Produções de narrativas: fazendo movimentar os discursos sobre bullying em uma turma do 7º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3393 |
Resumo: | O presente estudo parte da necessidade de uma intervenção mais reflexiva no ensino da escrita em contexto de sala de aula, levando em consideração as dificuldades discursivas dos alunos, e o pressuposto de que a produção de texto em sala de aula deve ser considerada tanto pelo professor, como pelo aluno, como um conjunto de atividades a serem construídas e aprimoradas gradativamente, envolvendo não só o código linguístico, mas também as condições de produção, entre elas, ideias, experiências, opiniões e pensamentos próprios de sujeitos que põem no texto o seu modo de ver o mundo, comprometendo-se com a palavra. Nesse contexto, esse estudo tem o objetivo de contribuir com a reflexão sobre o processo de produção textual na escola, e sua relação com a formação do aluno enquanto sujeito leitor e escritor. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, por meio da qual pretende-se discutir alternativas para responder à seguinte questão: Como as condições de produção de texto, trabalhadas em sala de aula, podem conduzir o aluno ao domínio de sua posição discursiva no texto que produz? A coleta de dados para o estudo foi realizada durante o desenvolvimento de uma sequência didática (SD), tendo como corpus os textos produzidos pelos alunos e como objeto de estudo a posição discursiva do aluno quanto à discussão do tema transversal bullying em sala de aula. Trazendo conceitos de discurso e ideologia para uma situação real e situada de produção de texto, analisou-se o objeto de estudo, dialogando com os pressupostos teóricos da Análise de Discurso desenvolvida por Michel Pêcheux (2014; 2010), de seus seguidores como Orlandi (1992, 1996, 2006, 2007, 2008, 2012), Brandão (2012), Fernandes (2007) entre outros representantes da Análise de Discurso no Brasil, enfocando as noções de discurso, sujeito, formação discursiva e ideológica, interpretação, entre outros conceitos. Fundamenta-se também em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), para a elaboração de uma sequência didática (SD), e numa linha metodológica de produção de texto escrito como processo, nos pressu pressupressu pressupostos teóricos de postos teóricos de postos teóricos de postos teóricos de postos teóricos de postos teóricos de Geraldi (1997, Geraldi (1997, Geraldi (1997, Geraldi (1997,Geraldi (1997, Geraldi (1997, 2010, 2012 2010, 2012 2010, 2012 ), Ruiz (1998), Passarelli (2012), dentre outras dentre outras dentre outras dentre outras dentre outras contribuições contribuições contribuições contribuições contribuições que apresentam possibilidades de trabalho com a produção de texto, numa perspectiva discursiva, proporcionando reflexões capazes de provocar outros olhares para a produção de texto em sala de aula. Resultados finais apontam uma evolução significativa quanto à posição discursiva e ao domínio dos conhecimentos na produção escrita dos alunos, contribuindo para a reflexão e discussão do desenvolvimento do ensino da produção textual, no contexto escolar, de forma a contemplar a construção do lugar de autoria do aluno na sua produção escrita. |
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Produções de narrativas: fazendo movimentar os discursos sobre bullying em uma turma do 7º ano1. Ideologias. 2. Bullying. 3. Educação. 4. Comportamento. 5. Indisciplina.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO presente estudo parte da necessidade de uma intervenção mais reflexiva no ensino da escrita em contexto de sala de aula, levando em consideração as dificuldades discursivas dos alunos, e o pressuposto de que a produção de texto em sala de aula deve ser considerada tanto pelo professor, como pelo aluno, como um conjunto de atividades a serem construídas e aprimoradas gradativamente, envolvendo não só o código linguístico, mas também as condições de produção, entre elas, ideias, experiências, opiniões e pensamentos próprios de sujeitos que põem no texto o seu modo de ver o mundo, comprometendo-se com a palavra. Nesse contexto, esse estudo tem o objetivo de contribuir com a reflexão sobre o processo de produção textual na escola, e sua relação com a formação do aluno enquanto sujeito leitor e escritor. