Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4357 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo estudar conceitos matemáticos por meio de uma prática educativa lúdica através do jogos matemáticos dentro do laboratório escolar. O lúdico é uma prática bastante difundida nos meios educacionais pois colabora com a melhoria da qualidade do ensino e vem sendo cada dia mais utilizada pelos professores nos mais diferentes segmentos. Estudos comprovam que a inserção lúdico proporciona uma aprendizagem significativa dos alunos, desenvolvendo o senso crítico e a reflexão para resolução de problemas matemáticos. Considera-se, portanto, que o professor enquanto mediador proporcione práticas pedagógicas que desenvolvam momentos lúdicos de aprendizagem no qual o aluno sinta-se parte do conhecimento estudado. A nossa pesquisa é qualitativa baseada principalmente em resultados por meios de questionários destinados a gestão escolar, aos professores e aos alunos, onde aborda questões sobre os jogos matemáticos e o laboratório da escola. Os resultados mostraram que as práticas dos jogos e o laboratório de matemática são promissores, porém necessita muito de capacitação dos professores e mais incentivo na parte dos professores com os conteúdos em sala de aula. Por fim, nossa dissertação utilizou uma revisão bibliográfica, coletou informações por meio de questionário escolar e de sites encontrados na base de dados Google. |
id |
UEPB_de03298579dce7883eee53f9dc946cd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4357 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano ComacchioGames: a contextualized approach to teaching mathematics in the scope of the laboratory of Escola Frei Cassiano ComacchioEnsino da matemáticaPráticas pedagógicasJogos didáticosLaboratório de matemáticaEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho teve como objetivo estudar conceitos matemáticos por meio de uma prática educativa lúdica através do jogos matemáticos dentro do laboratório escolar. O lúdico é uma prática bastante difundida nos meios educacionais pois colabora com a melhoria da qualidade do ensino e vem sendo cada dia mais utilizada pelos professores nos mais diferentes segmentos. Estudos comprovam que a inserção lúdico proporciona uma aprendizagem significativa dos alunos, desenvolvendo o senso crítico e a reflexão para resolução de problemas matemáticos. Considera-se, portanto, que o professor enquanto mediador proporcione práticas pedagógicas que desenvolvam momentos lúdicos de aprendizagem no qual o aluno sinta-se parte do conhecimento estudado. A nossa pesquisa é qualitativa baseada principalmente em resultados por meios de questionários destinados a gestão escolar, aos professores e aos alunos, onde aborda questões sobre os jogos matemáticos e o laboratório da escola. Os resultados mostraram que as práticas dos jogos e o laboratório de matemática são promissores, porém necessita muito de capacitação dos professores e mais incentivo na parte dos professores com os conteúdos em sala de aula. Por fim, nossa dissertação utilizou uma revisão bibliográfica, coletou informações por meio de questionário escolar e de sites encontrados na base de dados Google.This work aimed to study mathematical concepts through a playful educational practice through mathematical games within the school laboratory. The ludic is a very widespread practice in educational environments because it helps to improve the quality of teaching and is being increasingly used by teachers in the most different segments. Studies prove that the playful insertion provides significant learning for students, developing critical thinking and reflection to solve mathematical problems. Therefore, it is considered that the teacher as a mediator provides pedagogical practices that develop playful moments of learning in which the student feels part of the knowledge studied. Our research is qualitative based mainly on results through questionnaires intended for school management, teachers and students, where it addresses questions about mathematical games and the school laboratory. The results showed that the practices of games and the math laboratory are promising, but it needs a lot of training from teachers and more incentive on the part of teachers with the contents in the classroom. Finally, our dissertation used a literature review, collected information through a school questionnaire and websites found in the Google database.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATYanes, Maria Isabelle Silva Diashttp://lattes.cnpq.br/8509829767195598Coelho Neto, Elias Diashttp://lattes.cnpq.br/3898684024508889Costa, Claudilene Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/9041959943665343Oliveira, Bruno Aldo de2022-05-16T16:30:44Z2999-12-312022-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Bruno Aldo de. Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio. 2022. 99f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4357porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-05-16T16:30:59Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-05-16T16:30:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio Games: a contextualized approach to teaching mathematics in the scope of the laboratory of Escola Frei Cassiano Comacchio |
title |
Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio |
spellingShingle |
Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio Oliveira, Bruno Aldo de Ensino da matemática Práticas pedagógicas Jogos didáticos Laboratório de matemática EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio |
title_full |
Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio |
title_fullStr |
Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio |
title_full_unstemmed |
Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio |
title_sort |
Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio |
author |
Oliveira, Bruno Aldo de |
author_facet |
Oliveira, Bruno Aldo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Yanes, Maria Isabelle Silva Dias http://lattes.cnpq.br/8509829767195598 Coelho Neto, Elias Dias http://lattes.cnpq.br/3898684024508889 Costa, Claudilene Gomes da http://lattes.cnpq.br/9041959943665343 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Bruno Aldo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática Práticas pedagógicas Jogos didáticos Laboratório de matemática EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino da matemática Práticas pedagógicas Jogos didáticos Laboratório de matemática EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Este trabalho teve como objetivo estudar conceitos matemáticos por meio de uma prática educativa lúdica através do jogos matemáticos dentro do laboratório escolar. O lúdico é uma prática bastante difundida nos meios educacionais pois colabora com a melhoria da qualidade do ensino e vem sendo cada dia mais utilizada pelos professores nos mais diferentes segmentos. Estudos comprovam que a inserção lúdico proporciona uma aprendizagem significativa dos alunos, desenvolvendo o senso crítico e a reflexão para resolução de problemas matemáticos. Considera-se, portanto, que o professor enquanto mediador proporcione práticas pedagógicas que desenvolvam momentos lúdicos de aprendizagem no qual o aluno sinta-se parte do conhecimento estudado. A nossa pesquisa é qualitativa baseada principalmente em resultados por meios de questionários destinados a gestão escolar, aos professores e aos alunos, onde aborda questões sobre os jogos matemáticos e o laboratório da escola. Os resultados mostraram que as práticas dos jogos e o laboratório de matemática são promissores, porém necessita muito de capacitação dos professores e mais incentivo na parte dos professores com os conteúdos em sala de aula. Por fim, nossa dissertação utilizou uma revisão bibliográfica, coletou informações por meio de questionário escolar e de sites encontrados na base de dados Google. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-16T16:30:44Z 2022-04-08 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Bruno Aldo de. Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio. 2022. 99f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4357 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Bruno Aldo de. Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio. 2022. 99f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458431368626176 |