Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1785 |
Resumo: | A educação infantil recebeu um tratamento particular na Lei 9.394/96, ao ser considerada a primeira etapa da educação básica, com finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Essa circunstância histórica e o pressuposto de que os que lidam com a educação de crianças de zero a cinco anos, têm idéias do desenvolvimento infantil, levaram à questão desta pesquisa expressa no objetivo: analisar concepções de desenvolvimento infantil que permeiam a prática pedagógica e o discurso das educadoras, identificando fontes teóricas que as subsidiam. Seus fundamentos teóricos foram a Epistemologia Genética de Piaget e a Psicanálise de Freud, no que concernem ao desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada é qualitativa, estudo de caso. Os dados foram coletados através da observação livre de novembro a dezembro de 2006 e entrevistas semi-estruturadas de março a abril de 2007, respectivamente, em uma creche municipal de Campina Grande PB. Quatro professoras e vinte e oito alunos foram observados, perfazendo um total de sessenta e seis, sendo vinte e oito no Maternal II e trinta e oito no Pré-escolar I, e onze professoras foram entrevistadas. As situações analisadas foram: música com dramatização; recorte, colagem e pintura; construção; manipulação de varetas; experiência gustativa; desenho e pinturas; trabalho com blocos; aprendizagem com passeio; representação de signos; contagem; roda com música e surpresa; discussão sobre o comportamento social; contos infantis; manifestação da sexualidade; fontes da sexualidade infantil. As entrevistas foram interpretadas pela análise de conteúdo, segundo as categorias: creche como espaço de desenvolvimento; criança; noções piagetianas; aproximações práticas à teoria de Piaget; noções freudianas; aproximações práticas à teoria freudiana. Os resultados mostraram que o discurso e a prática das professoras sinalizaram noções do desenvolvimento infantil relacionadas a Piaget e Freud. Sobre o desenvolvimento cognitivo, apesar de o discurso docente não demonstrar consistência nas explicações teóricas, algumas professoras enunciaram elementos relativos ao estágio pré-operacional com resquícios do estágio sensório-motor. As professoras também sinalizaram conhecer o desenvolvimento da sexualidade infantil e manifestações típicas da fase que as crianças vivenciam. Enfim, as professoras enunciaram elementos das teorias de Piaget e Freud sobre o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, ainda que tais noções careçam de clareza e aprofundamento. Recomendamos a instituição de políticas de formação continuada para melhor instrumentalizar a prática das professoras da educação infantil. |
id |
UEPB_cc8e504fad6461a2c788dbce9d2a494e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1785 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de casoConceptions of child development in the pedagogical work in day care: a case studyCriançaNoções de DesenvolvimentoTeorias PsicológicasEducaçãoChildUnderstanding DevelopmentPsychological TheoriesEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARA educação infantil recebeu um tratamento particular na Lei 9.394/96, ao ser considerada a primeira etapa da educação básica, com finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Essa circunstância histórica e o pressuposto de que os que lidam com a educação de crianças de zero a cinco anos, têm idéias do desenvolvimento infantil, levaram à questão desta pesquisa expressa no objetivo: analisar concepções de desenvolvimento infantil que permeiam a prática pedagógica e o discurso das educadoras, identificando fontes teóricas que as subsidiam. Seus fundamentos teóricos foram a Epistemologia Genética de Piaget e a Psicanálise de Freud, no que concernem ao desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada é qualitativa, estudo de caso. Os dados foram coletados através da observação livre de novembro a dezembro de 2006 e entrevistas semi-estruturadas de março a abril de 2007, respectivamente, em uma creche municipal de Campina Grande PB. Quatro professoras e vinte e oito alunos foram observados, perfazendo um total de sessenta e seis, sendo vinte e oito no Maternal II e trinta e oito no Pré-escolar I, e onze professoras foram entrevistadas. As situações analisadas foram: música com dramatização; recorte, colagem e pintura; construção; manipulação de varetas; experiência gustativa; desenho e pinturas; trabalho com blocos; aprendizagem com passeio; representação de signos; contagem; roda com música e surpresa; discussão sobre o comportamento social; contos infantis; manifestação da sexualidade; fontes da sexualidade infantil. As entrevistas foram interpretadas pela análise de conteúdo, segundo as categorias: