for page count in the books before and after the BNCC. It was observed that contents such as description of living beings and some systems of the human body were suppressed in textbooks. Much of the chemistry and physics content that was present in the ninth-grade textbooks was distributed in previous years. In general, the books lost the connection between the contents covered, as can be observed in the BNCC itself. It is concluded that the books did not have major changes in their content, but rather in the sequence of their presentation. The lack of connectivity between the contents presented by science books, as well as the BNCC itself, can be compared to Frankenstein (a fictional character composed of parts so different from each other that they form a monster).application/pdfporEnsino fundamental e médioLivro didáticoEnsino de ciênciasBase Nacional Comum CurricularContent analysisScience teachingBNCCTextbookAnálise de conteúdo dos livros didáticos de Ciências : o antes e o depois da BNCC nos anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001210392.pdf.txt001210392.pdf.txtExtracted Texttext/plain114563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278784/2/001210392.pdf.txt13cd2a45c66100de6349cc98a9669a50MD52ORIGINAL001210392.pdfTexto completoapplication/pdf1674270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278784/1/001210392.pdf478be191a5c0de7609d8dabc6cf2d0e1MD5110183/2787842024-09-11 06:26:00.867oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278784Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-09-11T09:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de conteúdo dos livros didáticos de Ciências : o antes e o depois da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
title Análise de conteúdo dos livros didáticos de Ciências : o antes e o depois da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Análise de conteúdo dos livros didáticos de Ciências : o antes e o depois da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
Anjos, Roberta Oliveira dos
Ensino fundamental e médio
Livro didático
Ensino de ciências
Base Nacional Comum Curricular
Content analysis
Science teaching
BNCC
Textbook
title_short Análise de conteúdo dos livros didáticos de Ciências : o antes e o depois da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
title_full Análise de conteúdo dos livros didáticos de Ciências : o antes e o depois da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Análise de conteúdo dos livros didáticos de Ciências : o antes e o depois da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Análise de conteúdo dos livros didáticos de Ciências : o antes e o depois da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
title_sort Análise de conteúdo dos livros didáticos de Ciências : o antes e o depois da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
author Anjos, Roberta Oliveira dos
author_facet Anjos, Roberta Oliveira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Roberta Oliveira dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Konzen, Enéas Ricardo
contributor_str_mv Konzen, Enéas Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental e médio
Livro didático
Ensino de ciências
Base Nacional Comum Curricular
topic Ensino fundamental e médio
Livro didático
Ensino de ciências
Base Nacional Comum Curricular
Content analysis
Science teaching
BNCC
Textbook
dc.subject.eng.fl_str_mv Content analysis
Science teaching
BNCC
Textbook
description A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) publicada pelo Ministério da Educação em 2018 propõe alterações curriculares de forma uniforme a todo o país. Anteriormente orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o currículo do Ensino de Ciências passa a propor uma lista de habilidades que devem ser desenvolvidas e atingidas por todos os estudantes em todo o território brasileiro em determinado ano letivo. Os livros didáticos, que servem de apoio ao planejamento docente, sofreram alterações alinhadas à nova política curricular. Os livros didáticos foram analisados com o objetivo de analisar os impactos das mudanças curriculares nos mesmos. Foram analisados 25 livros didáticos de sexto ao nono ano dos anos finais do Ensino Fundamental. partir da leitura flutuante foram definidos temas para contagem de páginas nos livros antes e depois da BNCC. Foi observado que conteúdos como descrição dos seres vivos e alguns sistemas do corpo humano foram suprimidos nos livros didáticos. Muitos conteúdos de química e física que estavam presentes nos livros do nono ano foram distribuídos nos anos anteriores. De uma forma geral, os livros perderam a conexão entre os conteúdos abordados, assim como pode ser observado na própria BNCC. Conclui-se que os livros não tiveram grandes alterações no seu conteúdo, mas sim na sequência de apresentação dos mesmos. ausência de conectividade entre os conteúdos apresentado pelos livros de Ciências, assim como a própria BNCC, pode ser comparada ao Frankenstein (personagem fictício composto por partes tão diferentes entre si que formam um monstro).
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-11T06:17:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/278784
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001210392
url http://hdl.handle.net/10183/278784
identifier_str_mv 001210392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278784/2/001210392.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278784/1/001210392.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 13cd2a45c66100de6349cc98a9669a50
478be191a5c0de7609d8dabc6cf2d0e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085651074252800