Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruno Aldo de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4357
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar conceitos matemáticos por meio de uma prática educativa lúdica através do jogos matemáticos dentro do laboratório escolar. O lúdico é uma prática bastante difundida nos meios educacionais pois colabora com a melhoria da qualidade do ensino e vem sendo cada dia mais utilizada pelos professores nos mais diferentes segmentos. Estudos comprovam que a inserção lúdico proporciona uma aprendizagem significativa dos alunos, desenvolvendo o senso crítico e a reflexão para resolução de problemas matemáticos. Considera-se, portanto, que o professor enquanto mediador proporcione práticas pedagógicas que desenvolvam momentos lúdicos de aprendizagem no qual o aluno sinta-se parte do conhecimento estudado. A nossa pesquisa é qualitativa baseada principalmente em resultados por meios de questionários destinados a gestão escolar, aos professores e aos alunos, onde aborda questões sobre os jogos matemáticos e o laboratório da escola. Os resultados mostraram que as práticas dos jogos e o laboratório de matemática são promissores, porém necessita muito de capacitação dos professores e mais incentivo na parte dos professores com os conteúdos em sala de aula. Por fim, nossa dissertação utilizou uma revisão bibliográfica, coletou informações por meio de questionário escolar e de sites encontrados na base de dados Google.
id UEPB_de03298579dce7883eee53f9dc946cd8
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4357
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano ComacchioGames: a contextualized approach to teaching mathematics in the scope of the laboratory of Escola Frei Cassiano ComacchioEnsino da matemáticaPráticas pedagógicasJogos didáticosLaboratório de matemáticaEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho teve como objetivo estudar conceitos matemáticos por meio de uma prática educativa lúdica através do jogos matemáticos dentro do laboratório escolar. O lúdico é uma prática bastante difundida nos meios educacionais pois colabora com a melhoria da qualidade do ensino e vem sendo cada dia mais utilizada pelos professores nos mais diferentes segmentos. Estudos comprovam que a inserção lúdico proporciona uma aprendizagem significativa dos alunos, desenvolvendo o senso crítico e a reflexão para resolução de problemas matemáticos. Considera-se, portanto, que o professor enquanto mediador proporcione práticas pedagógicas que desenvolvam momentos lúdicos de aprendizagem no qual o aluno sinta-se parte do conhecimento estudado. A nossa pesquisa é qualitativa baseada principalmente em resultados por meios de questionários destinados a gestão escolar, aos professores e aos alunos, onde aborda questões sobre os jogos matemáticos e o laboratório da escola. Os resultados mostraram que as práticas dos jogos e o laboratório de matemática são promissores, porém necessita muito de capacitação dos professores e mais incentivo na parte dos professores com os conteúdos em sala de aula. Por fim, nossa dissertação utilizou uma revisão bibliográfica, coletou informações por meio de questionário escolar e de sites encontrados na base de dados Google.This work aimed to study mathematical concepts through a playful educational practice through mathematical games within the school laboratory. The ludic is a very widespread practice in educational environments because it helps to improve the quality of teaching and is being increasingly used by teachers in the most different segments. Studies prove that the playful insertion provides significant learning for students, developing critical thinking and reflection to solve mathematical problems. Therefore, it is considered that the teacher as a mediator provides pedagogical practices that develop playful moments of learning in which the student feels part of the knowledge studied. Our research is qualitative based mainly on results through questionnaires intended for school management, teachers and students, where it addresses questions about mathematical games and the school laboratory. The results showed that the practices of games and the math laboratory are promising, but it needs a lot of training from teachers and more incentive on the part of teachers with the contents in the classroom. Finally, our dissertation used a literature review, collected information through a school questionnaire and websites found in the Google database.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATYanes, Maria Isabelle Silva Diashttp://lattes.cnpq.br/8509829767195598Coelho Neto, Elias Diashttp://lattes.cnpq.br/3898684024508889Costa, Claudilene Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/9041959943665343Oliveira, Bruno Aldo de2022-05-16T16:30:44Z2999-12-312022-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Bruno Aldo de. Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio. 2022. 99f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4357porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-05-16T16:30:59Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-05-16T16:30:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio
Games: a contextualized approach to teaching mathematics in the scope of the laboratory of Escola Frei Cassiano Comacchio
title Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio
spellingShingle Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio
Oliveira, Bruno Aldo de
Ensino da matemática
Práticas pedagógicas
Jogos didáticos
Laboratório de matemática
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio
title_full Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio
title_fullStr Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio
title_full_unstemmed Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio
title_sort Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio
author Oliveira, Bruno Aldo de
author_facet Oliveira, Bruno Aldo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yanes, Maria Isabelle Silva Dias
http://lattes.cnpq.br/8509829767195598
Coelho Neto, Elias Dias
http://lattes.cnpq.br/3898684024508889
Costa, Claudilene Gomes da
http://lattes.cnpq.br/9041959943665343
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bruno Aldo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Práticas pedagógicas
Jogos didáticos
Laboratório de matemática
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino da matemática
Práticas pedagógicas
Jogos didáticos
Laboratório de matemática
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Este trabalho teve como objetivo estudar conceitos matemáticos por meio de uma prática educativa lúdica através do jogos matemáticos dentro do laboratório escolar. O lúdico é uma prática bastante difundida nos meios educacionais pois colabora com a melhoria da qualidade do ensino e vem sendo cada dia mais utilizada pelos professores nos mais diferentes segmentos. Estudos comprovam que a inserção lúdico proporciona uma aprendizagem significativa dos alunos, desenvolvendo o senso crítico e a reflexão para resolução de problemas matemáticos. Considera-se, portanto, que o professor enquanto mediador proporcione práticas pedagógicas que desenvolvam momentos lúdicos de aprendizagem no qual o aluno sinta-se parte do conhecimento estudado. A nossa pesquisa é qualitativa baseada principalmente em resultados por meios de questionários destinados a gestão escolar, aos professores e aos alunos, onde aborda questões sobre os jogos matemáticos e o laboratório da escola. Os resultados mostraram que as práticas dos jogos e o laboratório de matemática são promissores, porém necessita muito de capacitação dos professores e mais incentivo na parte dos professores com os conteúdos em sala de aula. Por fim, nossa dissertação utilizou uma revisão bibliográfica, coletou informações por meio de questionário escolar e de sites encontrados na base de dados Google.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-16T16:30:44Z
2022-04-08
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Bruno Aldo de. Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio. 2022. 99f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4357
identifier_str_mv OLIVEIRA, Bruno Aldo de. Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio. 2022. 99f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458431368626176