Subalternidade e dissidência feminina em protagonistas de contos torguianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Erica Dayana Monteiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4438
Resumo: O objetivo desta pesquisa de Mestrado, que tem como corpus as obras Bichos (1996a) e Novos contos da montanha (1996b), escritas pelo português Miguel Torga, analisou as personagens mulheres em razão da subalternidade e da dissidência. Dessa forma, este estudo movimenta-se mediante a observação do comportamento das protagonistas-mulheres nas obras, as quais são questionadas pelo imaginário social a partir do estereótipo de mulher-anjo e de mulher-monstro, conforme apontam os estudos de Lisboa (1990). Para tanto, foi escolhido um conto de cada obra para verificarmos as contestações da feminilidade em torno desses perfis que estão inseridos nas narrativas “Madalena” e “O milagre”, ambos com protagonistas femininas. Demarcamos, então, a análise a partir dos estudos de Lisboa (1990), de modo a trazer evidências da representação da mulher no imaginário masculino, que ora reflete na subalternidade, ora na dissidência; e de Swain (1970), que traz contribuições a respeito da procriação, cuja temática é uma das causas da contestação feminina. A análise se deu utilizando, ainda, os estudos de Anido (1975); Bandeira (2019); Bíblia (2014); Bourdieu (2012); Cova e Pinto (1977); Chevalier e Gheerbrant (2020); Ferreira (2002); Fitzgibbon (2013); Foucault (1985); Lisboa (1997a, 1997b, 2000); Morais (2015); Saldanha (2015) e Spivak (2010).
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