Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Ferreira Souza da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2928
Resumo: A educação contemporânea exige adequações pedagógicas que estejam relacionadas à estrutura organizacional da sociedade. Nessa perspectiva, os educadores necessitam alterar suas metodologias de ensino para atender ao contexto social atual, incluindo novas possibilidades, como é o caso da robótica, um recurso tecnológico que pode ser utilizado em sala de aula como uma alternativa pedagógica, criativa, que pode facilitar a aprendizagem de conceitos e resolver desafios que envolvam os componentes curriculares na educação básica. Assim, é fundamental que os professores, através da formação inicial e da continuada, aprendam a inserir as tecnologias nas atividades escolares. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi pesquisar o pensar e o fazer pedagógico dos professores egressos da formação continuada “Robótica Aplicada à Educação”. Os referenciais teóricos fundamentam-se, principalmente, nas discussões de Valente (1999) e Tajra (2008), sobre o contexto histórico de inserção das tecnologias na educação; traz reflexões sobre o impacto do uso de recursos tecnológicos no tocante à nova geração de estudantes, baseando-se em Veen e Vrakking (2009); enfatiza a relação entre robótica e educação, principalmente nas pesquisas de Papert (2008), Ribeiro (2006), Castilho (2002) e Campos (2011); e destaca a importância da formação inicial e da continuada dos professores, nos estudos de Tardif (2000), Nóvoa (2007) e Schon (1995). A pesquisa configura-se como qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, no qual utilizamos o método referente ao estudo de caso, para observar as práticas educacionais de dois professores da rede municipal de ensino. Desta forma, a nossa análise revela que o uso da robótica pode facilitar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, na medida em que as atividades foram articuladas a um determinado conhecimento. Nesse cenário, as práticas dos docentes evidenciou a lacuna existente na capacitação, exigindolhes a necessidade de investigar especificamente outras possibilidades de aplicação da robótica educacional na sala de aula. Por esse motivo, elaboramos como produto final, um guia de orientações para direcionar os docentes em utilizar a robótica vinculada ao ensino dos conteúdos curriculares, através de etapas para elaboração das aulas e sugestão de atividades, objetivando contribuir com a aplicação desse recurso na sala de aula.
id UEPB_da9c3c3aa201dc9f8b87a8545effc7ce
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2928
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB1. Robótica educacional. 2. Formação continuada. 3. Práticas pedagógicasCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA educação contemporânea exige adequações pedagógicas que estejam relacionadas à estrutura organizacional da sociedade. Nessa perspectiva, os educadores necessitam alterar suas metodologias de ensino para atender ao contexto social atual, incluindo novas possibilidades, como é o caso da robótica, um recurso tecnológico que pode ser utilizado em sala de aula como uma alternativa pedagógica, criativa, que pode facilitar a aprendizagem de conceitos e resolver desafios que envolvam os componentes curriculares na educação básica. Assim, é fundamental que os professores, através da formação inicial e da continuada, aprendam a inserir as tecnologias nas atividades escolares. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi pesquisar o pensar e o fazer pedagógico dos professores egressos da formação continuada “Robótica Aplicada à Educação”. Os referenciais teóricos fundamentam-se, principalmente, nas discussões de Valente (1999) e Tajra (2008), sobre o contexto histórico de inserção das tecnologias na educação; traz reflexões sobre o impacto do uso de recursos tecnológicos no tocante à nova geração de estudantes, baseando-se em Veen e Vrakking (2009); enfatiza a relação entre robótica e educação, principalmente nas pesquisas de Papert (2008), Ribeiro (2006), Castilho (2002) e Campos (2011); e destaca a importância da formação inicial e da continuada dos professores, nos estudos de Tardif (2000), Nóvoa (2007) e Schon (1995). A pesquisa configura-se como qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, no qual utilizamos o método referente ao estudo de caso, para observar as práticas educacionais de dois professores da rede municipal de ensino. Desta forma, a nossa análise revela que o uso da robótica pode facilitar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, na medida em que as atividades foram articuladas a um determinado conhecimento. Nesse cenário, as práticas dos docentes evidenciou a lacuna existente na capacitação, exigindolhes a necessidade de investigar especificamente outras possibilidades de aplicação da robótica educacional na sala de aula. Por esse motivo, elaboramos como produto final, um guia de orientações para direcionar os docentes em utilizar a robótica vinculada ao ensino dos conteúdos curriculares, através de etapas para elaboração das aulas e sugestão de atividades, objetivando contribuir com a aplicação desse recurso na sala de aula.Contemporary education demands pedagogical adjustments that are related to the organizational structure of society. In this perspective, the educators need to alter their teaching methodologies to serve the current social context, including new possibilities, such as it is in the case of robotics, a technological resource that can be used in the classroom as a pedagogical and creative alternative that can facilitate the Learning concepts and solving challenges that involve the curricular components in basic education. Thus, it is fundamental that teachers, through initial and continuing education, learn how to insert technologies into school activities. In this perspective, the objective of this study was to research the pedagogical thinking and doing of the teachers who graduated from the continuing education "Robotics Applied to Education". The theoretical references are based mainly on discussions