Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria José Cabral de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1785
Resumo: A educação infantil recebeu um tratamento particular na Lei 9.394/96, ao ser considerada a primeira etapa da educação básica, com finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Essa circunstância histórica e o pressuposto de que os que lidam com a educação de crianças de zero a cinco anos, têm idéias do desenvolvimento infantil, levaram à questão desta pesquisa expressa no objetivo: analisar concepções de desenvolvimento infantil que permeiam a prática pedagógica e o discurso das educadoras, identificando fontes teóricas que as subsidiam. Seus fundamentos teóricos foram a Epistemologia Genética de Piaget e a Psicanálise de Freud, no que concernem ao desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada é qualitativa, estudo de caso. Os dados foram coletados através da observação livre de novembro a dezembro de 2006 e entrevistas semi-estruturadas de março a abril de 2007, respectivamente, em uma creche municipal de Campina Grande PB. Quatro professoras e vinte e oito alunos foram observados, perfazendo um total de sessenta e seis, sendo vinte e oito no Maternal II e trinta e oito no Pré-escolar I, e onze professoras foram entrevistadas. As situações analisadas foram: música com dramatização; recorte, colagem e pintura; construção; manipulação de varetas; experiência gustativa; desenho e pinturas; trabalho com blocos; aprendizagem com passeio; representação de signos; contagem; roda com música e surpresa; discussão sobre o comportamento social; contos infantis; manifestação da sexualidade; fontes da sexualidade infantil. As entrevistas foram interpretadas pela análise de conteúdo, segundo as categorias: creche como espaço de desenvolvimento; criança; noções piagetianas; aproximações práticas à teoria de Piaget; noções freudianas; aproximações práticas à teoria freudiana. Os resultados mostraram que o discurso e a prática das professoras sinalizaram noções do desenvolvimento infantil relacionadas a Piaget e Freud. Sobre o desenvolvimento cognitivo, apesar de o discurso docente não demonstrar consistência nas explicações teóricas, algumas professoras enunciaram elementos relativos ao estágio pré-operacional com resquícios do estágio sensório-motor. As professoras também sinalizaram conhecer o desenvolvimento da sexualidade infantil e manifestações típicas da fase que as crianças vivenciam. Enfim, as professoras enunciaram elementos das teorias de Piaget e Freud sobre o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, ainda que tais noções careçam de clareza e aprofundamento. Recomendamos a instituição de políticas de formação continuada para melhor instrumentalizar a prática das professoras da educação infantil.
id UEPB_cc8e504fad6461a2c788dbce9d2a494e
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1785
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de casoConceptions of child development in the pedagogical work in day care: a case studyCriançaNoções de DesenvolvimentoTeorias PsicológicasEducaçãoChildUnderstanding DevelopmentPsychological TheoriesEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARA educação infantil recebeu um tratamento particular na Lei 9.394/96, ao ser considerada a primeira etapa da educação básica, com finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Essa circunstância histórica e o pressuposto de que os que lidam com a educação de crianças de zero a cinco anos, têm idéias do desenvolvimento infantil, levaram à questão desta pesquisa expressa no objetivo: analisar concepções de desenvolvimento infantil que permeiam a prática pedagógica e o discurso das educadoras, identificando fontes teóricas que as subsidiam. Seus fundamentos teóricos foram a Epistemologia Genética de Piaget e a Psicanálise de Freud, no que concernem ao desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada é qualitativa, estudo de caso. Os dados foram coletados através da observação livre de novembro a dezembro de 2006 e entrevistas semi-estruturadas de março a abril de 2007, respectivamente, em uma creche municipal de Campina Grande PB. Quatro professoras e vinte e oito alunos foram observados, perfazendo um total de sessenta e seis, sendo vinte e oito no Maternal II e trinta e oito no Pré-escolar I, e onze professoras foram entrevistadas. As situações analisadas foram: música com dramatização; recorte, colagem e pintura; construção; manipulação de varetas; experiência gustativa; desenho e pinturas; trabalho com blocos; aprendizagem com passeio; representação de signos; contagem; roda com música e surpresa; discussão sobre o comportamento social; contos infantis; manifestação da sexualidade; fontes da sexualidade infantil. As entrevistas foram interpretadas pela análise de conteúdo, segundo