Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4339 |
Resumo: | Este trabalho aborda a utilização da redação matemática como ferramenta metodológica em sala de aula por professores da cidade de Aroeiras-PB e como os alunos de Licenciatura em Matemática da mesma cidade estão sendo preparados para trabalhar com a redação matemática em seus respectivos cursos de formação. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e foi feita por meio de dois questionários, cada um destinado a um dos públicos que estavam sendo entrevistados. As questões abordavam os temas relacionados a redação matemática, seu envolvimento com a língua portuguesa e a maneira como os professores apresentam um resultado matemático para os seus alunos. A partir dos questionários enviados, obtivemos respostas que indicam uma tendência ao uso da redação matemática como ferramenta pedagógica, entretanto, por diversos fatores, alguns professores evitam utilizá-la. Os futuros professores, entretanto, indicam que não estão recebendo a formação esperada para serem capazes de utilizar a redação matemática em seu leque de metodologias. Além disso, investigamos como os autores abordaram a temática por meio de uma revisão bibliográfica do assunto. |
id |
UEPB_da31a10ecb87bba75bab399f1a18a2d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4339 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandosIncentive to Mathematical Writing in Basic Education: What teachers and undergraduates thinkRedação matemáticaEducação matemáticaEducação básicaFormação docenteArgumentaçãoMathematical writingArgumentationTeacher trainingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho aborda a utilização da redação matemática como ferramenta metodológica em sala de aula por professores da cidade de Aroeiras-PB e como os alunos de Licenciatura em Matemática da mesma cidade estão sendo preparados para trabalhar com a redação matemática em seus respectivos cursos de formação. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e foi feita por meio de dois questionários, cada um destinado a um dos públicos que estavam sendo entrevistados. As questões abordavam os temas relacionados a redação matemática, seu envolvimento com a língua portuguesa e a maneira como os professores apresentam um resultado matemático para os seus alunos. A partir dos questionários enviados, obtivemos respostas que indicam uma tendência ao uso da redação matemática como ferramenta pedagógica, entretanto, por diversos fatores, alguns professores evitam utilizá-la. Os futuros professores, entretanto, indicam que não estão recebendo a formação esperada para serem capazes de utilizar a redação matemática em seu leque de metodologias. Além disso, investigamos como os autores abordaram a temática por meio de uma revisão bibliográfica do assunto.This work addresses the use of mathematical writing as a methodological tool in the classroom by teachers from the city of Aroeiras-PB and how the Licentiate students in Mathematics from the same city are being prepared to work with the writing mathematics in their respective training courses. Our research was qualitative and was carried out through two questionnaires, each one aimed at one of the audiences that were being interviewed. The questions addressed topics related to writing mathematics, their involvement with the Portuguese language and the way in which teachers present a mathematical result to their students. From the questionnaires sent, we obtained responses that indicate a tendency to use mathematical writing as a pedagogical tool, however, due to several factors, some teachers avoid use it. Future teachers, however, indicate that they are not receiving the training expected to be able to use mathematical writing in their range of methodologies. In addition, we investigated how the authors approached the subject through a bibliographic review of the subject.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATCoelho, Emanuela Régia de Sousa08662221467http://lattes.cnpq.br/1665465171972613Benetti, Djeison02700152131http://lattes.cnpq.br/8656850507882857Esteves, Divanilda Maia02580391401http://lattes.cnpq.br/0088762333310000Bernardo, Raylson José Deodato2022-04-27T17:55:10Z2999-12-312022-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERNARDO, Raylson José Deodato. Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos. 2022. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4339porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-04-27T17:55:58Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-04-27T17:55:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos Incentive to Mathematical Writing in Basic Education: What teachers and undergraduates think |
title |
Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos |
spellingShingle |
Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos Bernardo, Raylson José Deodato Redação matemática Educação matemática Educação básica Formação docente Argumentação Mathematical writing Argumentation Teacher training EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos |
title_full |
Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos |
title_fullStr |
Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos |
title_full_unstemmed |
Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos |
title_sort |
Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos |
author |
Bernardo, Raylson José Deodato |
author_facet |
Bernardo, Raylson José Deodato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Emanuela Régia de Sousa 08662221467 http://lattes.cnpq.br/1665465171972613 Benetti, Djeison 02700152131 http://lattes.cnpq.br/8656850507882857 Esteves, Divanilda Maia 02580391401 http://lattes.cnpq.br/0088762333310000 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo, Raylson José Deodato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redação matemática Educação matemática Educação básica Formação docente Argumentação Mathematical writing Argumentation Teacher training EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Redação matemática Educação matemática Educação básica Formação docente Argumentação Mathematical writing Argumentation Teacher training EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Este trabalho aborda a utilização da redação matemática como ferramenta metodológica em sala de aula por professores da cidade de Aroeiras-PB e como os alunos de Licenciatura em Matemática da mesma cidade estão sendo preparados para trabalhar com a redação matemática em seus respectivos cursos de formação. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e foi feita por meio de dois questionários, cada um destinado a um dos públicos que estavam sendo entrevistados. As questões abordavam os temas relacionados a redação matemática, seu envolvimento com a língua portuguesa e a maneira como os professores apresentam um resultado matemático para os seus alunos. A partir dos questionários enviados, obtivemos respostas que indicam uma tendência ao uso da redação matemática como ferramenta pedagógica, entretanto, por diversos fatores, alguns professores evitam utilizá-la. Os futuros professores, entretanto, indicam que não estão recebendo a formação esperada para serem capazes de utilizar a redação matemática em seu leque de metodologias. Além disso, investigamos como os autores abordaram a temática por meio de uma revisão bibliográfica do assunto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-27T17:55:10Z 2022-04-01 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERNARDO, Raylson José Deodato. Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos. 2022. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4339 |
identifier_str_mv |
BERNARDO, Raylson José Deodato. Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos. 2022. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709228261507072 |