“O menino do Oboé e "Baobá": os letramentos literário e étnico-racial na sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4987 |
Resumo: | Este estudo trata de uma pesquisa sobre uma experiência de leitura literária no ambiente escolar, possibilitando reflexões a respeito do exercício da cidadania quanto ao reconhecimento da diversidade étnico-racial. Teve por objetivo promover a leitura literária na perspectiva do letramento a partir do gênero conto, dando ênfase à recepção da leitura literária quanto às questões da ancestralidade e da identidade afro-brasileira. A proposta de leitura foi desenvolvida com alunos do 9º ano de uma escola da rede pública, da cidade de Campina Grande-PB. Os contos selecionados como objeto de estudo, “O Menino do oboé” (2021) de Oswaldo de Camargo e “Baobá” (2021) de Eliana Alves Cruz, são parte de obras literárias de autoria negra que promovem uma concepção positiva em sua receptividade. Tendo por base os pressupostos da pesquisa-ação de natureza aplicada, usamos a metodologia da sequência expandida (Cosson, 2018), associada ao método recepcional (Aguiar; Bordini, 1988) para o processo de formação do leitor em relação ao Letramento Crítico Racial (Ferreira, 2015). Este estudo parte das orientações da BNCC (2018), da Lei Nº 10.639/03 (2003) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais (2004) e fundamenta-se em apontamentos teóricos de Freire (1984), Candido (2011), Jauss (1994), Aguiar e Bordini (1988), Louis Althusser (1970), Coracini (2007), Stuart Hall (2003 e 2006), Zilá Bernd (1988; 2013), Oliveira (2014), Street (2013 e 2014), Zilberman (1986 e 1989), Paulino; Cosson (2009, 2018, 2019), Kleiman (2012), Bento (2022), Cuti (2010), Golfam (2004), Gomes (2003, 2005), Munanga (2005 e 2010), dentre outros autores que colaboraram nas discussões temáticas desta pesquisa. Com base nos dados coletados e análises feitas nesta pesquisa, verificamos uma ampliação dos horizontes de expectativas dos leitores, oferecendo a possibilidade de reflexão sobre a diversidade étnico-racial brasileira. |
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“O menino do Oboé e "Baobá": os letramentos literário e étnico-racial na sala de aulaLiteratura afro-brasileira; Letramento literário; Letramento étnico-racial, Ensino.LETRAS::LITERATURA BRASILEIRAEste estudo trata de uma pesquisa sobre uma experiência de leitura literária no ambiente escolar, possibilitando reflexões a respeito do exercício da cidadania quanto ao reconhecimento da diversidade étnico-racial. Teve por objetivo promover a leitura literária na perspectiva do letramento a partir do gênero conto, dando ênfase à recepção da leitura literária quanto às questões da ancestralidade e da identidade afro-brasileira. A proposta de leitura foi desenvolvida com alunos do 9º ano de uma escola da rede pública, da cidade de Campina Grande-PB. Os contos selecionados como objeto de estudo, “O Menino do oboé” (2021) de Oswaldo de Camargo e “Baobá” (2021) de Eliana Alves Cruz, são parte de obras literárias de autoria negra que promovem uma concepção positiva em sua receptividade. Tendo por base os pressupostos da pesquisa-ação de natureza aplicada, usamos a metodologia da sequência expandida (Cosson, 2018), associada ao método recepcional (Aguiar; Bordini, 1988) para o processo de formação do leitor em relação ao Letramento Crítico Racial (Ferreira, 2015). Este estudo parte das orientações da BNCC (2018), da Lei Nº 10.639/03 (2003) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais (2004) e fundamenta-se em apontamentos teóricos de Freire (1984), Candido (2011), Jauss (1994), Aguiar e Bordini (1988), Louis Althusser (1970), Coracini (2007), Stuart Hall (2003 e 2006), Zilá Bernd (1988; 2013), Oliveira (2014), Street (2013 e 2014), Zilberman (1986 e 1989), Paulino; Cosson (2009, 2018, 2019), Kleiman (2012), Bento (2022), Cuti (2010), Golfam (2004), Gomes (2003, 2005), Munanga (2005 e 2010), dentre outros autores que colaboraram nas discussões temáticas desta pesquisa. Com base nos dados coletados e análises feitas nesta pesquisa, verificamos uma ampliação dos horizontes de expectativas dos leitores, oferecendo a possibilidade de reflexão sobre a diversidade étnico-racial brasileira.This study deals with research on a literary reading experience in the school environment, enabling reflections on the exercise of citizenship in terms of the recognition of ethnic-racial diversity. It aimed to promote literary reading from the perspective of literacy from the short story genre, emphasizing the reception of literary reading regarding issues of ancestry and Afro-Brazilian identity. The reading proposal was developed with 9th grade students from a public school in the city of Campina Grande-PB. The short stories selected as object of study, “O Menino do oboé” (2021) by Oswaldo de Camargo and “Baobá” (2021) by Eliana Alves Cruz, are literary works by black authors that promote a positive conception in their receptivity. Based on the assumptions of action research of an applied nature, we used the expanded sequence methodology (Cosson, 2018), associated with the reception method (Aguiar; Bordini, 1988) for the reader training process in relation to Critical Racial Literacy ( Ferreira, 2015). This study is based on the guidelines of the BNCC (2018), Law No. 10,639/03 (2003) and the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations (2004) and is based on theoretical notes by Freire (1984), Candido (2011), Jauss (1994), Aguiar e Bordini (1988), Louis Althusser (1970), Coracini (2007), Stuart Hall (2003 and 2006), Zilá Bernd (1988; 2013), Oliveira (2014), Street ( 2013 and 2014), Zilberman (1986 and 1989), Paulino; Cosson (2009, 2018, 2019), Kleiman (2012), Bento (2022), Cuti (2010), Golfam (2004), Gomes (2003, 2005), Munanga (2005 and 2010), among other authors who collaborated in the discussions themes of this research. Based on the data collected and analyzes carried out in this research, we verified a broadening of the horizons of readers' expectations, offering the possibility of reflection on Brazilian ethnic-racial diversityCAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCosta, Maria Suely da1891779191833711http://lattes.cnpq.br/1891779191833711Mangueira, José Vilian1430455873904407http://lattes.cnpq.br/1430455873904407DIAS, V. C. A.9467435917159475http://lattes.cnpq.br/9467435917159475Marinho, Adriana Cristina Trajano2024-06-06T14:01:04Z2024-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINHO, Adriana Cristina Trajano. “O MENINO DO OBOÉ” E “BAOBÁ”: OS LETRAMENTOS LITERÁRIO E ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA. 2024.139 p. 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