Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Fernando Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3885
Resumo: Esta pesquisa analisa situações didáticas pautadas na Pedagogia Visual, adotadas pela professora de Ciências e o intérprete de Libras direcionadas ao ensino com alunos surdos. A metodologia da pesquisa adota a abordagem qualitativa por possibilitar a compreensão de detalhes e significados, possibilitando interpretações e inferências sobre os resultados. As técnicas de pesquisas utilizadas foram a entrevista e a observação sistemática com dois estudantes surdos, uma professora de Ciências e um intérprete de Libras. A partir da predominância da oralização nas aulas de ciências e a dificuldade dos alunos surdos no conteúdo sobre animais vertebrados aplicou-se uma proposta didático-pedagógica em videoaula, contendo o referido conteúdo para alunos surdos e ouvintes, interpretado em Libras. Os resultados revelam que a prática pedagógica com alunos surdos deve ser ressignificada em parceria com a professora de Ciências, o intérprete de Libras e os alunos surdos, pois enfrentam dificuldades em adotar estratégias de ensino, comunicação e avaliação baseadas nos princípios teórico-metodológicos da Pedagogia Visual. Na maioria das vezes as aulas são hegemônicas pautadas na oralização, neste caso, entendendo-se que os alunos surdos aprendem da mesma forma que os ouvintes. Considera-se que existem indícios da Pedagogia Visual, através de algumas aulas com o uso de elementos visuais. A videoaula contribuiu para fortalecer a compreensão do uso dos recursos didáticos da Pedagogia Visual nas aulas de ciências com alunos surdos em parceria com a professora e o intérprete de Libras no ensino do conteúdo Animais Vertebrados com alunos surdos, assim como a avaliação de suas aprendizagens.
id UEPB_c9dc49fae548499b7b0e1a08d82a5df8
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3885
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de LibrasVisual pedagogy in Science classes with the deaf: Inclusive practices of the teacher and the Libras interpreterPedagogia visualAlunos surdosPrática pedagógicaAulas de ciênciasDeaf studentsVisual PedagogyPedagogical practiceScience classesEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa analisa situações didáticas pautadas na Pedagogia Visual, adotadas pela professora de Ciências e o intérprete de Libras direcionadas ao ensino com alunos surdos. A metodologia da pesquisa adota a abordagem qualitativa por possibilitar a compreensão de detalhes e significados, possibilitando interpretações e inferências sobre os resultados. As técnicas de pesquisas utilizadas foram a entrevista e a observação sistemática com dois estudantes surdos, uma professora de Ciências e um intérprete de Libras. A partir da predominância da oralização nas aulas de ciências e a dificuldade dos alunos surdos no conteúdo sobre animais vertebrados aplicou-se uma proposta didático-pedagógica em videoaula, contendo o referido conteúdo para alunos surdos e ouvintes, interpretado em Libras. Os resultados revelam que a prática pedagógica com alunos surdos deve ser ressignificada em parceria com a professora de Ciências, o intérprete de Libras e os alunos surdos, pois enfrentam dificuldades em adotar estratégias de ensino, comunicação e avaliação baseadas nos princípios teórico-metodológicos da Pedagogia Visual. Na maioria das vezes as aulas são hegemônicas pautadas na oralização, neste caso, entendendo-se que os alunos surdos aprendem da mesma forma que os ouvintes. Considera-se que existem indícios da Pedagogia Visual, através de algumas aulas com o uso de elementos visuais. A videoaula contribuiu para fortalecer a compreensão do uso dos recursos didáticos da Pedagogia Visual nas aulas de ciências com alunos surdos em parceria com a professora e o intérprete de Libras no ensino do conteúdo Animais Vertebrados com alunos surdos, assim como a avaliação de suas aprendizagens.This research analyzes didactic situations based on Visual Pedagogy, adopted by the Science teacher and the Libras interpreter directed to teaching with deaf students. The research methodology adopts a qualitative approach as it allows the understanding of details and meanings, allowing interpretations and inferences about the results. The research techniques used were the interview and systematic observation with two deaf students, a science teacher and a Libras interpreter. Based on the predominance of oralization in science classes and the difficulty of deaf students in the content about vertebrate animals, a didactic-pedagogical proposal was applied in video class, containing the referred content for deaf and hearing students, interpreted in Libras. The results reveal that the pedagogical practice with deaf students must be reframed in partnership with the Science teacher, the interpreter and the deaf students, as they face difficulties in adopting teaching, communication and evaluation strategies based on the theoretical and methodological principles of Visual Pedagogy. Most of the time the classes are hegemonic based on oralization, in this case, it is understood that deaf students learn in the same way as listeners. It is considered that there are signs of Visual Pedagogy, through some classes with the use of visual elements. The video class contributed to strengthen the understanding of the use of Visual Pedagogy teaching resources in science classes with deaf students in partnership with the teacher and the Libras interpreter in teaching Vertebrate Animals content with deaf students, as well as the assessment of their learning.