as categorias: creche como espaço de desenvolvimento; criança; noções piagetianas; aproximações práticas à teoria de Piaget; noções freudianas; aproximações práticas à teoria freudiana. Os resultados mostraram que o discurso e a prática das professoras sinalizaram noções do desenvolvimento infantil relacionadas a Piaget e Freud. Sobre o desenvolvimento cognitivo, apesar de o discurso docente não demonstrar consistência nas explicações teóricas, algumas professoras enunciaram elementos relativos ao estágio pré-operacional com resquícios do estágio sensório-motor. As professoras também sinalizaram conhecer o desenvolvimento da sexualidade infantil e manifestações típicas da fase que as crianças vivenciam. Enfim, as professoras enunciaram elementos das teorias de Piaget e Freud sobre o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, ainda que tais noções careçam de clareza e aprofundamento. Recomendamos a instituição de políticas de formação continuada para melhor instrumentalizar a prática das professoras da educação infantil.The infantile education received a private treatment according to the Law 9.394/96, to the being considered the first stage of the basic education, with purpose of promoting the child's integral development in their aspects physicist, psychological, intellectual and social. That historical circumstance and the presupposition that the ones that work with the zero children's education to five years, they have ideas of the infantile development, they took to the subject of this expressed research in the objective: to analyze conceptions of infantile development that they permeate the pedagogic practice and the educators' speech, identifying theoretical sources that they subsidize them. Their theoretical foundations were Genetic Epistemology of Piaget and Freud's Psychoanalysis, in what they concern to the infantile development. According to the methodology, this qualitative research was a study of case. The data were collected through free observation from November to December in 2006 and semi-structured interviews from March to April in 2007, respectively, at a municipal day care in Campina Grande - PB. Four teachers and twenty-eight students were observed, concluding a total of sixty six, being twenty-eight in the Maternal II and thirty eight in the Preschool I, and eleven teachers were interviewed. The analyzed situations were: music with dramatization; cut out, collage and painting; construction; stick manipulation; taste experience; draw and paintings; work with blocks; learning outside activities; representation of signs; counting; circle with music and inference; discussion about the social behavior; infantile stories; manifestation of the sexuality; sources of the infantile sexuality. The interviews were interpreted by the content analysis, according to the categories: day care as development space; child; notions related to Piaget; practical approaches to the theory of Piaget; Freud s notions; practical approaches to the Freud s theory. The results showed that the speech and the teachers' practice signaled notions of the infantile development related to Piaget and Freud. On the cognitive development, in spite of the educational speech not to demonstrate consistence theoretical explanations, some teachers enunciated relative elements to the pré-operational apprenticeship with traces of the apprenticeship sensorial-motor. The teachers also signaled to know the development of the infantile sexuality and typical manifestations of the phase that the children live. Finally, the teachers enunciated elements of the theories of Piaget and Freud on the development cognitive, social and emotional, although such notions lack of clarity and go deeper into it. We recommended the institution of politics of continuous formation for better subsidize the teachers' of the infantile education practice.Universidade Estadual da ParaíbaEducação, Linguagem e Cultura; Políticas SociaisBRUEPBMestrado Interdisciplinar em Ciências da SociedadeOliveira, Maria de Lourdes Barreto deCPF:04483669400http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797105A9Queiroga, Maria do Socorro Nobregahttp://lattes.cnpq.br/1050157136344019Eulálio, Maria do CarmoCPF:19131623468EULÁLIO, Maria Do CarmoOliveira, Maria José Cabral de2015-09-25T12:19:41Z2012-09-122007-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Maria José Cabral de. Conceptions of child development in the pedagogical work in day care: a case study. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T14:05:37Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1785Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T14:05:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso
Conceptions of child development in the pedagogical work in day care: a case study
title Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso
