Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Download full: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2688 |
Summary: | A presente pesquisa teve por objetivo investigar quais as estratégias utilizadas por alunos licenciandos em matemática na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6º ano do ensino fundamental. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um teste, classificado em dois tipos A e B. Neste teste, dispomos sete questões com problemas de partilha, segundo o encadeamento definido por Marchand e Bednarz (1999). Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) e a classificação das estratégias de resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do ensino superior e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentam mais dificuldade na resolução de um determinado problema de partilha da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Notamos também relações semelhantes em nossa análise em comparação à natureza dos problemas. Os resultados apontam também que os alunos utilizam as mesmas estratégias de resolução, independente do grau de escolarização. |
id |
UEPB_e8fcd3423572e70b56722da5d93018aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2688 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilhaStrategies used for graduates in mathematics in the share troubleshootingProblemas de partilhaResolução de problemasEstratégias de baseÁlgebraSharing problemsTroubleshootingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa teve por objetivo investigar quais as estratégias utilizadas por alunos licenciandos em matemática na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6º ano do ensino fundamental. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um teste, classificado em dois tipos A e B. Neste teste, dispomos sete questões com problemas de partilha, segundo o encadeamento definido por Marchand e Bednarz (1999). Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) e a classificação das estratégias de resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do ensino superior e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentam mais dificuldade na resolução de um determinado problema de partilha da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Notamos também relações semelhantes em nossa análise em comparação à natureza dos problemas. Os resultados apontam também que os alunos utilizam as mesmas estratégias de resolução, independente do grau de escolarização.This research aimed to investigate the strategies used by undergraduate students in mathematics in solving shared problems. Our reference was of the research Câmara and Oliveira (2010), which also investigated the strategies used by students in the 6th grade of elementary school. Used as data collection instrument a test, classified into two types A and B. In this test, we have seven questions with sharing problems, according to the thread defined by Marchand and Bednarz (1999). We used as analytical categories constructed by the House and Oliveira (2010) and the classification of problems of algebraic structure type sharing solving strategies. Finally, we perform the analysis of the collected data, verifying the performance and basic strategies used by the subjects of higher education and comparing the results with of the research Câmara and Oliveira (2010). The results showed that students have more difficulty in solving a particular problem sharing the same way that of study Câmara and Oliveira (2010). We also noticed similar relationships in our analysis compared the nature of the problems. The results also indicate that students use the same resolution strategies, regardless of level of education.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMenezes, Marcus Bessa de00902766716http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Santos, Marcelo Câmara dos44022565772http://lattes.cnpq.br/4785455419210090Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Silva, Estevão Luis Paiva da2016-12-06T19:18:13Z2016-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, E. L. P. da. Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha. 2016. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-12-07T04:05:59Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-12-07T04:05:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha Strategies used for graduates in mathematics in the share troubleshooting |
title |
Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha |
spellingShingle |
Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha Silva, Estevão Luis Paiva da Problemas de partilha Resolução de problemas Estratégias de base Álgebra Sharing problems Troubleshooting EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha |
title_full |
Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha |
title_fullStr |
Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha |
title_full_unstemmed |
Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha |
title_sort |
Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha |
author |
Silva, Estevão Luis Paiva da |
author_facet |
Silva, Estevão Luis Paiva da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Marcus Bessa de 00902766716 http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 Santos, Marcelo Câmara dos 44022565772 http://lattes.cnpq.br/4785455419210090 Almeida, José Joelson Pimentel de 63284626468 http://lattes.cnpq.br/8166150091846962 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Estevão Luis Paiva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas de partilha Resolução de problemas Estratégias de base Álgebra Sharing problems Troubleshooting EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Problemas de partilha Resolução de problemas Estratégias de base Álgebra Sharing problems Troubleshooting EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A presente pesquisa teve por objetivo investigar quais as estratégias utilizadas por alunos licenciandos em matemática na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6º ano do ensino fundamental. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um teste, classificado em dois tipos A e B. Neste teste, dispomos sete questões com problemas de partilha, segundo o encadeamento definido por Marchand e Bednarz (1999). Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) e a classificação das estratégias de resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do ensino superior e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentam mais dificuldade na resolução de um determinado problema de partilha da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Notamos também relações semelhantes em nossa análise em comparação à natureza dos problemas. Os resultados apontam também que os alunos utilizam as mesmas estratégias de resolução, independente do grau de escolarização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-06T19:18:13Z 2016-09-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, E. L. P. da. Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha. 2016. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2688 |
identifier_str_mv |
SILVA, E. L. P. da. Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha. 2016. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458415387279360 |