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, por meio da qual pretende-se discutir alternativas para responder à seguinte questão: Como as condições de produção de texto, trabalhadas em sala de aula, podem conduzir o aluno ao domínio de sua posição discursiva no texto que produz? A coleta de dados para o estudo foi realizada durante o desenvolvimento de uma sequência didática (SD), tendo como corpus os textos produzidos pelos alunos e como objeto de estudo a posição discursiva do aluno quanto à discussão do tema transversal bullying em sala de aula. Trazendo conceitos de discurso e ideologia para uma situação real e situada de produção de texto, analisou-se o objeto de estudo, dialogando com os pressupostos teóricos da Análise de Discurso desenvolvida por Michel Pêcheux (2014; 2010), de seus seguidores como Orlandi (1992, 1996, 2006, 2007, 2008, 2012), Brandão (2012), Fernandes (2007) entre outros representantes da Análise de Discurso no Brasil, enfocando as noções de discurso, sujeito, formação discursiva e ideológica, interpretação, entre outros conceitos. Fundamenta-se também em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), para a elaboração de uma sequência didática (SD), e numa linha metodológica de produção de texto escrito como processo, nos pressu pressupressu pressupostos teóricos de postos teóricos de postos teóricos de postos teóricos de postos teóricos de postos teóricos de Geraldi (1997, Geraldi (1997, Geraldi (1997, Geraldi (1997,Geraldi (1997, Geraldi (1997, 2010, 2012 2010, 2012 2010, 2012 ), Ruiz (1998), Passarelli (2012), dentre outras dentre outras dentre outras dentre outras dentre outras contribuições contribuições contribuições contribuições contribuições que apresentam possibilidades de trabalho com a produção de texto, numa perspectiva discursiva, proporcionando reflexões capazes de provocar outros olhares para a produção de texto em sala de aula. Resultados finais apontam uma evolução significativa quanto à posição discursiva e ao domínio dos conhecimentos na produção escrita dos alunos, contribuindo para a reflexão e discussão do desenvolvimento do ensino da produção textual, no contexto escolar, de forma a contemplar a construção do lugar de autoria do aluno na sua produção escrita.The present study study starts from the need for a more reflective intervention in the teaching of writing in a classroom context, taking into account the discursive difficulties of the students, and the assumption that the production of text in the classroom should be considered both by the teacher, as by the student, as a set of activities to be gradually built and improved, involving not only the linguistic code, but also the conditions of production, among them, ideas, experiences, opinions and own thoughts of subjects who put in the text their mode to see the world, committing itself to the word. In this context, this study aims to contribute to the reflection about the textual production process in the school, and its relation with the formation of the student and the teacher. It is a research-action of a qualitative nature, through which we intend to discuss alternatives to answer the following question: How can the conditions of text production, worked in the classroom, lead the student to the domain of his discursive position in the text that produces? The data collection for the study was carried out during the development of a didactic sequence (DS), having as corpus the texts produced by the students and as object of study the discursive position of the student, regarding the discussion of the cross-cutting theme bullying in the classroom. Bringing concepts of discourse and ideology to a real and situated situation of text production, analyze our object of study, dialoguing with the theoretical assumptions of Discourse Analysis developed by Michel Pêcheux (2014; 2010), by his followers like Orlandi (1992, 1996, 2006, 2007, 2008, 2012), Brandão (2012), Fernandes (2007) among other representatives of Discourse Analysis in Brazil, focusing on discourse, subject, discursive and ideological, interpretation notions, among other concepts. It is also based on Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), for the elaboration of a didactic sequence (DS), and in a methodological line of production of written text as process, in the theoretical assumptions of Geraldi (1997, 2010,2012), Ruiz (1998), Passarelli (2012) among other contributions that present possibilities of working with the production of text, in a discursive perspective, providing reflections capable of provoking other looks for the production of text in the classroom. Final results point to a significant evolution regarding the discursive position and knowledge domain in the students' written production, contributing to the reflection and discussion of the development of textual production teaching in the school context, in order to contemplate the construction of the place of authorship of the student in their written production.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPLeandro, Maria de Lourdes da Silva LeandroOliveira, Maria Aparecida de2019-06-04T14:15:23Z2018-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, Maria Aparecida de. produções de narrativas: fazendo movimentar os discursos sobre bullying em uma turma do 7º ano. 2018. 135f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-05T04:03:22Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3393Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-05T04:03:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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