O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3292 |
Resumo: | Como sabemos, o ensino de física há tempos enfrenta grandes dificuldades e a busca de ações metodológicas a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos dessa disciplina sempre estão em vigor. Nesse contexto, por entendermos que as atividades experimentais podem viabilizar a redução dessas dificuldades, dependendo do tipo de abordagem, vinculamos o seu uso à tecnologia, com fins de alcançar tal objetivo. Neste sentido, desenvolvemos uma proposta de sequência didática para auxiliar o professor de Física do ensino médio na utilização da robótica educacional, mas especificamente dos kits de robótica educacional da FISCHERTECHNIK que foram implementados na rede estadual de ensino da Paraíba relacionados aos conteúdos do primeiro ano do ensino médio, mais especificamente, aceleração, massa inercial, força, aceleração centrípeta e força centrípeta. A sequência didática sustenta-se teoricamente na abordagem problematizadora de Angotti e Delizoicov e foi organizada para ser trabalhada em dezesseis horas/aulas. |
id |
UEPB_eb8baf21779d9b28c19d568dfe063cb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3292 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e forçaEnsino de FísicaRobótica educacionalAtividades experimentaisEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMComo sabemos, o ensino de física há tempos enfrenta grandes dificuldades e a busca de ações metodológicas a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos dessa disciplina sempre estão em vigor. Nesse contexto, por entendermos que as atividades experimentais podem viabilizar a redução dessas dificuldades, dependendo do tipo de abordagem, vinculamos o seu uso à tecnologia, com fins de alcançar tal objetivo. Neste sentido, desenvolvemos uma proposta de sequência didática para auxiliar o professor de Física do ensino médio na utilização da robótica educacional, mas especificamente dos kits de robótica educacional da FISCHERTECHNIK que foram implementados na rede estadual de ensino da Paraíba relacionados aos conteúdos do primeiro ano do ensino médio, mais especificamente, aceleração, massa inercial, força, aceleração centrípeta e força centrípeta. A sequência didática sustenta-se teoricamente na abordagem problematizadora de Angotti e Delizoicov e foi organizada para ser trabalhada em dezesseis horas/aulas.As we know the teaching of physics has long faced great difficulties and the search for methodological actions in order to favor the teaching-learning process of their concepts are always in force. In this context, because we understand that experimental activities can make it possible to reduce these difficulties, depending on the type of approach, we link their use to technology in order to achieve this objective. In this sense, we developed a didactic sequence proposal to assist the high school physics teacher in the use of educational robotics, but specifically the FISCHERTECHNIK educational robotics kits that were implemented in the Paraíba state education network related to the contents of the first year of the Higher education, more specifically, acceleration, inertial mass, force, centripetal acceleration and centripetal force. The didactic sequence is theoretically based on the problematic approach of Angotti and Delizoicov and was organized to be worked in sixteen hours / classes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFSilveira, Alessandro Frederico da92791662772http://lattes.cnpq.br/3694934576040433Lima, Lourivaldo Mota32506007715http://lattes.cnpq.br/9373787646962027Freitas, Heron Neves de48886106653http://lattes.cnpq.br/5999148176771819Silva, Roberto Vieira da2019-04-24T15:04:53Z2018-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, R. V. da. O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força. 2018. 70f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-04-25T04:25:07Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-04-25T04:25:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força |
title |
O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força |
spellingShingle |
O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força Silva, Roberto Vieira da Ensino de Física Robótica educacional Atividades experimentais EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força |
title_full |
O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força |
title_fullStr |
O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força |
title_full_unstemmed |
O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força |
title_sort |
O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força |
author |
Silva, Roberto Vieira da |
author_facet |
Silva, Roberto Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Alessandro Frederico da 92791662772 http://lattes.cnpq.br/3694934576040433 Lima, Lourivaldo Mota 32506007715 http://lattes.cnpq.br/9373787646962027 Freitas, Heron Neves de 48886106653 http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Roberto Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Robótica educacional Atividades experimentais EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de Física Robótica educacional Atividades experimentais EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Como sabemos, o ensino de física há tempos enfrenta grandes dificuldades e a busca de ações metodológicas a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos dessa disciplina sempre estão em vigor. Nesse contexto, por entendermos que as atividades experimentais podem viabilizar a redução dessas dificuldades, dependendo do tipo de abordagem, vinculamos o seu uso à tecnologia, com fins de alcançar tal objetivo. Neste sentido, desenvolvemos uma proposta de sequência didática para auxiliar o professor de Física do ensino médio na utilização da robótica educacional, mas especificamente dos kits de robótica educacional da FISCHERTECHNIK que foram implementados na rede estadual de ensino da Paraíba relacionados aos conteúdos do primeiro ano do ensino médio, mais especificamente, aceleração, massa inercial, força, aceleração centrípeta e força centrípeta. A sequência didática sustenta-se teoricamente na abordagem problematizadora de Angotti e Delizoicov e foi organizada para ser trabalhada em dezesseis horas/aulas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-23 2019-04-24T15:04:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, R. V. da. O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força. 2018. 70f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3292 |
identifier_str_mv |
SILVA, R. V. da. O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força. 2018. 70f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458420861894656 |