O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4275 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis a partir de uma investigação qualitativa de modelos matemáticos à luz de aspectos da modelagem matemática. Para alcançar esse objetivo, utilizamos como metodologia científica, os dez passos propostos por Thomas A. Romberg, tornando-os uma espécie de “espinha dorsal” e possibilitando o desenvolvimento deste trabalho. Participaram como sujeitos da pesquisa oito estudantes do quarto período do curso de Licenciatura em Matemática, matriculados na disciplina denominada Calculo Diferencial e Integral III, no semestre letivo 2018.2. Esses estudantes foram instigados a investigar os modelos propostos em um contexto da Modelagem Matemática. Os dados foram coletados através das anotações no caderno de campo do pesquisador, das resoluções dos alunos oriundas de atividades desenvolvidas, de gravações, filmagens e dos questionários aplicados no decorrer dos encontros/aulas da disciplina. Nossa analise sobre as descrições das atividades desenvolvidas durante a pesquisa e nos depoimentos colhidos nas entrevistas aponta a existência da produção do conhecimento pertinente ao Cálculo Diferencial e Integral, no tocante as Funções de Várias Variáveis, sendo que a Modelagem Matemática teve sua importância e influência em fomentar nos alunos um relacionamento mais íntimo e autônomo com a teoria usada no processo, no sentido de compreensão, significado, aplicação, diálogos entre alunos, aluno-professor e execução de resoluções das atividades desenvolvidas. Nos primeiros modelos matemáticos trabalhados, o anseio dos alunos era aplicar algumas operações da matemática ou substituir valores que não tinham nexo, ou seja, ficou evidente a mecanização sem buscar uma compreensão, além do medo de expressar suas dúvidas. Os resultados indicam que os modelos matemáticos trabalhados de forma adequada no contexto da modelagem poderão trazer contribuições significativas para o ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis. Em conclusão do trabalho, constatou-se a necessidade de um espaço para a produção de significados pelos licenciandos e da relevância dessa produção para que eles não sejam simples aplicadores de conhecimentos produzidos por outros. |
id |
UEPB_ee247989c435adca4179e0f3d61ab3ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4275 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aulaEducação MatemáticaModelagem MatemáticaFunções de Várias VariáveisMathematical educationMathematical modelingFunctions of various variablesEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis a partir de uma investigação qualitativa de modelos matemáticos à luz de aspectos da modelagem matemática. Para alcançar esse objetivo, utilizamos como metodologia científica, os dez passos propostos por Thomas A. Romberg, tornando-os uma espécie de “espinha dorsal” e possibilitando o desenvolvimento deste trabalho. Participaram como sujeitos da pesquisa oito estudantes do quarto período do curso de Licenciatura em Matemática, matriculados na disciplina denominada Calculo Diferencial e Integral III, no semestre letivo 2018.2. Esses estudantes foram instigados a investigar os modelos propostos em um contexto da Modelagem Matemática. Os dados foram coletados através das anotações no caderno de campo do pesquisador, das resoluções dos alunos oriundas de atividades desenvolvidas, de gravações, filmagens e dos questionários aplicados no decorrer dos encontros/aulas da disciplina. Nossa analise sobre as descrições das atividades desenvolvidas durante a pesquisa e nos depoimentos colhidos nas entrevistas aponta a existência da produção do conhecimento pertinente ao Cálculo Diferencial e Integral, no tocante as Funções de Várias Variáveis, sendo que a Modelagem Matemática teve sua importância e influência em fomentar nos alunos um relacionamento mais íntimo e autônomo com a teoria usada no processo, no sentido de compreensão, significado, aplicação, diálogos entre alunos, aluno-professor e execução de resoluções das atividades desenvolvidas. Nos primeiros modelos matemáticos trabalhados, o anseio dos alunos era aplicar algumas operações da matemática ou substituir valores que não tinham nexo, ou seja, ficou evidente a mecanização sem buscar uma compreensão, além do medo de expressar suas dúvidas. Os resultados indicam que os modelos matemáticos trabalhados de forma adequada no contexto da modelagem poderão trazer contribuições significativas para o ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis. Em conclusão do trabalho, constatou-se a necessidade de um espaço para a produção de significados pelos licenciandos e da relevância dessa produção para que eles não sejam simples aplicadores de conhecimentos produzidos por outros.The present research aims to analyze the possibilities of teaching and learning the functions of various variables from a qualitative investigation of mathematical models in light of aspects of mathematical modeling.To achieve this goal, we used as a sci entific methodology the ten steps proposed by Thomas A. Romberg, making them a kind of “backbone” and enabling the development of this work. Eight students from the fourth semester of the Mathematics Degree course participated in the research, enrolled in the discipline called Differential and Integral Calculus III, in the academic semester 2018.2. These students were prompted to investigate the proposed models in a context of Mathematical Modeling. Data were collected through notes in the re searcher’s field notebook, students’ resolutions from developed activities, recordings, filming and questionnaires applied during the course’s meetings / classes. Our analy sis of the descriptions of the developed activities during the research and