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSantiago, Zélia Maria de Arruda20448023415Onofre, Eduardo Gomes62283391415Correia, Karina Guedes85673412487Tavares, Fernando Rodrigues2021-11-24T23:58:03Z2021-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAVARES, Fernando Rodrigues. Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras. 2021. 139f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-11-24T23:58:03Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3885Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-11-24T23:58:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras
Visual pedagogy in Science classes with the deaf: Inclusive practices of the teacher and the Libras interpreter
title Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras
spellingShingle Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras
Tavares, Fernando Rodrigues
Pedagogia visual
Alunos surdos
Prática pedagógica
Aulas de ciências
Deaf students
Visual Pedagogy
Pedagogical practice
Science classes
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras
title_full Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras
title_fullStr Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras
title_full_unstemmed Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras
title_sort Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras
author Tavares, Fernando Rodrigues
author_facet Tavares, Fernando Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Zélia Maria de Arruda
20448023415
Onofre, Eduardo Gomes
62283391415
Correia, Karina Guedes
85673412487
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Fernando Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia visual
Alunos surdos
Prática pedagógica
Aulas de ciências
Deaf students
Visual Pedagogy
Pedagogical practice
Science classes
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Pedagogia visual
Alunos surdos
Prática pedagógica
Aulas de ciências
Deaf students
Visual Pedagogy
Pedagogical practice
Science classes
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Esta pesquisa analisa situações didáticas pautadas na Pedagogia Visual, adotadas pela professora de Ciências e o intérprete de Libras direcionadas ao ensino com alunos surdos. A metodologia da pesquisa adota a abordagem qualitativa por possibilitar a compreensão de detalhes e significados, possibilitando interpretações e inferências sobre os resultados. As técnicas de pesquisas utilizadas foram a entrevista e a observação sistemática com dois estudantes surdos, uma professora de Ciências e um intérprete de Libras. A partir da predominância da oralização nas aulas de ciências e a dificuldade dos alunos surdos no conteúdo sobre animais vertebrados aplicou-se uma proposta didático-pedagógica em videoaula, contendo o referido conteúdo para alunos surdos e ouvintes, interpretado em Libras. Os resultados revelam que a prática pedagógica com alunos surdos deve ser ressignificada em parceria com a professora de Ciências, o intérprete de Libras e os alunos surdos, pois enfrentam dificuldades em adotar estratégias de ensino, comunicação e avaliação baseadas nos princípios teórico-metodológicos da Pedagogia Visual. Na maioria das vezes as aulas são hegemônicas pautadas na oralização, neste caso, entendendo-se que os alunos surdos aprendem da mesma forma que os ouvintes. Considera-se que existem indícios da Pedagogia Visual, através de algumas aulas com o uso de elementos visuais. A videoaula contribuiu para fortalecer a compreensão do uso dos recursos didáticos da Pedagogia Visual nas aulas de ciências com alunos surdos em parceria com a professora e o intérprete de Libras no ensino do conteúdo Animais Vertebrados com alunos surdos, assim como a avaliação de suas aprendizagens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-24T23:58:03Z
2021-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAVARES, Fernando Rodrigues. Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras. 2021. 139f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3885
identifier_str_mv TAVARES, Fernando Rodrigues. Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras. 2021. 139f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709224718368768