O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Izaias Nário da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4275
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis a partir de uma investigação qualitativa de modelos matemáticos à luz de aspectos da modelagem matemática. Para alcançar esse objetivo, utilizamos como metodologia científica, os dez passos propostos por Thomas A. Romberg, tornando-os uma espécie de “espinha dorsal” e possibilitando o desenvolvimento deste trabalho. Participaram como sujeitos da pesquisa oito estudantes do quarto período do curso de Licenciatura em Matemática, matriculados na disciplina denominada Calculo Diferencial e Integral III, no semestre letivo 2018.2. Esses estudantes foram instigados a investigar os modelos propostos em um contexto da Modelagem Matemática. Os dados foram coletados através das anotações no caderno de campo do pesquisador, das resoluções dos alunos oriundas de atividades desenvolvidas, de gravações, filmagens e dos questionários aplicados no decorrer dos encontros/aulas da disciplina. Nossa analise sobre as descrições das atividades desenvolvidas durante a pesquisa e nos depoimentos colhidos nas entrevistas aponta a existência da produção do conhecimento pertinente ao Cálculo Diferencial e Integral, no tocante as Funções de Várias Variáveis, sendo que a Modelagem Matemática teve sua importância e influência em fomentar nos alunos um relacionamento mais íntimo e autônomo com a teoria usada no processo, no sentido de compreensão, significado, aplicação, diálogos entre alunos, aluno-professor e execução de resoluções das atividades desenvolvidas. Nos primeiros modelos matemáticos trabalhados, o anseio dos alunos era aplicar algumas operações da matemática ou substituir valores que não tinham nexo, ou seja, ficou evidente a mecanização sem buscar uma compreensão, além do medo de expressar suas dúvidas. Os resultados indicam que os modelos matemáticos trabalhados de forma adequada no contexto da modelagem poderão trazer contribuições significativas para o ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis. Em conclusão do trabalho, constatou-se a necessidade de um espaço para a produção de significados pelos licenciandos e da relevância dessa produção para que eles não sejam simples aplicadores de conhecimentos produzidos por outros.
id UEPB_ee247989c435adca4179e0f3d61ab3ce
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4275
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aulaEducação MatemáticaModelagem MatemáticaFunções de Várias VariáveisMathematical educationMathematical modelingFunctions of various variablesEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis a partir de uma investigação qualitativa de modelos matemáticos à luz de aspectos da modelagem matemática. Para alcançar esse objetivo, utilizamos como metodologia científica, os dez passos propostos por Thomas A. Romberg, tornando-os uma espécie de “espinha dorsal” e possibilitando o desenvolvimento deste trabalho. Participaram como sujeitos da pesquisa oito estudantes do quarto período do curso de Licenciatura em Matemática, matriculados na disciplina denominada Calculo Diferencial e Integral III, no semestre letivo 2018.2. Esses estudantes foram instigados a investigar os modelos propostos em um contexto da Modelagem Matemática. Os dados foram coletados através das anotações no caderno de campo do pesquisador, das resoluções dos alunos oriundas de atividades desenvolvidas, de gravações, filmagens e dos questionários aplicados no decorrer dos encontros/aulas da disciplina. Nossa analise sobre as descrições das atividades desenvolvidas durante a pesquisa e nos depoimentos colhidos nas entrevistas aponta a existência da produção do conhecimento pertinente ao Cálculo Diferencial e Integral, no tocante as Funções de Várias Variáveis, sendo que a Modelagem Matemática teve sua importância e influência em fomentar nos alunos um relacionamento mais íntimo e autônomo com a teoria usada no processo, no sentido de compreensão, significado, aplicação, diálogos entre alunos, aluno-professor e execução de resoluções das atividades desenvolvidas. Nos primeiros modelos matemáticos trabalhados, o anseio dos alunos era aplicar algumas operações da matemática ou substituir valores que não tinham nexo, ou seja, ficou evidente a mecanização sem buscar uma compreensão, além do medo de expressar suas dúvidas. Os resultados indicam que os modelos matemáticos trabalhados de forma adequada no contexto da modelagem poderão trazer contribuições significativas para o ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis. Em conclusão do trabalho, constatou-se a necessidade de um espaço para a produção de significados pelos licenciandos e da relevância dessa produção para que eles não sejam simples aplicadores de conhecimentos produzidos por outros.The present research aims to analyze the possibilities of teaching and learning the functions of various variables from a qualitative investigation of mathematical models in light of aspects of mathematical modeling.To achieve this goal, we used as a sci entific methodology the ten steps proposed by Thomas A. Romberg, making them a kind of “backbone” and enabling the development of this work. Eight students from the fourth semester of the Mathematics Degree course participated in the research, enrolled in the discipline called Differential and Integral Calculus III, in the academic semester 2018.2. These students were prompted to investigate the proposed models in a context of Mathematical Modeling. Data were collected through notes in the re searcher’s field notebook, students’ resolutions from developed activities, recordings, filming and questionnaires applied during the course’s meetings / classes. Our analy sis of the descriptions of