the testimo nies collected in the interviews points to the existence of the production of knowledge pertinent to the Differential and Integral Calculus, regarding the Functions of Various Variables, and the Mathematical Modeling had its importance and influence in encou rage students a more intimate and autonomous relationship with the theory used in the process, in the sense of understanding, meaning, application, dialogues between stu dents, student-teacher and execution of resolutions of the activities developed. In the first mathematical models worked, the students’ desire was to apply some mathemati cal operations or substitute values that had no connection, that is, mechanization was evident without seeking an understanding, besides the fear of expressing their doubts. The results show that properly worked mathematical models in the context of mode ling can make significant contributions to the teaching and learning of the functions of various variables. In conclusion, we found the need for a space for the production of meanings by the undergraduates and the relevance of this production so that they are not simple applicators of knowledge produced by others.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMHuanca, Roger Ruben Huaman21356792839Andrade, Silvânio de43807631534Souza, Pammella Queiroz de07254126401Silva, Izaias Nário da2022-03-29T11:22:00Z2019-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Izaias Nário da. O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula. 2019. 228f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4275porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-03-29T11:22:00Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-03-29T11:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula |
title |
O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula |
spellingShingle |
O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula Silva, Izaias Nário da Educação Matemática Modelagem Matemática Funções de Várias Variáveis Mathematical education Mathematical modeling Functions of various variables EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula |
title_full |
O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula |
title_fullStr |
O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula |
title_sort |
O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula |
author |
Silva, Izaias Nário da |
author_facet |
Silva, Izaias Nário da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Huanca, Roger Ruben Huaman 21356792839 Andrade, Silvânio de 43807631534 Souza, Pammella Queiroz de 07254126401 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Izaias Nário da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Modelagem Matemática Funções de Várias Variáveis Mathematical education Mathematical modeling Functions of various variables EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Educação Matemática Modelagem Matemática Funções de Várias Variáveis Mathematical education Mathematical modeling Functions of various variables EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis a partir de uma investigação qualitativa de modelos matemáticos à luz de aspectos da modelagem matemática. Para alcançar esse objetivo, utilizamos como metodologia científica, os dez passos propostos por Thomas A. Romberg, tornando-os uma espécie de “espinha dorsal” e possibilitando o desenvolvimento deste trabalho. Participaram como sujeitos da pesquisa oito estudantes do quarto período do curso de Licenciatura em Matemática, matriculados na disciplina denominada Calculo Diferencial e Integral III, no semestre letivo 2018.2. Esses estudantes foram instigados a investigar os modelos propostos em um contexto da Modelagem Matemática. Os dados foram coletados através das anotações no caderno de campo do pesquisador, das resoluções dos alunos oriundas de atividades desenvolvidas, de gravações, filmagens e dos questionários aplicados no decorrer dos encontros/aulas da disciplina. Nossa analise sobre as descrições das atividades desenvolvidas durante a pesquisa e nos depoimentos colhidos nas entrevistas aponta a existência da produção do conhecimento pertinente ao Cálculo Diferencial e Integral, no tocante as Funções de Várias Variáveis, sendo que a Modelagem Matemática teve sua importância e influência em fomentar nos alunos um relacionamento mais íntimo e autônomo com a teoria usada no processo, no sentido de compreensão, significado, aplicação, diálogos entre alunos, aluno-professor e execução de resoluções das atividades desenvolvidas. Nos primeiros modelos matemáticos trabalhados, o anseio dos alunos era aplicar algumas operações da matemática ou substituir valores que não tinham nexo, ou seja, ficou evidente a mecanização sem buscar uma compreensão, além do medo de expressar suas dúvidas. Os resultados indicam que os modelos matemáticos trabalhados de forma adequada no contexto da modelagem poderão trazer contribuições significativas para o ensino-aprendizagem das Funções de Várias Variáveis. Em conclusão do trabalho, constatou-se a necessidade de um espaço para a produção de significados pelos licenciandos e da relevância dessa produção para que eles não sejam simples aplicadores de conhecimentos produzidos por outros. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-17 2022-03-29T11:22:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Izaias Nário da. O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula. 2019. 228f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4275 |
identifier_str_mv |
SILVA, Izaias Nário da. O ensino-aprendizagem das funções de várias variáveis através de modelos matemáticos: Uma investigação qualitativa em sala de aula. 2019. 228f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813189102338048 |