O ensino de álgebra por meio da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flávia Zauli Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQDA8
Resumo: O presente trabalho mostra os resultados de uma prática pedagógica do ensino de álgebra desenvolvida por meio da resolução de problemas, em uma turma de 8º ano do 3º ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tristão da Cunha. As atividades desenvolvidas expressam a álgebra como uma forma de linguagem matemática que exprime relações e generalizações observadas em sequências, demodo que os alunos alcancem o objetivo de determinar regularidades de sequências, e expressá-las em linguagem simbólica. O processo dedesenvolvimento dessa atividade visa uma aprendizagem de álgebra mais significativa para os alunos. Nessa perspectiva o trabalho propõe mudança de ações e atitudes, como a utilização da tendência matemática resolução de problemas, para discussões, análise e compreensão de situações que envolvem o estudo da álgebra,proporcionando aos alunos uma aprendizagem significativa do conteúdo.
id UFMG_496f45304ace20d1407a6ea4038bae8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQDA8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Paula Resende AdelinoWarley Machado CorreiaFlávia Zauli Fernandes2019-08-14T02:19:45Z2019-08-14T02:19:45Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQDA8O presente trabalho mostra os resultados de uma prática pedagógica do ensino de álgebra desenvolvida por meio da resolução de problemas, em uma turma de 8º ano do 3º ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tristão da Cunha. As atividades desenvolvidas expressam a álgebra como uma forma de linguagem matemática que exprime relações e generalizações observadas em sequências, demodo que os alunos alcancem o objetivo de determinar regularidades de sequências, e expressá-las em linguagem simbólica. O processo dedesenvolvimento dessa atividade visa uma aprendizagem de álgebra mais significativa para os alunos. Nessa perspectiva o trabalho propõe mudança de ações e atitudes, como a utilização da tendência matemática resolução de problemas, para discussões, análise e compreensão de situações que envolvem o estudo da álgebra,proporcionando aos alunos uma aprendizagem significativa do conteúdo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoÁlgebra  Estudo e ensinoÁlgebraEducação MatemáticaResolução de ProblemasO ensino de álgebra por meio da resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfl_via_zauli_fernandes.pdfapplication/pdf203158https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQDA8/1/fl_via_zauli_fernandes.pdfa5f10916db3c65d42be6f8d93ba9d3edMD51TEXTfl_via_zauli_fernandes.pdf.txtfl_via_zauli_fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain46905https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQDA8/2/fl_via_zauli_fernandes.pdf.txt4e8f2086240c433035fa144b32cd6d63MD521843/VRNS-9QQDA82019-11-14 09:02:26.359oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQDA8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:02:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de álgebra por meio da resolução de problemas
title O ensino de álgebra por meio da resolução de problemas
spellingShingle O ensino de álgebra por meio da resolução de problemas
Flávia Zauli Fernandes
Álgebra
Educação Matemática
Resolução de Problemas
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Álgebra  Estudo e ensino
title_short O ensino de álgebra por meio da resolução de problemas
title_full O ensino de álgebra por meio da resolução de problemas
title_fullStr O ensino de álgebra por meio da resolução de problemas
title_full_unstemmed O ensino de álgebra por meio da resolução de problemas
title_sort O ensino de álgebra por meio da resolução de problemas
author Flávia Zauli Fernandes
author_facet Flávia Zauli Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula Resende Adelino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Warley Machado Correia
dc.contributor.author.fl_str_mv Flávia Zauli Fernandes
contributor_str_mv Paula Resende Adelino
Warley Machado Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra
Educação Matemática
Resolução de Problemas
topic Álgebra
Educação Matemática
Resolução de Problemas
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Álgebra  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
Álgebra  Estudo e ensino
description O presente trabalho mostra os resultados de uma prática pedagógica do ensino de álgebra desenvolvida por meio da resolução de problemas, em uma turma de 8º ano do 3º ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tristão da Cunha. As atividades desenvolvidas expressam a álgebra como uma forma de linguagem matemática que exprime relações e generalizações observadas em sequências, demodo que os alunos alcancem o objetivo de determinar regularidades de sequências, e expressá-las em linguagem simbólica. O processo dedesenvolvimento dessa atividade visa uma aprendizagem de álgebra mais significativa para os alunos. Nessa perspectiva o trabalho propõe mudança de ações e atitudes, como a utilização da tendência matemática resolução de problemas, para discussões, análise e compreensão de situações que envolvem o estudo da álgebra,proporcionando aos alunos uma aprendizagem significativa do conteúdo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T02:19:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T02:19:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQDA8
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQDA8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQDA8/1/fl_via_zauli_fernandes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQDA8/2/fl_via_zauli_fernandes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a5f10916db3c65d42be6f8d93ba9d3ed
4e8f2086240c433035fa144b32cd6d63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589476515053568