Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102704 |
Resumo: | Este trabalho procura mostrar a importância e a contribuição dos laboratórios de matemática, o uso de materiais pedagógicos e os jogos digitais como uma metodologia inovadora na aprendizagem da matemática. Mostra os materiais manipuláveis e jogos utilizados, além dos benefícios e das dificuldades encontradas por professores e alunos, na utilização dos materiais e do laboratório. Busca também, verificar qual o papel do professor e dos alunos frente aos jogos na sala do laboratório de informática/matemática. Para estudar essas questões; os jogos e os laboratórios foram historicamente relacionados com as tendências pedagógicas conhecidas. Realizou-se após uma pesquisa com 25 professores, 5 coordenadores pedagógicos e com 50 alunos. Também foram observadas nas escolas quando os alunos utilizavam os jogos na sala de informática e trabalhavam com os materiais manipuláveis no laboratório/sala de matemática. Após a coleta de dados, as respostas foram analisadas e fundamentadas teoricamente em autores como: Mello e Souza ( 1957 ), Tahan ( 1961 ), Lorenzatto ( 1983 ), Wolff ( 1996 ), Dante ( 2000 ), Lara ( 2003 ), entre outros. A intenção desse trabalho é traçar uma visão geral do funcionamento dos laboratórios de matemática/informática e como são usados os jogos digitais nas escolas; para oferecer subsídio como referencial àqueles que se interessarem por laboratórios e jogos. |
id |
UFRGS-2_110452302769406bdbd216dc9198397d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102704 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria Elisabete Bonatto DaJunior, Paulo Augusto de Freitas Cabra2014-09-10T02:11:39Z2012http://hdl.handle.net/10183/102704000917727Este trabalho procura mostrar a importância e a contribuição dos laboratórios de matemática, o uso de materiais pedagógicos e os jogos digitais como uma metodologia inovadora na aprendizagem da matemática. Mostra os materiais manipuláveis e jogos utilizados, além dos benefícios e das dificuldades encontradas por professores e alunos, na utilização dos materiais e do laboratório. Busca também, verificar qual o papel do professor e dos alunos frente aos jogos na sala do laboratório de informática/matemática. Para estudar essas questões; os jogos e os laboratórios foram historicamente relacionados com as tendências pedagógicas conhecidas. Realizou-se após uma pesquisa com 25 professores, 5 coordenadores pedagógicos e com 50 alunos. Também foram observadas nas escolas quando os alunos utilizavam os jogos na sala de informática e trabalhavam com os materiais manipuláveis no laboratório/sala de matemática. Após a coleta de dados, as respostas foram analisadas e fundamentadas teoricamente em autores como: Mello e Souza ( 1957 ), Tahan ( 1961 ), Lorenzatto ( 1983 ), Wolff ( 1996 ), Dante ( 2000 ), Lara ( 2003 ), entre outros. A intenção desse trabalho é traçar uma visão geral do funcionamento dos laboratórios de matemática/informática e como são usados os jogos digitais nas escolas; para oferecer subsídio como referencial àqueles que se interessarem por laboratórios e jogos.This paper seeks to show the importance and contribution of mathematics laboratories, the use of teaching materials and digital games as an innovative methodology in learning mathematics. Shows manipulatives and games used, and the benefits and difficulties encountered by teachers and students in the use of materials and laboratory. Search also verify the role of the teacher and the students in front of the game room computer lab / math. To study these questions, games and labs are historically related to teaching trends known. Was performed after a survey of 25 teachers, pedagogic coordinators and 5 with 50 students. Were also seen in schools when students used the games in the computer room and working with manipulatives in the lab / lounge math. After collecting data, the responses were analyzed and theoretically grounded in authors such as: Mello e Souza (1957), Tahan (1961), Lorenzatto (1983), Wolff (1996), Dante (2000), Lara (2003), among others. The intention of this paper is to outline an overview of the functioning of laboratories math / computer science and how digital games are used in schools, to offer subsidy as a reference for those who are interested laboratories and games.application/pdfporMatemáticaEnsinoLaboratório de informáticaJogos pedagógicosMathematicsDigital gamesComputer labEducationLaboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917727.pdf000917727.pdfTexto completoapplication/pdf505862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102704/1/000917727.pdff02fd5466871ae543d0b4375560d5248MD51TEXT000917727.pdf.txt000917727.pdf.txtExtracted Texttext/plain68099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102704/2/000917727.pdf.txt6f4b97297d0969a0ecbb3ebf161debd9MD52THUMBNAIL000917727.pdf.jpg000917727.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102704/3/000917727.pdf.jpg7879cb4145ec3cf49f1da944751ee4d3MD5310183/1027042018-10-23 09:13:52.714oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102704Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-23T12:13:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias |
title |
Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias |
spellingShingle |
Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias Silva, Maria Elisabete Bonatto Da Matemática Ensino Laboratório de informática Jogos pedagógicos Mathematics Digital games Computer lab Education |
title_short |
Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias |
title_full |
Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias |
title_fullStr |
Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias |
title_full_unstemmed |
Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias |
title_sort |
Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias |
author |
Silva, Maria Elisabete Bonatto Da |
author_facet |
Silva, Maria Elisabete Bonatto Da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Elisabete Bonatto Da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabra |
contributor_str_mv |
Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino Laboratório de informática Jogos pedagógicos |
topic |
Matemática Ensino Laboratório de informática Jogos pedagógicos Mathematics Digital games Computer lab Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics Digital games Computer lab Education |
description |
Este trabalho procura mostrar a importância e a contribuição dos laboratórios de matemática, o uso de materiais pedagógicos e os jogos digitais como uma metodologia inovadora na aprendizagem da matemática. Mostra os materiais manipuláveis e jogos utilizados, além dos benefícios e das dificuldades encontradas por professores e alunos, na utilização dos materiais e do laboratório. Busca também, verificar qual o papel do professor e dos alunos frente aos jogos na sala do laboratório de informática/matemática. Para estudar essas questões; os jogos e os laboratórios foram historicamente relacionados com as tendências pedagógicas conhecidas. Realizou-se após uma pesquisa com 25 professores, 5 coordenadores pedagógicos e com 50 alunos. Também foram observadas nas escolas quando os alunos utilizavam os jogos na sala de informática e trabalhavam com os materiais manipuláveis no laboratório/sala de matemática. Após a coleta de dados, as respostas foram analisadas e fundamentadas teoricamente em autores como: Mello e Souza ( 1957 ), Tahan ( 1961 ), Lorenzatto ( 1983 ), Wolff ( 1996 ), Dante ( 2000 ), Lara ( 2003 ), entre outros. A intenção desse trabalho é traçar uma visão geral do funcionamento dos laboratórios de matemática/informática e como são usados os jogos digitais nas escolas; para oferecer subsídio como referencial àqueles que se interessarem por laboratórios e jogos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102704 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917727 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102704 |
identifier_str_mv |
000917727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102704/1/000917727.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102704/2/000917727.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102704/3/000917727.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f02fd5466871ae543d0b4375560d5248 6f4b97297d0969a0ecbb3ebf161debd9 7879cb4145ec3cf49f1da944751ee4d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724568034344960 |