spellingShingle Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso
Oliveira, Maria José Cabral de
Criança
Noções de Desenvolvimento
Teorias Psicológicas
Educação
Child
Understanding Development
Psychological Theories
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
title_short Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso
title_full Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso
title_fullStr Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso
title_full_unstemmed Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso
title_sort Concepções de desenvolvimento infantil no trabalho pedagógico em creche: um estudo de caso
author Oliveira, Maria José Cabral de
author_facet Oliveira, Maria José Cabral de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maria de Lourdes Barreto de
CPF:04483669400
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797105A9
Queiroga, Maria do Socorro Nobrega
http://lattes.cnpq.br/1050157136344019
Eulálio, Maria do Carmo
CPF:19131623468
EULÁLIO, Maria Do Carmo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria José Cabral de
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Noções de Desenvolvimento
Teorias Psicológicas
Educação
Child
Understanding Development
Psychological Theories
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
topic Criança
Noções de Desenvolvimento
Teorias Psicológicas
Educação
Child
Understanding Development
Psychological Theories
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description A educação infantil recebeu um tratamento particular na Lei 9.394/96, ao ser considerada a primeira etapa da educação básica, com finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Essa circunstância histórica e o pressuposto de que os que lidam com a educação de crianças de zero a cinco anos, têm idéias do desenvolvimento infantil, levaram à questão desta pesquisa expressa no objetivo: analisar concepções de desenvolvimento infantil que permeiam a prática pedagógica e o discurso das educadoras, identificando fontes teóricas que as subsidiam. Seus fundamentos teóricos foram a Epistemologia Genética de Piaget e a Psicanálise de Freud, no que concernem ao desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada é qualitativa, estudo de caso. Os dados foram coletados através da observação livre de novembro a dezembro de 2006 e entrevistas semi-estruturadas de março a abril de 2007, respectivamente, em uma creche municipal de Campina Grande PB. Quatro professoras e vinte e oito alunos foram observados, perfazendo um total de sessenta e seis, sendo vinte e oito no Maternal II e trinta e oito no Pré-escolar I, e onze professoras foram entrevistadas. As situações analisadas foram: música com dramatização; recorte, colagem e pintura; construção; manipulação de varetas; experiência gustativa; desenho e pinturas; trabalho com blocos; aprendizagem com passeio; representação de signos; contagem; roda com música e surpresa; discussão sobre o comportamento social; contos infantis; manifestação da sexualidade; fontes da sexualidade infantil. As entrevistas foram interpretadas pela análise de conteúdo, segundo as categorias: creche como espaço de desenvolvimento; criança; noções piagetianas; aproximações práticas à teoria de Piaget; noções freudianas; aproximações práticas à teoria freudiana. Os resultados mostraram que o discurso e a prática das professoras sinalizaram noções do desenvolvimento infantil relacionadas a Piaget e Freud. Sobre o desenvolvimento cognitivo, apesar de o discurso docente não demonstrar consistência nas explicações teóricas, algumas professoras enunciaram elementos relativos ao estágio pré-operacional com resquícios do estágio sensório-motor. As professoras também sinalizaram conhecer o desenvolvimento da sexualidade infantil e manifestações típicas da fase que as crianças vivenciam. Enfim, as professoras enunciaram elementos das teorias de Piaget e Freud sobre o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, ainda que tais noções careçam de clareza e aprofundamento. Recomendamos a instituição de políticas de formação continuada para melhor instrumentalizar a prática das professoras da educação infantil.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-13
2012-09-12
2015-09-25T12:19:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria José Cabral de. Conceptions of child development in the pedagogical work in day care: a case study. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1785
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria José Cabral de. Conceptions of child development in the pedagogical work in day care: a case study. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
BR
UEPB
Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
BR
UEPB
Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709209253969920