Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3212 |
Resumo: | Uma educação inclusiva de qualidade é uma condição essencial ao ser humano, um direito de todos, no entanto por muito tempo as pessoas com alguma deficiência tiveram estes direitos negados, em especial os surdos, que hoje ainda lutam por direitos iguais, que se reconheçam sua cultura e língua, a Língua de Sinais. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar resultados de uma sequência didática aplicada numa turma de 9° ano com alunos surdos e ouvintes, baseada na construção de materiais manipuláveis, verificando sua participação na mediação do conteúdo de Geometria entre professor e o intérprete de Libras. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública de ensino regular na cidade de João Pessoa – PB, participando 10 alunos, sendo 8 alunos ouvintes e 2 alunos surdos. Pelo fato de optamos por pesquisar nossa própria sala de aula, concordamos com Lankshear e knobel (2008), que esta investigação se caracteriza como uma pesquisa pedagógica. A organização desta pesquisa, seguem com os pressupostos da metodologia da Engenharia didática, conforme Artigue (1996). Das ideias de Raymond Duval (2008) sobre o conhecimento geométrico e da importância dos registros de representação semiótica para a aquisição e sua compreensão deram contribuição de elaboração, aplicação e análise da sequência didática. A teoria da aprendizagem de Vygotsky nos forneceram subsídios metodológicos para elaboração, aplicação e análise da sequência didática. Os resultados revelaram que o material didático manipulável é um importantíssimo aliado ao professor no ensino/aprendizagem da geometria para alunos surdos e ouvintes. Sua eficácia é afirmada com a participação do professor e do intérprete de língua de sinais, pois o material é apenas um instrumento mediador. Ressaltamos também a importância da sua produção em grupo por aumentar a interação entre esses alunos. |
id |
UEPB_cefaa50fefcea3b55dc22969ad2eb573 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3212 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintesAlunos surdosEnsino de GeometriaMateriais Didáticos ManipuláveisEducação inclusivaDeaf studentsInstructional materialsEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMUma educação inclusiva de qualidade é uma condição essencial ao ser humano, um direito de todos, no entanto por muito tempo as pessoas com alguma deficiência tiveram estes direitos negados, em especial os surdos, que hoje ainda lutam por direitos iguais, que se reconheçam sua cultura e língua, a Língua de Sinais. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar resultados de uma sequência didática aplicada numa turma de 9° ano com alunos surdos e ouvintes, baseada na construção de materiais manipuláveis, verificando sua participação na mediação do conteúdo de Geometria entre professor e o intérprete de Libras. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública de ensino regular na cidade de João Pessoa – PB, participando 10 alunos, sendo 8 alunos ouvintes e 2 alunos surdos. Pelo fato de optamos por pesquisar nossa própria sala de aula, concordamos com Lankshear e knobel (2008), que esta investigação se caracteriza como uma pesquisa pedagógica. A organização desta pesquisa, seguem com os pressupostos da metodologia da Engenharia didática, conforme Artigue (1996). Das ideias de Raymond Duval (2008) sobre o conhecimento geométrico e da importância dos registros de representação semiótica para a aquisição e sua compreensão deram contribuição de elaboração, aplicação e análise da sequência didática. A teoria da aprendizagem de Vygotsky nos forneceram subsídios metodológicos para elaboração, aplicação e análise da sequência didática. Os resultados revelaram que o material didático manipulável é um importantíssimo aliado ao professor no ensino/aprendizagem da geometria para alunos surdos e ouvintes. Sua eficácia é afirmada com a participação do professor e do intérprete de língua de sinais, pois o material é apenas um instrumento mediador. Ressaltamos também a importância da sua produção em grupo por aumentar a interação entre esses alunos.Inclusive quality education is an essential condition for the human being, a everyone, but for a long time people with these denied rights, especially the deaf, who are still fighting for equal rights, to recognize their culture and language, the Sign Language. Thus, the present research had as main objective to analyze the results of a didactic sequence applied in a 9th grade class with deaf and hearing students, based on the construction of materials manipulable, verifying their participation in the mediation of the content of Geometry between teacher and the interpreter of Pounds. The field work was carried out in a public school of regular education in the city of João Pessoa - PB, participating 10 students, being 8 hearing students and 2 deaf students. Because we chose to research our classroom, we agree with Lankshear and knobel (2008), who are research is characterized as a pedagogical research. The organization of this research, follow with the assumptions of the didactic engineering methodology, according to Artigue (1996). From the ideas of Raymond Duval (2008) on knowledge the