O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberto Vieira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3292
Resumo: Como sabemos, o ensino de física há tempos enfrenta grandes dificuldades e a busca de ações metodológicas a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos dessa disciplina sempre estão em vigor. Nesse contexto, por entendermos que as atividades experimentais podem viabilizar a redução dessas dificuldades, dependendo do tipo de abordagem, vinculamos o seu uso à tecnologia, com fins de alcançar tal objetivo. Neste sentido, desenvolvemos uma proposta de sequência didática para auxiliar o professor de Física do ensino médio na utilização da robótica educacional, mas especificamente dos kits de robótica educacional da FISCHERTECHNIK que foram implementados na rede estadual de ensino da Paraíba relacionados aos conteúdos do primeiro ano do ensino médio, mais especificamente, aceleração, massa inercial, força, aceleração centrípeta e força centrípeta. A sequência didática sustenta-se teoricamente na abordagem problematizadora de Angotti e Delizoicov e foi organizada para ser trabalhada em dezesseis horas/aulas.
id UEPB_eb8baf21779d9b28c19d568dfe063cb6
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3292
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e forçaEnsino de FísicaRobótica educacionalAtividades experimentaisEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMComo sabemos, o ensino de física há tempos enfrenta grandes dificuldades e a busca de ações metodológicas a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos dessa disciplina sempre estão em vigor. Nesse contexto, por entendermos que as atividades experimentais podem viabilizar a redução dessas dificuldades, dependendo do tipo de abordagem, vinculamos o seu uso à tecnologia, com fins de alcançar tal objetivo. Neste sentido, desenvolvemos uma proposta de sequência didática para auxiliar o professor de Física do ensino médio na utilização da robótica educacional, mas especificamente dos kits de robótica educacional da FISCHERTECHNIK que foram implementados na rede estadual de ensino da Paraíba relacionados aos conteúdos do primeiro ano do ensino médio, mais especificamente, aceleração, massa inercial, força, aceleração centrípeta e força centrípeta. A sequência didática sustenta-se teoricamente na abordagem problematizadora de Angotti e Delizoicov e foi organizada para ser trabalhada em dezesseis horas/aulas.As we know the teaching of physics has long faced great difficulties and the search for methodological actions in order to favor the teaching-learning process of their concepts are always in force. In this context, because we understand that experimental activities can make it possible to reduce these difficulties, depending on the type of approach, we link their use to technology in order to achieve this objective. In this sense, we developed a didactic sequence proposal to assist the high school physics teacher in the use of educational robotics, but specifically the FISCHERTECHNIK educational robotics kits that were implemented in the Paraíba state education network related to the contents of the first year of the Higher education, more specifically, acceleration, inertial mass, force, centripetal acceleration and centripetal force. The didactic sequence is theoretically based on the problematic approach of Angotti and Delizoicov and was organized to be worked in sixteen hours / classes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFSilveira, Alessandro Frederico da92791662772http://lattes.cnpq.br/3694934576040433Lima, Lourivaldo Mota32506007715http://lattes.cnpq.br/9373787646962027Freitas, Heron Neves de48886106653http://lattes.cnpq.br/5999148176771819Silva, Roberto Vieira da2019-04-24T15:04:53Z2018-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, R. V. da. O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força. 2018. 70f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-04-25T04:25:07Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-04-25T04:25:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força
title O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força
spellingShingle O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força
Silva, Roberto Vieira da
Ensino de Física
Robótica educacional
Atividades experimentais
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força
title_full O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força
title_fullStr O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força
title_full_unstemmed O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força
title_sort O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força
author Silva, Roberto Vieira da
author_facet Silva, Roberto Vieira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Alessandro Frederico da
92791662772
http://lattes.cnpq.br/3694934576040433
Lima, Lourivaldo Mota
32506007715
http://lattes.cnpq.br/9373787646962027
Freitas, Heron Neves de
48886106653
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roberto Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Robótica educacional
Atividades experimentais
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Física
Robótica educacional
Atividades experimentais
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Como sabemos, o ensino de física há tempos enfrenta grandes dificuldades e a busca de ações metodológicas a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos dessa disciplina sempre estão em vigor. Nesse contexto, por entendermos que as atividades experimentais podem viabilizar a redução dessas dificuldades, dependendo do tipo de abordagem, vinculamos o seu uso à tecnologia, com fins de alcançar tal objetivo. Neste sentido, desenvolvemos uma proposta de sequência didática para auxiliar o professor de Física do ensino médio na utilização da robótica educacional, mas especificamente dos kits de robótica educacional da FISCHERTECHNIK que foram implementados na rede estadual de ensino da Paraíba relacionados aos conteúdos do primeiro ano do ensino médio, mais especificamente, aceleração, massa inercial, força, aceleração centrípeta e força centrípeta. A sequência didática sustenta-se teoricamente na abordagem problematizadora de Angotti e Delizoicov e foi organizada para ser trabalhada em dezesseis horas/aulas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
2019-04-24T15:04:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, R. V. da. O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força. 2018. 70f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3292
identifier_str_mv SILVA, R. V. da. O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força. 2018. 70f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458420861894656