Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4274
Resumo: A proposta atual para o ensino de Física é pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais onde se deseja a formação do indivíduo para a vida, tornando-se apto para compreender as transformações tecnológicas que acompanham uma sociedade em desenvolvimento. Baseado nessa perspectiva, buscamos trabalhar com o conteúdo de lentes esféricas por considerar um tema onde se encontra uma ampla gama de aplicações, principalmente pelo uso e desenvolvimento do telescópio, que tem trazido inúmeras respostas sobre o Universo e sobre a origem do mesmo. A nossa proposta tem como principal objetivo, o ensino de Lentes esféricas e Astronomia, através da construção de um telescópio refrator, onde trabalharemos a Astronomia como pano de fundo, a fim de tornar sinergético, o estudo das lentes, uma vez que o ensino da Astronomia chama bastante a atenção das pessoas em qualquer faixa etária e, além disso, está indicada na matriz curricular dos PCNs. Desenvolveremos a nossa proposta baseados na teoria sócio cultural de Levy Vygotsky, que considera indispensável à interação entre os indivíduos para a construção do conhecimento. Faremos da interação uma condição primordial para o desenvolvimento do nosso projeto e para a construção do telescópio. Aplicaremos uma sequência didática com cinco momentos de trabalho contabilizando dez aulas adicionais específicas, onde buscaremos compreender melhor o funcionamento de um telescópio, e estudaremos desde a reflexão da luz até o uso de lentes esféricas, ampliação, distância focal e associação de lentes. A proposta será aplicada na primeira unidade letiva, onde aproveitaremos o conteúdo de lentes esféricas para construção da luneta. A nossa pesquisa é de cunho bibliográfico, qualitativo e metodológico e será aplicada no Instituto Santo Antônio, uma escola do Ensino Médio regular da cidade de Campina Grande PB, onde na ocasião, trabalharemos com uma turma da segunda série do Ensino Médio, em um total de vinte e quatro alunos. Ao término de nosso trabalho, disponibilizaremos uma sequência didática para a construção do telescópio, que será nosso produto educacional e servirá como um guia para futuras aplicações.
id UEPB_d3737ff7043a9b79072294e0dc4272e8
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4274
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino MédioTelescópioAstronomiaLentes esféricasEnsino de FísicaTelescopeAstronomyEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA proposta atual para o ensino de Física é pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais onde se deseja a formação do indivíduo para a vida, tornando-se apto para compreender as transformações tecnológicas que acompanham uma sociedade em desenvolvimento. Baseado nessa perspectiva, buscamos trabalhar com o conteúdo de lentes esféricas por considerar um tema onde se encontra uma ampla gama de aplicações, principalmente pelo uso e desenvolvimento do telescópio, que tem trazido inúmeras respostas sobre o Universo e sobre a origem do mesmo. A nossa proposta tem como principal objetivo, o ensino de Lentes esféricas e Astronomia, através da construção de um telescópio refrator, onde trabalharemos a Astronomia como pano de fundo, a fim de tornar sinergético, o estudo das lentes, uma vez que o ensino da Astronomia chama bastante a atenção das pessoas em qualquer faixa etária e, além disso, está indicada na matriz curricular dos PCNs. Desenvolveremos a nossa proposta baseados na teoria sócio cultural de Levy Vygotsky, que considera indispensável à interação entre os indivíduos para a construção do conhecimento. Faremos da interação uma condição primordial para o desenvolvimento do nosso projeto e para a construção do telescópio. Aplicaremos uma sequência didática com cinco momentos de trabalho contabilizando dez aulas adicionais específicas, onde buscaremos compreender melhor o funcionamento de um telescópio, e estudaremos desde a reflexão da luz até o uso de lentes esféricas, ampliação, distância focal e associação de lentes. A proposta será aplicada na primeira unidade letiva, onde aproveitaremos o conteúdo de lentes esféricas para construção da luneta. A nossa pesquisa é de cunho bibliográfico, qualitativo e metodológico e será aplicada no Instituto Santo Antônio, uma escola do Ensino Médio regular da cidade de Campina Grande PB, onde na ocasião, trabalharemos com uma turma da segunda série do Ensino Médio, em um total de vinte e quatro alunos. Ao término de nosso trabalho, disponibilizaremos uma sequência didática para a construção do telescópio, que será nosso produto educacional e servirá como um guia para futuras aplicações.The current proposal for Physics Teaching is based on the National Curriculum Parameters where the formation of the individual for life is desired, becoming able to understand the technological transformations that accompany a developing society. Based on this perspective, we seek to work with the content of spherical lenses by considering a subject with a wide range of applications, especially the use and development of the telescope, which has brought numerous answers about the universe and its origin. Our proposal has as its main objective, the Teaching of Spherical Lenses and Astronomy, through the construction of a refracting telescope, where we will work Astronomy as a background, in order to make the study of lenses synergetic, since the Teaching of Astronomy calls a lot. the attention of people in any age group and, furthermore, is indicated in the curriculum matrix of the NCPs. We will develop our proposal based on Levy Vygotsky's socio-cultural theory, which he considers indispensable for the interaction between individuals for the construction of knowledge. We will make interaction a prime condition for the development of our project and the construction of the telescope. We will apply a didactic sequence with five working moments counting ten additional specific classes, where we will seek to better understand the operation of a telescope, and study from light reflection to the use of spherical lenses, magnification, focal length and lens association. The proposal will be applied in the first teaching unit, where we will use the content of spherical lenses to build the scope. Our research is bibliographical, qualitative and methodological and will be applied in Santo Antônio Institut, a regular high school in the city of Campina Grande PB, where at the time, we will work with a second grade class, in a total of twenty-four students. At