Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Estevão Luis Paiva da
Publication Date: 2016
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Download full: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2688
Summary: A presente pesquisa teve por objetivo investigar quais as estratégias utilizadas por alunos licenciandos em matemática na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6º ano do ensino fundamental. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um teste, classificado em dois tipos A e B. Neste teste, dispomos sete questões com problemas de partilha, segundo o encadeamento definido por Marchand e Bednarz (1999). Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) e a classificação das estratégias de resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do ensino superior e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentam mais dificuldade na resolução de um determinado problema de partilha da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Notamos também relações semelhantes em nossa análise em comparação à natureza dos problemas. Os resultados apontam também que os alunos utilizam as mesmas estratégias de resolução, independente do grau de escolarização.
id UEPB_e8fcd3423572e70b56722da5d93018aa
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2688
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilhaStrategies used for graduates in mathematics in the share troubleshootingProblemas de partilhaResolução de problemasEstratégias de baseÁlgebraSharing problemsTroubleshootingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa teve por objetivo investigar quais as estratégias utilizadas por alunos licenciandos em matemática na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6º ano do ensino fundamental. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um teste, classificado em dois tipos A e B. Neste teste, dispomos sete questões com problemas de partilha, segundo o encadeamento definido por Marchand e Bednarz (1999). Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) e a classificação das estratégias de resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do ensino superior e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentam mais dificuldade na resolução de um determinado problema de partilha da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Notamos também relações semelhantes em nossa análise em comparação à natureza dos problemas. Os resultados apontam também que os alunos utilizam as mesmas estratégias de resolução, independente do grau de escolarização.This research aimed to investigate the strategies used by undergraduate students in mathematics in solving shared problems. Our reference was of the research Câmara and Oliveira (2010), which also investigated the strategies used by students in the 6th grade of elementary school. Used as data collection instrument a test, classified into two types A and B. In this test, we have seven questions with sharing problems, according to the thread defined by Marchand and Bednarz (1999). We used as analytical categories constructed by the House and Oliveira (2010) and the classification of problems of algebraic structure type sharing solving strategies. Finally, we perform the analysis of the collected data, verifying the performance and basic strategies used by the subjects of higher education and comparing the results with of the research Câmara and Oliveira (2010). The results showed that students have more difficulty in solving a particular problem sharing the same way that of study Câmara and Oliveira (2010). We also noticed similar relationships in our analysis compared the nature of the problems. The results also indicate that students use the same resolution strategies, regardless of level of education.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMenezes, Marcus Bessa de00902766716http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Santos, Marcelo Câmara dos44022565772http://lattes.cnpq.br/4785455419210090Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Silva, Estevão Luis Paiva da2016-12-06T19:18:13Z2016-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, E. L. P. da. Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha. 2016. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-12-07T04:05:59Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-12-07T04:05:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha
Strategies used for graduates in mathematics in the share troubleshooting
title Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha
spellingShingle Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha
Silva, Estevão Luis Paiva da
Problemas de partilha
Resolução de problemas
Estratégias de base
Álgebra
Sharing problems
Troubleshooting
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha
title_full Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha
title_fullStr Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha
title_full_unstemmed Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha
title_sort Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha
author Silva, Estevão Luis Paiva da
author_facet Silva, Estevão Luis Paiva da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Marcus Bessa de
00902766716
http://lattes.cnpq.br/7719250848803909
Santos, Marcelo Câmara dos
44022565772
http://lattes.cnpq.br/4785455419210090
Almeida, José Joelson Pimentel de
63284626468
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Estevão Luis Paiva da
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas de partilha
Resolução de problemas
Estratégias de base
Álgebra
Sharing problems
Troubleshooting
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Problemas de partilha
Resolução de problemas
Estratégias de base
Álgebra
Sharing problems
Troubleshooting
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A presente pesquisa teve por objetivo investigar quais as estratégias utilizadas por alunos licenciandos em matemática na resolução de problemas de partilha. Nossa referência foi a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010), que também investigaram as estratégias utilizadas por alunos do 6º ano do ensino fundamental. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um teste, classificado em dois tipos A e B. Neste teste, dispomos sete questões com problemas de partilha, segundo o encadeamento definido por Marchand e Bednarz (1999). Utilizamos como categorias de análises as construídas por Câmara e Oliveira (2010) e a classificação das estratégias de resolução de problemas de estrutura algébrica tipo partilha. Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do ensino superior e comparando os resultados com a pesquisa de Câmara e Oliveira (2010). Os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentam mais dificuldade na resolução de um determinado problema de partilha da mesma forma que no estudo de Câmara e Oliveira (2010). Notamos também relações semelhantes em nossa análise em comparação à natureza dos problemas. Os resultados apontam também que os alunos utilizam as mesmas estratégias de resolução, independente do grau de escolarização.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06T19:18:13Z
2016-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, E. L. P. da. Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha. 2016. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2688
identifier_str_mv SILVA, E. L. P. da. Estratégias utilizadas por licenciados em Matemática na resolução de problemas de partilha. 2016. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458415387279360