Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Raylson José Deodato
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4339
Resumo: Este trabalho aborda a utilização da redação matemática como ferramenta metodológica em sala de aula por professores da cidade de Aroeiras-PB e como os alunos de Licenciatura em Matemática da mesma cidade estão sendo preparados para trabalhar com a redação matemática em seus respectivos cursos de formação. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e foi feita por meio de dois questionários, cada um destinado a um dos públicos que estavam sendo entrevistados. As questões abordavam os temas relacionados a redação matemática, seu envolvimento com a língua portuguesa e a maneira como os professores apresentam um resultado matemático para os seus alunos. A partir dos questionários enviados, obtivemos respostas que indicam uma tendência ao uso da redação matemática como ferramenta pedagógica, entretanto, por diversos fatores, alguns professores evitam utilizá-la. Os futuros professores, entretanto, indicam que não estão recebendo a formação esperada para serem capazes de utilizar a redação matemática em seu leque de metodologias. Além disso, investigamos como os autores abordaram a temática por meio de uma revisão bibliográfica do assunto.
id UEPB_da31a10ecb87bba75bab399f1a18a2d5
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4339
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandosIncentive to Mathematical Writing in Basic Education: What teachers and undergraduates thinkRedação matemáticaEducação matemáticaEducação básicaFormação docenteArgumentaçãoMathematical writingArgumentationTeacher trainingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho aborda a utilização da redação matemática como ferramenta metodológica em sala de aula por professores da cidade de Aroeiras-PB e como os alunos de Licenciatura em Matemática da mesma cidade estão sendo preparados para trabalhar com a redação matemática em seus respectivos cursos de formação. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e foi feita por meio de dois questionários, cada um destinado a um dos públicos que estavam sendo entrevistados. As questões abordavam os temas relacionados a redação matemática, seu envolvimento com a língua portuguesa e a maneira como os professores apresentam um resultado matemático para os seus alunos. A partir dos questionários enviados, obtivemos respostas que indicam uma tendência ao uso da redação matemática como ferramenta pedagógica, entretanto, por diversos fatores, alguns professores evitam utilizá-la. Os futuros professores, entretanto, indicam que não estão recebendo a formação esperada para serem capazes de utilizar a redação matemática em seu leque de metodologias. Além disso, investigamos como os autores abordaram a temática por meio de uma revisão bibliográfica do assunto.This work addresses the use of mathematical writing as a methodological tool in the classroom by teachers from the city of Aroeiras-PB and how the Licentiate students in Mathematics from the same city are being prepared to work with the writing mathematics in their respective training courses. Our research was qualitative and was carried out through two questionnaires, each one aimed at one of the audiences that were being interviewed. The questions addressed topics related to writing mathematics, their involvement with the Portuguese language and the way in which teachers present a mathematical result to their students. From the questionnaires sent, we obtained responses that indicate a tendency to use mathematical writing as a pedagogical tool, however, due to several factors, some teachers avoid use it. Future teachers, however, indicate that they are not receiving the training expected to be able to use mathematical writing in their range of methodologies. In addition, we investigated how the authors approached the subject through a bibliographic review of the subject.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATCoelho, Emanuela Régia de Sousa08662221467http://lattes.cnpq.br/1665465171972613Benetti, Djeison02700152131http://lattes.cnpq.br/8656850507882857Esteves, Divanilda Maia02580391401http://lattes.cnpq.br/0088762333310000Bernardo, Raylson José Deodato2022-04-27T17:55:10Z2999-12-312022-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERNARDO, Raylson José Deodato. Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos. 2022. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4339porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-04-27T17:55:58Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-04-27T17:55:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos
Incentive to Mathematical Writing in Basic Education: What teachers and undergraduates think
title Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos
spellingShingle Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos
Bernardo, Raylson José Deodato
Redação matemática
Educação matemática
Educação básica
Formação docente
Argumentação
Mathematical writing
Argumentation
Teacher training
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos
title_full Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos
title_fullStr Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos
title_full_unstemmed Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos
title_sort Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos
author Bernardo, Raylson José Deodato
author_facet Bernardo, Raylson José Deodato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Emanuela Régia de Sousa
08662221467
http://lattes.cnpq.br/1665465171972613
Benetti, Djeison
02700152131
http://lattes.cnpq.br/8656850507882857
Esteves, Divanilda Maia
02580391401
http://lattes.cnpq.br/0088762333310000
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Raylson José Deodato
dc.subject.por.fl_str_mv Redação matemática
Educação matemática
Educação básica
Formação docente
Argumentação
Mathematical writing
Argumentation
Teacher training
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Redação matemática
Educação matemática
Educação básica
Formação docente
Argumentação
Mathematical writing
Argumentation
Teacher training
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Este trabalho aborda a utilização da redação matemática como ferramenta metodológica em sala de aula por professores da cidade de Aroeiras-PB e como os alunos de Licenciatura em Matemática da mesma cidade estão sendo preparados para trabalhar com a redação matemática em seus respectivos cursos de formação. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e foi feita por meio de dois questionários, cada um destinado a um dos públicos que estavam sendo entrevistados. As questões abordavam os temas relacionados a redação matemática, seu envolvimento com a língua portuguesa e a maneira como os professores apresentam um resultado matemático para os seus alunos. A partir dos questionários enviados, obtivemos respostas que indicam uma tendência ao uso da redação matemática como ferramenta pedagógica, entretanto, por diversos fatores, alguns professores evitam utilizá-la. Os futuros professores, entretanto, indicam que não estão recebendo a formação esperada para serem capazes de utilizar a redação matemática em seu leque de metodologias. Além disso, investigamos como os autores abordaram a temática por meio de uma revisão bibliográfica do assunto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-27T17:55:10Z
2022-04-01
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNARDO, Raylson José Deodato. Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos. 2022. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4339
identifier_str_mv BERNARDO, Raylson José Deodato. Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos. 2022. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709228261507072