Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lijecson Souza dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3212
Resumo: Uma educação inclusiva de qualidade é uma condição essencial ao ser humano, um direito de todos, no entanto por muito tempo as pessoas com alguma deficiência tiveram estes direitos negados, em especial os surdos, que hoje ainda lutam por direitos iguais, que se reconheçam sua cultura e língua, a Língua de Sinais. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar resultados de uma sequência didática aplicada numa turma de 9° ano com alunos surdos e ouvintes, baseada na construção de materiais manipuláveis, verificando sua participação na mediação do conteúdo de Geometria entre professor e o intérprete de Libras. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública de ensino regular na cidade de João Pessoa – PB, participando 10 alunos, sendo 8 alunos ouvintes e 2 alunos surdos. Pelo fato de optamos por pesquisar nossa própria sala de aula, concordamos com Lankshear e knobel (2008), que esta investigação se caracteriza como uma pesquisa pedagógica. A organização desta pesquisa, seguem com os pressupostos da metodologia da Engenharia didática, conforme Artigue (1996). Das ideias de Raymond Duval (2008) sobre o conhecimento geométrico e da importância dos registros de representação semiótica para a aquisição e sua compreensão deram contribuição de elaboração, aplicação e análise da sequência didática. A teoria da aprendizagem de Vygotsky nos forneceram subsídios metodológicos para elaboração, aplicação e análise da sequência didática. Os resultados revelaram que o material didático manipulável é um importantíssimo aliado ao professor no ensino/aprendizagem da geometria para alunos surdos e ouvintes. Sua eficácia é afirmada com a participação do professor e do intérprete de língua de sinais, pois o material é apenas um instrumento mediador. Ressaltamos também a importância da sua produção em grupo por aumentar a interação entre esses alunos.
id UEPB_cefaa50fefcea3b55dc22969ad2eb573
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3212
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintesAlunos surdosEnsino de GeometriaMateriais Didáticos ManipuláveisEducação inclusivaDeaf studentsInstructional materialsEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMUma educação inclusiva de qualidade é uma condição essencial ao ser humano, um direito de todos, no entanto por muito tempo as pessoas com alguma deficiência tiveram estes direitos negados, em especial os surdos, que hoje ainda lutam por direitos iguais, que se reconheçam sua cultura e língua, a Língua de Sinais. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar resultados de uma sequência didática aplicada numa turma de 9° ano com alunos surdos e ouvintes, baseada na construção de materiais manipuláveis, verificando sua participação na mediação do conteúdo de Geometria entre professor e o intérprete de Libras. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública de ensino regular na cidade de João Pessoa – PB, participando 10 alunos, sendo 8 alunos ouvintes e 2 alunos surdos. Pelo fato de optamos por pesquisar nossa própria sala de aula, concordamos com Lankshear e knobel (2008), que esta investigação se caracteriza como uma pesquisa pedagógica. A organização desta pesquisa, seguem com os pressupostos da metodologia da Engenharia didática, conforme Artigue (1996). Das ideias de Raymond Duval (2008) sobre o conhecimento geométrico e da importância dos registros de representação semiótica para a aquisição e sua compreensão deram contribuição de elaboração, aplicação e análise da sequência didática. A teoria da aprendizagem de Vygotsky nos forneceram subsídios metodológicos para elaboração, aplicação e análise da sequência didática. Os resultados revelaram que o material didático manipulável é um importantíssimo aliado ao professor no ensino/aprendizagem da geometria para alunos surdos e ouvintes. Sua eficácia é afirmada com a participação do professor e do intérprete de língua de sinais, pois o material é apenas um instrumento mediador. Ressaltamos também a importância da sua produção em grupo por aumentar a interação entre esses alunos.Inclusive quality education is an essential condition for the human being, a everyone, but for a long time people with these denied rights, especially the deaf, who are still fighting for equal rights, to recognize their culture and language, the Sign Language. Thus, the present research had as main objective to analyze the results of a didactic sequence applied in a 9th grade class with deaf and hearing students, based on the construction of materials manipulable, verifying their participation in the mediation of the content of Geometry between teacher and the interpreter of Pounds. The field work was carried out in a public school of regular education in the city of João Pessoa - PB, participating 10 students, being 8 hearing students and 2 deaf students. Because we chose to research our classroom, we agree with Lankshear and knobel (2008), who are research is characterized as a pedagogical research. The organization of this research, follow with the assumptions of the didactic engineering methodology, according to Artigue (1996). From the ideas of Raymond Duval (2008) on knowledge the importance of the semiotic representation registers for the acquisition and their contribution to the elaboration, application and analysis of the sequence didactic Vygotsky's theory of learning has provided us with methodologies for the elaboration, application and analysis of the didactic sequence. The results revealed that the manipulative teaching material is a very important ally to the teacher in geometry teaching / learning for deaf students and listeners. Your effectiveness is affirmed with the participation of the teacher and the sign language interpreter, because the material is only a mediating instrument. We also emphasize the importance of their group production by increasing the interaction among these students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMOnofre, Eduardo Gomes62283391415http://lattes.cnpq.br/5339741056906369Barbosa, José Lamartine da Costa13145592491http://lattes.cnpq.br/6154502536150355Santiago, Zélia Maria de Arruda20448023475http://lattes.cnpq.br/8201113424737919Brandão, Ana Maria Simões de AzevedoSantos, Lijecson Souza dos2019-03-21T19:26:24Z2018-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, L. S. dos. Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes. 2018. 190f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-22T04:26:13Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-22T04:26:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes
title Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes
spellingShingle Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes
Santos, Lijecson Souza dos
Alunos surdos
Ensino de Geometria
Materiais Didáticos Manipuláveis
Educação inclusiva
Deaf students
Instructional materials
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes
title_full Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes
title_fullStr Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes
title_full_unstemmed Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes
title_sort Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes
author Santos, Lijecson Souza dos
author_facet Santos, Lijecson Souza dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Eduardo Gomes
62283391415
http://lattes.cnpq.br/5339741056906369
Barbosa, José Lamartine da Costa
13145592491
http://lattes.cnpq.br/6154502536150355
Santiago, Zélia Maria de Arruda
20448023475
http://lattes.cnpq.br/8201113424737919
Brandão, Ana Maria Simões de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lijecson Souza dos
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos surdos
Ensino de Geometria
Materiais Didáticos Manipuláveis
Educação inclusiva
Deaf students
Instructional materials
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Alunos surdos
Ensino de Geometria
Materiais Didáticos Manipuláveis
Educação inclusiva
Deaf students
Instructional materials
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Uma educação inclusiva de qualidade é uma condição essencial ao ser humano, um direito de todos, no entanto por muito tempo as pessoas com alguma deficiência tiveram estes direitos negados, em especial os surdos, que hoje ainda lutam por direitos iguais, que se reconheçam sua cultura e língua, a Língua de Sinais. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar resultados de uma sequência didática aplicada numa turma de 9° ano com alunos surdos e ouvintes, baseada na construção de materiais manipuláveis, verificando sua participação na mediação do conteúdo de Geometria entre professor e o intérprete de Libras. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública de ensino regular na cidade de João Pessoa – PB, participando 10 alunos, sendo 8 alunos ouvintes e 2 alunos surdos. Pelo fato de optamos por pesquisar nossa própria sala de aula, concordamos com Lankshear e knobel (2008), que esta investigação se caracteriza como uma pesquisa pedagógica. A organização desta pesquisa, seguem com os pressupostos da metodologia da Engenharia didática, conforme Artigue (1996). Das ideias de Raymond Duval (2008) sobre o conhecimento geométrico e da importância dos registros de representação semiótica para a aquisição e sua compreensão deram contribuição de elaboração, aplicação e análise da sequência didática. A teoria da aprendizagem de Vygotsky nos forneceram subsídios metodológicos para elaboração, aplicação e análise da sequência didática. Os resultados revelaram que o material didático manipulável é um importantíssimo aliado ao professor no ensino/aprendizagem da geometria para alunos surdos e ouvintes. Sua eficácia é afirmada com a participação do professor e do intérprete de língua de sinais, pois o material é apenas um instrumento mediador. Ressaltamos também a importância da sua produção em grupo por aumentar a interação entre esses alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-28
2019-03-21T19:26:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, L. S. dos. Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes. 2018. 190f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3212
identifier_str_mv SANTOS, L. S. dos. Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes. 2018. 190f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709219607609344