creche como espaço de desenvolvimento; criança; noções piagetianas; aproximações práticas à teoria de Piaget; noções freudianas; aproximações práticas à teoria freudiana. Os resultados mostraram que o discurso e a prática das professoras sinalizaram noções do desenvolvimento infantil relacionadas a Piaget e Freud. Sobre o desenvolvimento cognitivo, apesar de o discurso docente não demonstrar consistência nas explicações teóricas, algumas professoras enunciaram elementos relativos ao estágio pré-operacional com resquícios do estágio sensório-motor. As professoras também sinalizaram conhecer o desenvolvimento da sexualidade infantil e manifestações típicas da fase que as crianças vivenciam. Enfim, as professoras enunciaram elementos das teorias de Piaget e Freud sobre o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, ainda que tais noções careçam de clareza e aprofundamento. Recomendamos a instituição de políticas de formação continuada para melhor instrumentalizar a prática das professoras da educação infantil.The infantile education received a private treatment according to the Law 9.394/96, to the being considered the first stage of the basic education, with purpose of promoting the child's integral development in their aspects physicist, psychological, intellectual and social. That historical circumstance and the presupposition that the ones that work with the zero children's education to five years, they have ideas of the infantile development, they took to the subject of this expressed research in the objective: to analyze conceptions of infantile development that they permeate the pedagogic practice and the educators' speech, identifying theoretical sources that they subsidize them. Their theoretical foundations were Genetic Epistemology of Piaget and Freud's Psychoanalysis, in what they concern to the infantile development. According to the methodology, this qualitative research was a study of case. The data were collected through free observation from November to December in 2006 and semi-structured interviews from March to April in 2007, respectively, at a municipal day care in Campina Grande - PB. Four teachers and twenty-eight students were observed, concluding a total of sixty six, being twenty-eight in the Maternal II and thirty eight in the Preschool I, and eleven teachers were interviewed. The analyzed situations were: music with dramatization; cut out, collage and painting; construction; stick manipulation; taste experience; draw and paintings; work with blocks; learning outside activities; representation of signs; counting; circle with music and inference; discussion about the social behavior; infantile stories; manifestation of the sexuality; sources of the infantile sexuality. The interviews were interpreted by the content analysis, according to the categories: day care as development space; child; notions related to Piaget; practical approaches to the theory of Piaget; Freud s notions; practical approaches to the Freud s theory. The results showed that the speech and the teachers' practice signaled notions of the infantile development related to Piaget and Freud. On the cognitive development, in spite of the educational speech not to demonstrate consistence theoretical explanations, some teachers enunciated relative elements to the pré-operational apprenticeship with traces of the apprenticeship sensorial-motor. The teachers also signaled to know the development of the infantile sexuality and typical manifestations of the phase that the children live. Finally, the teachers enunciated elements of the theories of Piaget and Freud on the development cognitive, social and emotional, although such notions lack of clarity and go deeper into it. We recommended the institution of politics of continuous formation for better subsidize the teachers' of the infantile education practice.Universidade Estadual da ParaíbaEducação, Linguagem e Cultura; Políticas SociaisBRUEPBMestrado Interdisciplinar em Ciências da SociedadeOliveira, Maria de Lourdes Barreto deCPF:04483669400http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797105A9Queiroga, Maria do Socorro Nobregahttp://lattes.cnpq.br/1050157136344019Eulálio, Maria do CarmoCPF:19131623468EULÁLIO, Maria Do CarmoOliveira, Maria José Cabral de2015-09-25T12:19:41Z2012-09-122007-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Maria José Cabral de. Conceptions of child development in the pedagogical work in day care: a case study. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T14:05:37Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1785Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T14:05:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso Conceptions of child development in the pedagogical work in day care: a case study |
title |
Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso |
spellingShingle |
Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso Oliveira, Maria José Cabral de Criança Noções de Desenvolvimento Teorias Psicológicas Educação Child Understanding Development Psychological Theories Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
title_short |
Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso |
title_full |
Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso |
title_fullStr |
Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso |
title_sort |
Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso |
author |
Oliveira, Maria José Cabral de |
author_facet |
Oliveira, Maria José Cabral de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Maria de Lourdes Barreto de CPF:04483669400 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797105A9 Queiroga, Maria do Socorro Nobrega http://lattes.cnpq.br/1050157136344019 Eulálio, Maria do Carmo CPF:19131623468 EULÁLIO, Maria Do Carmo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria José Cabral de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Noções de Desenvolvimento Teorias Psicológicas Educação Child Understanding Development Psychological Theories Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
topic |
Criança Noções de Desenvolvimento Teorias Psicológicas Educação Child Understanding Development Psychological Theories Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
A educação infantil recebeu um tratamento particular na Lei 9.394/96, ao ser considerada a primeira etapa da educação básica, com finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Essa circunstância histórica e o pressuposto de que os que lidam com a educação de crianças de zero a cinco anos, têm idéias do desenvolvimento infantil, levaram à questão desta pesquisa expressa no objetivo: analisar concepções de desenvolvimento infantil que permeiam a prática pedagógica e o discurso das educadoras, identificando fontes teóricas que as subsidiam. Seus fundamentos teóricos foram a Epistemologia Genética de Piaget e a Psicanálise de Freud, no que concernem ao desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada é qualitativa, estudo de caso. Os dados foram coletados através da observação livre de novembro a dezembro de 2006 e entrevistas semi-estruturadas de março a abril de 2007, respectivamente, em uma creche municipal de Campina Grande PB. Quatro professoras e vinte e oito alunos foram observados, perfazendo um total de sessenta e seis, sendo vinte e oito no Maternal II e trinta e oito no Pré-escolar I, e onze professoras foram entrevistadas. As situações analisadas foram: música com dramatização; recorte, colagem e pintura; construção; manipulação de varetas; experiência gustativa; desenho e pinturas; trabalho com blocos; aprendizagem com passeio; representação de signos; contagem; roda com música e surpresa; discussão sobre o comportamento social; contos infantis; manifestação da sexualidade; fontes da sexualidade infantil. As entrevistas foram interpretadas pela análise de conteúdo, segundo as categorias: creche como espaço de desenvolvimento; criança; noções piagetianas; aproximações práticas à teoria de Piaget; noções freudianas; aproximações práticas à teoria freudiana. Os resultados mostraram que o discurso e a prática das professoras sinalizaram noções do desenvolvimento infantil relacionadas a Piaget e Freud. Sobre o desenvolvimento cognitivo, apesar de o discurso docente não demonstrar consistência nas explicações teóricas, algumas professoras enunciaram elementos relativos ao estágio pré-operacional com resquícios do estágio sensório-motor. As professoras também sinalizaram conhecer o desenvolvimento da sexualidade infantil e manifestações típicas da fase que as crianças vivenciam. Enfim, as professoras enunciaram elementos das teorias de Piaget e Freud sobre o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, ainda que tais noções careçam de clareza e aprofundamento. Recomendamos a instituição de políticas de formação continuada para melhor instrumentalizar a prática das professoras da educação infantil. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-13 2012-09-12 2015-09-25T12:19:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Maria José Cabral de. Conceptions of child development in the pedagogical work in day care: a case study. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1785 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Maria José Cabral de. Conceptions of child development in the pedagogical work in day care: a case study. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais BR UEPB Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais BR UEPB Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709209253969920 |