O cordel num contexto de multidão: perspectivas pedagógicas para a multiplicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Josias Silvano de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2635
Resumo: A cultura num contexto de multiplicidade (técnica, econômica e social) molda realidades cotidianas por meio de representações, singulares e coletivas, que oferecem critérios e referências para a condução da vida diária. Neste sentido, nossa pesquisa busca verificar como o cordel, compreendido no contexto da contemporaneidade, que é tanto urbano quanto de multidão, pode ser mediador de uma proposta pedagógica capaz de dar conta das singularidades da multidão. Com isso, queremos dizer que compreendemos o cordel inserido nos devires contemporâneos, sobretudo no espaço da cidade, como a produção e a expressão das subjetividades dos múltiplos sujeitos e de suas diversidades constitutivas, e como essa leitura pode contribuir para o campo da educação em interface com os saberes literários, ao trazer a possibilidade de perceber o papel e representações construídas em torno da multidão no cordel e o trato destas questões na sala de aula. Por base teórica, apresentamos o conceito de multidão, com respaldo nas concepções de Antonio Negri e Michael Hardt (2014), para estabelecer um elo entre multidão, cordel e escola, e desenvolver uma proposta pedagógica a partir das potencialidades dos sujeitos sociais presentes nos cordéis. Após analisar o contexto multitudinal de um corpus de vinte e quatro cordéis, com destaque para alguns personagens minoritários (negro, gay e camponês), materializamos uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, em uma turma de Ensino Médio da rede pública de ensino da Paraíba. As discussões sobre educação e escola estão respaldadas em Candau (2014), Moreira (2001), Nóvoa (2009), Assmann (1998), Bourdieu (2013), Gatti (2011) e Morin (1998). Em relação à literatura de cordel, temos o apoio teórico de Silva (2010), Beltrão (2001), Luyten (1992), Araújo (2007, 2009), Haurélio (2013) e Evaristo (2011). Para uma análise cultural, trouxemos autores como Martín-Barbero (2008), Hall (2005), Glissant (2005), Bauman (2007, 2013) e Canclini (2008). A pesquisa revelou que o cordel, na sala de aula, compreendido no contexto da multiplicidade, amplia as discussões sobre manifestações e expressões produtivas da multidão, ao passo que possibilita aos alunos se reconhecerem enquanto construtores biopolíticos. É por isso que o cordel é uma das formas potenciais das minorias brasileiras que se urbanizam, não sendo possível pensá-los em separado, cordel/cidade, cordel/multidão.
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spelling O cordel num contexto de multidão: perspectivas pedagógicas para a multiplicidadeLiteratura de cordel - multiplicidade. Subjetividade. Multidão. Proposta pedagógicaCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA cultura num contexto de multiplicidade (técnica, econômica e social) molda realidades cotidianas por meio de representações, singulares e coletivas, que oferecem critérios e referências para a condução da vida diária. Neste sentido, nossa pesquisa busca verificar como o cordel, compreendido no contexto da contemporaneidade, que é tanto urbano quanto de multidão, pode ser mediador de uma proposta pedagógica capaz de dar conta das singularidades da multidão. Com isso, queremos dizer que compreendemos o cordel inserido nos devires contemporâneos, sobretudo no espaço da cidade, como a produção e a expressão das subjetividades dos múltiplos sujeitos e de suas diversidades constitutivas, e como essa leitura pode contribuir para o campo da educação em interface com os saberes literários, ao trazer a possibilidade de perceber o papel e representações construídas em torno da multidão no cordel e o trato destas questões na sala de aula. Por base teórica, apresentamos o conceito de multidão, com respaldo nas concepções de Antonio Negri e Michael Hardt (2014), para estabelecer um elo entre multidão, cordel e escola, e desenvolver uma proposta pedagógica a partir das potencialidades dos sujeitos sociais presentes nos cordéis. Após analisar o contexto multitudinal de um corpus de vinte e quatro cordéis, com destaque para alguns personagens minoritários (negro, gay e camponês), materializamos uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, em uma turma de Ensino Médio da rede pública de ensino da Paraíba. As discussões sobre educação e escola estão respaldadas em Candau (2014), Moreira (2001), Nóvoa (2009), Assmann (1998), Bourdieu (2013), Gatti (2011) e Morin (1998). Em relação à literatura de cordel, temos o apoio teórico de Silva (2010), Beltrão (2001), Luyten (1992), Araújo (2007, 2009), Haurélio (2013) e Evaristo (2011). Para uma análise cultural, trouxemos autores como Martín-Barbero (2008), Hall (2005), Glissant (2005), Bauman (2007, 2013) e Canclini (2008). A pesquisa revelou que o cordel, na sala de aula, compreendido no contexto da multiplicidade, amplia as discussões sobre manifestações e expressões produtivas da multidão, ao passo que possibilita aos alunos se reconhecerem enquanto construtores biopolíticos. É por isso que o cordel é uma das formas potenciais das minorias brasileiras que se urbanizam, não sendo possível pensá-los em separado, cordel/cidade, cordel/multidão.The culture in the context of multitude shapes everyday realities through singular and collective representations, which provide criteria and references In this sense, our research aims to verify how the cordel, understood in the context of contemporary, which is both urban and multitude, can be the mediator of a pedagogical approach able to give account of the singularities of the multitude, can be the mediator of a pedagogical approach able to reach the singularities of the multitude. With this we want to say that we understand the cordel inserted in the contemporary changes as the production and expression of multiple of the subjectivities of multiple subjects and its constituent diversity, and how this reading can contribute to the fiel of education in interface with the literary knowledge, bringing the possibility to realize the role and representations built around the multitude in the cordel and the treatment of these issues in classroom. On the theoretical basis, we present the concept of the multitude, with support in the concepts by Antonio Negri and Michael Hardt (2014), to establish a link between multitude, cordel and school, to establish a link between multitude, string and school, and develop an educational proposal from the potential of social subjects present in Cordéis. After to analyze the multitudinal context of a corpusof twenty-four cordéis, especially for some minority characters (black, gay and peasant), we materialize an action research of the qualitative approach, in a high school class of public schools in Paraiba. The discussions about education and school are backed in Candau (2014), Moreira (2001), Nóvoa (2009), Assmann (1998), Bourdieu (2013), Gatti (2011) and Morin (1998). Regarding to the cordel literature, we have the theoretical support by Silva (2010), Beltrão (2001), Luyten (1992), Araújo (2007, 2009), Haurélio (2013) and Evaristo (2011). For a cultural analysis we brought authors as Martín-Barbero (2008), Hall (2005), Glissant (2005), Bauman (2007, 2013) and Canclini (2008). The survey revealed that the cordel, in the classroom, understood in the context of the multiplicity, extends the discussions on manifestation and productive expressions of the multitude, while allow the students to know each other while biopolitical builders. That is why the cordel is one of the potential ways of Brazilian minorities who urbanize being not possible to think of them separate, cordel/city, cordel/multitude.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPJustino, Luciano BarbosaBarros, Josias Silvano de2016-11-07T18:10:35Z2016-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBarros, Josias Silvano de. O cordel num contexto de multidão: perspectivas pedagógicas para a multiplicidade. 2016. 148f. 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