importance of the semiotic representation registers for the acquisition and their contribution to the elaboration, application and analysis of the sequence didactic Vygotsky's theory of learning has provided us with methodologies for the elaboration, application and analysis of the didactic sequence. The results revealed that the manipulative teaching material is a very important ally to the teacher in geometry teaching / learning for deaf students and listeners. Your effectiveness is affirmed with the participation of the teacher and the sign language interpreter, because the material is only a mediating instrument. We also emphasize the importance of their group production by increasing the interaction among these students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMOnofre, Eduardo Gomes62283391415http://lattes.cnpq.br/5339741056906369Barbosa, José Lamartine da Costa13145592491http://lattes.cnpq.br/6154502536150355Santiago, Zélia Maria de Arruda20448023475http://lattes.cnpq.br/8201113424737919Brandão, Ana Maria Simões de AzevedoSantos, Lijecson Souza dos2019-03-21T19:26:24Z2018-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, L. S. dos. Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes. 2018. 190f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-22T04:26:13Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-22T04:26:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes |
title |
Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes |
spellingShingle |
Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes Santos, Lijecson Souza dos Alunos surdos Ensino de Geometria Materiais Didáticos Manipuláveis Educação inclusiva Deaf students Instructional materials EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes |
title_full |
Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes |
title_fullStr |
Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes |
title_full_unstemmed |
Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes |
title_sort |
Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes |
author |
Santos, Lijecson Souza dos |
author_facet |
Santos, Lijecson Souza dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onofre, Eduardo Gomes 62283391415 http://lattes.cnpq.br/5339741056906369 Barbosa, José Lamartine da Costa 13145592491 http://lattes.cnpq.br/6154502536150355 Santiago, Zélia Maria de Arruda 20448023475 http://lattes.cnpq.br/8201113424737919 Brandão, Ana Maria Simões de Azevedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lijecson Souza dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos surdos Ensino de Geometria Materiais Didáticos Manipuláveis Educação inclusiva Deaf students Instructional materials EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Alunos surdos Ensino de Geometria Materiais Didáticos Manipuláveis Educação inclusiva Deaf students Instructional materials EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Uma educação inclusiva de qualidade é uma condição essencial ao ser humano, um direito de todos, no entanto por muito tempo as pessoas com alguma deficiência tiveram estes direitos negados, em especial os surdos, que hoje ainda lutam por direitos iguais, que se reconheçam sua cultura e língua, a Língua de Sinais. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar resultados de uma sequência didática aplicada numa turma de 9° ano com alunos surdos e ouvintes, baseada na construção de materiais manipuláveis, verificando sua participação na mediação do conteúdo de Geometria entre professor e o intérprete de Libras. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública de ensino regular na cidade de João Pessoa – PB, participando 10 alunos, sendo 8 alunos ouvintes e 2 alunos surdos. Pelo fato de optamos por pesquisar nossa própria sala de aula, concordamos com Lankshear e knobel (2008), que esta investigação se caracteriza como uma pesquisa pedagógica. A organização desta pesquisa, seguem com os pressupostos da metodologia da Engenharia didática, conforme Artigue (1996). Das ideias de Raymond Duval (2008) sobre o conhecimento geométrico e da importância dos registros de representação semiótica para a aquisição e sua compreensão deram contribuição de elaboração, aplicação e análise da sequência didática. A teoria da aprendizagem de Vygotsky nos forneceram subsídios metodológicos para elaboração, aplicação e análise da sequência didática. Os resultados revelaram que o material didático manipulável é um importantíssimo aliado ao professor no ensino/aprendizagem da geometria para alunos surdos e ouvintes. Sua eficácia é afirmada com a participação do professor e do intérprete de língua de sinais, pois o material é apenas um instrumento mediador. Ressaltamos também a importância da sua produção em grupo por aumentar a interação entre esses alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-28 2019-03-21T19:26:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, L. S. dos. Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes. 2018. 190f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3212 |
identifier_str_mv |
SANTOS, L. S. dos. Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes. 2018. 190f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709219607609344 |