A docência diante do aluno surdo.
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7242 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar práticas pedagógicas dos professores para o processo de inclusão da pessoa surda nos anos finais do ensino fundamental na rede pública de ensino regular. A questão problema foi: os professores que atuam em escolas públicas de ensino regular estão preparados para receberem alunos (as) surdos (as) em suas salas de aula? Para dá sustentação teórico-metodológica a este estudo, recorremos à legislação educacional vigente e a estudiosos que discutem sobre conceituações da Educação Inclusiva, sua história e os processos de formação de professores no Brasil. Assim, foram priorizados: Brasil (1994; 1996; 1998; 2001; 2008; 2013 e 2015); Candau (2008); Lima (2016); Manzini (2015); Haddad (2008) e outros que investigam temas relacionados a educação inclusiva voltada para alunos(as) surdos(as) inseridos(as) em sala de aulas regulares. Para isso, adotamos a metodologia da pesquisa qualitativa, com estratégias de estudo de campo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas (RICHARDSON, 2010). Os sujeitos desta pesquisa foram 7 (sete) professores que lecionam em 1 (uma) escola da rede regular de ensino público localizada na cidade de Sousa-PB. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo (AC), fundamentada no pressuposto teórico de Bardin (1977). Os resultados obtidos evidenciaram que os professores encontram muitas dificuldades para incluir uma aluna surda no processo de ensino-aprendizagem. Tais dificuldades são: deficitária formação inicial e carência de formação continuada, voltada para o processo de inclusão; falta de recursos didáticos condizentes com a realidade da aluna; ausência de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e precariedade de recursos físicos e humanos disponíveis na escola. Tais entraves apontados pelos sujeitos desta pesquisa indicam que o processo de inclusão da aluna surda não está ocorrendo, uma vez que suas necessidades básicas não estão sendo respeitadas, como por exemplo, esta não dispõe de intérprete de Libras, ficando o processo de ensino-aprendizagem, a cargo de seus professores, que por sua vez, se declaram “incapazes” de trabalhar na perspectiva da inclusão. |
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Assim, foram priorizados: Brasil (1994; 1996; 1998; 2001; 2008; 2013 e 2015); Candau (2008); Lima (2016); Manzini (2015); Haddad (2008) e outros que investigam temas relacionados a educação inclusiva voltada para alunos(as) surdos(as) inseridos(as) em sala de aulas regulares. Para isso, adotamos a metodologia da pesquisa qualitativa, com estratégias de estudo de campo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas (RICHARDSON, 2010). Os sujeitos desta pesquisa foram 7 (sete) professores que lecionam em 1 (uma) escola da rede regular de ensino público localizada na cidade de Sousa-PB. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo (AC), fundamentada no pressuposto teórico de Bardin (1977). Os resultados obtidos evidenciaram que os professores encontram muitas dificuldades para incluir uma aluna surda no processo de ensino-aprendizagem. Tais dificuldades são: deficitária formação inicial e carência de formação continuada, voltada para o processo de inclusão; falta de recursos didáticos condizentes com a realidade da aluna; ausência de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e precariedade de recursos físicos e humanos disponíveis na escola. Tais entraves apontados pelos sujeitos desta pesquisa indicam que o processo de inclusão da aluna surda não está ocorrendo, uma vez que suas necessidades básicas não estão sendo respeitadas, como por exemplo, esta não dispõe de intérprete de Libras, ficando o processo de ensino-aprendizagem, a cargo de seus professores, que por sua vez, se declaram “incapazes” de trabalhar na perspectiva da inclusão.This study aimed to analyze pedagogical practices of teachers for the process of inclusion of the deaf person in the final years of elementary education in the regular public school system. The question was: are the teachers in regular public schools prepared to receive deaf students in their classrooms? To give theoretical and methodological support to this study, we have recourse to current educational legislation and scholars who discuss the conceptualizations of Inclusive Education, its history and teacher training processes in Brazil. Thus, the following were prioritized: Brasil (1994, 1996, 1998, 2001, 2008, 2013 and 2015); Candau (2008); Lima (2016); Manzini (2015); Haddad (2008) and others investigating issues related to inclusive education for deaf students in the regular classroom. For this, we adopted the qualitative research methodology, with field study strategies. Data were collected through semi-structured interviews (RICHARDSON, 2010). The subjects of this research were 7 (seven) teachers who teach in 1 (one) school of the regular public education network located in the city of Sousa-PB. The data were analyzed through Content Analysis (CA), based on the theoretical assumption of Bardin (1977). The results showed that teachers find it difficult to include a deaf student in the teaching-learning process. These difficulties are deficient initial training and lack of continuous training, focused on the inclusion process. Lack of teaching resources consistent with the reality of the student; absence of interpreters of the Brazilian Sign Language (LIBRAS, in Portuguese) and precarious physical and human resources available at the school. These obstacles pointed out by the subjects of this research indicate that the process of inclusion of the deaf student is not occurring, since their basic needs are not being respected, for example, this one does not have an interpreter of Libras, being the teaching-learning process, In charge of their teachers, who in turn declare themselves "incapable" of working in the perspective of inclusion.Submitted by Izabela Santos (sizabela392@gmail.com) on 2019-09-24T17:11:30Z No. of bitstreams: 1 FRANCISCA DAIANA ESTRELA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2017.pdf: 748101 bytes, checksum: 4dd8340190b4fb73368bf0ebfedbefa3 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-24T17:11:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISCA DAIANA ESTRELA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2017.pdf: 748101 bytes, checksum: 4dd8340190b4fb73368bf0ebfedbefa3 (MD5) Previous issue date: 2017-09-06Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.Educação de surdosPrática pedagógica - alunos surdosEducação inclusivaEnsino fundamental - professor - alunos surdosDeaf EducationPedagogical practice - deaf studentsInclusive educationElementary School - Teacher - Deaf StudentsA docência diante do aluno surdo.Teaching in front of the deaf student.2017-09-062019-09-24T17:11:30Z2019-09-242019-09-24T17:11:30Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7242SILVA, Francisca Daiana Estrela . A docência diante do aluno surdo. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALFRANCISCA DAIANA ESTRELA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfFRANCISCA DAIANA ESTRELA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. 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