the end of our work, we will provide a didactic sequence for the construction of the telescope, which will be our educational product and will serve as a guide for future applications.The current proposal for Physics Teaching is based on the National Curriculum Parameters where the formation of the individual for life is desired, becoming able to understand the technological transformations that accompany a developing society. Based on this perspective, we seek to work with the content of spherical lenses by considering a subject with a wide range of applications, especially the use and development of the telescope, which has brought numerous answers about the universe and its origin. Our proposal has as its main objective, the Teaching of Spherical Lenses and Astronomy, through the construction of a refracting telescope, where we will work Astronomy as a background, in order to make the study of lenses synergetic, since the Teaching of Astronomy calls a lot. the attention of people in any age group and, furthermore, is indicated in the curriculum matrix of the NCPs. We will develop our proposal based on Levy Vygotsky's socio-cultural theory, which he considers indispensable for the interaction between individuals for the construction of knowledge. We will make interaction a prime condition for the development of our project and the construction of the telescope. We will apply a didactic sequence with five working moments counting ten additional specific classes, where we will seek to better understand the operation of a telescope, and study from light reflection to the use of spherical lenses, magnification, focal length and lens association. The proposal will be applied in the first teaching unit, where we will use the content of spherical lenses to build the scope. Our research is bibliographical, qualitative and methodological and will be applied in Santo Antônio Institut, a regular high school in the city of Campina Grande PB, where at the time, we will work with a second grade class, in a total of twenty-four students. At the end of our work, we will provide a didactic sequence for the construction of the telescope, which will be our educational product and will serve as a guide for future applications.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFSantos, José Jamilton Rodrigues dos04044115419Freitas, Heron Neves de48886106653Gonçalves, Charlie Salvador00829954430Silva, Luciano2022-03-29T11:14:38Z2019-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Luciano. Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio. 2019. 118f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-03-29T11:14:39Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4274Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-03-29T11:14:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio
title Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio
spellingShingle Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio
Silva, Luciano
Telescópio
Astronomia
Lentes esféricas
Ensino de Física
Telescope
Astronomy
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio
title_full Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio
title_fullStr Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio
title_full_unstemmed Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio
title_sort Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio
author Silva, Luciano
author_facet Silva, Luciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Jamilton Rodrigues dos
04044115419
Freitas, Heron Neves de
48886106653
Gonçalves, Charlie Salvador
00829954430
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Telescópio
Astronomia
Lentes esféricas
Ensino de Física
Telescope
Astronomy
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Telescópio
Astronomia
Lentes esféricas
Ensino de Física
Telescope
Astronomy
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A proposta atual para o ensino de Física é pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais onde se deseja a formação do indivíduo para a vida, tornando-se apto para compreender as transformações tecnológicas que acompanham uma sociedade em desenvolvimento. Baseado nessa perspectiva, buscamos trabalhar com o conteúdo de lentes esféricas por considerar um tema onde se encontra uma ampla gama de aplicações, principalmente pelo uso e desenvolvimento do telescópio, que tem trazido inúmeras respostas sobre o Universo e sobre a origem do mesmo. A nossa proposta tem como principal objetivo, o ensino de Lentes esféricas e Astronomia, através da construção de um telescópio refrator, onde trabalharemos a Astronomia como pano de fundo, a fim de tornar sinergético, o estudo das lentes, uma vez que o ensino da Astronomia chama bastante a atenção das pessoas em qualquer faixa etária e, além disso, está indicada na matriz curricular dos PCNs. Desenvolveremos a nossa proposta baseados na teoria sócio cultural de Levy Vygotsky, que considera indispensável à interação entre os indivíduos para a construção do conhecimento. Faremos da interação uma condição primordial para o desenvolvimento do nosso projeto e para a construção do telescópio. Aplicaremos uma sequência didática com cinco momentos de trabalho contabilizando dez aulas adicionais específicas, onde buscaremos compreender melhor o funcionamento de um telescópio, e estudaremos desde a reflexão da luz até o uso de lentes esféricas, ampliação, distância focal e associação de lentes. A proposta será aplicada na primeira unidade letiva, onde aproveitaremos o conteúdo de lentes esféricas para construção da luneta. A nossa pesquisa é de cunho bibliográfico, qualitativo e metodológico e será aplicada no Instituto Santo Antônio, uma escola do Ensino Médio regular da cidade de Campina Grande PB, onde na ocasião, trabalharemos com uma turma da segunda série do Ensino Médio, em um total de vinte e quatro alunos. Ao término de nosso trabalho, disponibilizaremos uma sequência didática para a construção do telescópio, que será nosso produto educacional e servirá como um guia para futuras aplicações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-25
2022-03-29T11:14:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luciano. Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio. 2019. 118f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4274
identifier_str_mv SILVA, Luciano. Construção de uma luneta astronômica: Uma proposta de ensino de lentes esféricas e astronomia no Ensino Médio. 2019. 118f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709227601952768