about the historical context of the insertion of technologies in education, such as Valente (1999) Tajra (2008); Brings reflections about on the impact of the use of technological resources on the new generation of students, based on Veen and Vrakking (2009); Emphasizes the relation between robotics and education, especially in the researches of and Papert (2008), Ribeiro (2006), Castilho (2002) and Campos (2011); And emphasizes the importance of initial and continuing teacher training in the studies of Tardif (2000), Nóvoa (2007) and Schon (1995). The research is qualitative, descriptive and exploratory, in which we used the method related to the multiple case study, to observe the educational practices of two teachers of the municipal teaching network. In this way, our analysis reveals that the use of robotics can facilitate the development of students' learning, insofar as the activities were articulated to a certain knowledge. In this scenario, teachers' practices highlighted the existing gap, requiring them to investigate specifically other possibilities of application of educational robotics in the classroom. For this reason, we elaborated as final product, a guide of orientations to guide the teachers in using robotics linked to the teaching of the curricular contents, through stages for the elaboration of the classes and suggestion of activities, aiming to contribute with the application of this appeal in the classroom.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPMoita, Filomena Maria Gonçalves da Silva CordeiroSilva, Jéssica Ferreira Souza da2018-03-26T13:06:47Z2017-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Jéssica Ferreira Souza da. Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB. 2017. 158f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2928porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-03-27T04:13:30Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2928Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-03-27T04:13:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB
title Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB
spellingShingle Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB
Silva, Jéssica Ferreira Souza da
1. Robótica educacional. 2. Formação continuada. 3. Práticas pedagógicas
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB
title_full Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB
title_fullStr Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB
title_full_unstemmed Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB
title_sort Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB
author Silva, Jéssica Ferreira Souza da
author_facet Silva, Jéssica Ferreira Souza da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéssica Ferreira Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Robótica educacional. 2. Formação continuada. 3. Práticas pedagógicas
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic 1. Robótica educacional. 2. Formação continuada. 3. Práticas pedagógicas
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description A educação contemporânea exige adequações pedagógicas que estejam relacionadas à estrutura organizacional da sociedade. Nessa perspectiva, os educadores necessitam alterar suas metodologias de ensino para atender ao contexto social atual, incluindo novas possibilidades, como é o caso da robótica, um recurso tecnológico que pode ser utilizado em sala de aula como uma alternativa pedagógica, criativa, que pode facilitar a aprendizagem de conceitos e resolver desafios que envolvam os componentes curriculares na educação básica. Assim, é fundamental que os professores, através da formação inicial e da continuada, aprendam a inserir as tecnologias nas atividades escolares. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi pesquisar o pensar e o fazer pedagógico dos professores egressos da formação continuada “Robótica Aplicada à Educação”. Os referenciais teóricos fundamentam-se, principalmente, nas discussões de Valente (1999) e Tajra (2008), sobre o contexto histórico de inserção das tecnologias na educação; traz reflexões sobre o impacto do uso de recursos tecnológicos no tocante à nova geração de estudantes, baseando-se em Veen e Vrakking (2009); enfatiza a relação entre robótica e educação, principalmente nas pesquisas de Papert (2008), Ribeiro (2006), Castilho (2002) e Campos (2011); e destaca a importância da formação inicial e da continuada dos professores, nos estudos de Tardif (2000), Nóvoa (2007) e Schon (1995). A pesquisa configura-se como qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, no qual utilizamos o método referente ao estudo de caso, para observar as práticas educacionais de dois professores da rede municipal de ensino. Desta forma, a nossa análise revela que o uso da robótica pode facilitar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, na medida em que as atividades foram articuladas a um determinado conhecimento. Nesse cenário, as práticas dos docentes evidenciou a lacuna existente na capacitação, exigindolhes a necessidade de investigar especificamente outras possibilidades de aplicação da robótica educacional na sala de aula. Por esse motivo, elaboramos como produto final, um guia de orientações para direcionar os docentes em utilizar a robótica vinculada ao ensino dos conteúdos curriculares, através de etapas para elaboração das aulas e sugestão de atividades, objetivando contribuir com a aplicação desse recurso na sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02
2018-03-26T13:06:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Jéssica Ferreira Souza da. Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB. 2017. 158f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB .
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2928
identifier_str_mv Silva, Jéssica Ferreira Souza da. Robótica aplicada à educação: uma análise do pensar e fazer dos professores egressos do curso oferecido pelo município de João Pessoa - PB. 2017. 158f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB .
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458416911908864