the developed activities during the research and the testimo nies collected in the interviews points to the existence of the production of knowledge pertinent to the Differential and Integral Calculus, regarding the Functions of Various Variables, and the Mathematical Modeling had its importance and influence in encou rage students a more intimate and autonomous relationship with the theory used in the process, in the sense of understanding, meaning, application, dialogues between stu dents, student-teacher and execution of resolutions of the activities developed. In the first mathematical models worked, the students’ desire was to apply some mathemati cal operations or substitute values that had no connection, that is, mechanization was evident without seeking an understanding, besides the fear of expressing their doubts. The results show that properly worked mathematical models in the context of mode ling can make significant contributions to the teaching and learning of the functions of various variables. In conclusion, we found the need for a space for the production of meanings by the undergraduates and the relevance of this production so that they are not simple applicators of knowledge produced by others.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMHuanca, Roger Ruben Huaman21356792839Andrade, Silvânio de43807631534Souza, Pammella Queiroz de07254126401Silva, Izaias Nário da2022-03-29T11:22:00Z2019-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Izaias Nário da. O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula. 2019. 228f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4275porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-03-29T11:22:00Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-03-29T11:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula
title O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula
spellingShingle O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula
Silva, Izaias Nário da
Educação Matemática
Modelagem Matemática
Funções de Várias Variáveis
Mathematical education
Mathematical modeling
Functions of various variables
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula
title_full O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula
title_fullStr O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula
title_full_unstemmed O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula
title_sort O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula
author Silva, Izaias Nário da
author_facet Silva, Izaias Nário da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Huanca, Roger Ruben Huaman
21356792839
Andrade, Silvânio de
43807631534
Souza, Pammella Queiroz de
07254126401
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Izaias Nário da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Modelagem Matemática
Funções de Várias Variáveis
Mathematical education
Mathematical modeling
Functions of various variables
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Educação Matemática
Modelagem Matemática
Funções de Várias Variáveis
Mathematical education
Mathematical modeling
Functions of various variables
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis a partir de uma investigação qualitativa de modelos matemáticos à luz de aspectos da modelagem matemática. Para alcançar esse objetivo, utilizamos como metodologia científica, os dez passos propostos por Thomas A. Romberg, tornando-os uma espécie de “espinha dorsal” e possibilitando o desenvolvimento deste trabalho. Participaram como sujeitos da pesquisa oito estudantes do quarto período do curso de Licenciatura em Matemática, matriculados na disciplina denominada Calculo Diferencial e Integral III, no semestre letivo 2018.2. Esses estudantes foram instigados a investigar os modelos propostos em um contexto da Modelagem Matemática. Os dados foram coletados através das anotações no caderno de campo do pesquisador, das resoluções dos alunos oriundas de atividades desenvolvidas, de gravações, filmagens e dos questionários aplicados no decorrer dos encontros/aulas da disciplina. Nossa analise sobre as descrições das atividades desenvolvidas durante a pesquisa e nos depoimentos colhidos nas entrevistas aponta a existência da produção do conhecimento pertinente ao Cálculo Diferencial e Integral, no tocante as Funções de Várias Variáveis, sendo que a Modelagem Matemática teve sua importância e influência em fomentar nos alunos um relacionamento mais íntimo e autônomo com a teoria usada no processo, no sentido de compreensão, significado, aplicação, diálogos entre alunos, aluno-professor e execução de resoluções das atividades desenvolvidas. Nos primeiros modelos matemáticos trabalhados, o anseio dos alunos era aplicar algumas operações da matemática ou substituir valores que não tinham nexo, ou seja, ficou evidente a mecanização sem buscar uma compreensão, além do medo de expressar suas dúvidas. Os resultados indicam que os modelos matemáticos trabalhados de forma adequada no contexto da modelagem poderão trazer contribuições significativas para o ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis. Em conclusão do trabalho, constatou-se a necessidade de um espaço para a produção de significados pelos licenciandos e da relevância dessa produção para que eles não sejam simples aplicadores de conhecimentos produzidos por outros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-17
2022-03-29T11:22:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Izaias Nário da. O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula. 2019. 228f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4275
identifier_str_mv SILVA, Izaias Nário da. O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula. 2019. 228f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813189102338048