Correntezas poéticas: negritude feminina na literatura brasileira contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Roberta Tiburcio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5050
Resumo: O termo literatura negro-brasileira, cunhado por Cuti (2010), reúne um conjunto de produções que se conectam por meio da autoria e das subjetividades negras em evidência. O presente estudo analisa seis autoras que se destacam na atualidade em razão do modo como a negritude se apresenta em suas produções. Defendemos a tese de que há na literatura brasileira contemporânea escrita por mulheres negras o surgimento de uma figura feminina signo de empoderamento do grupo a que pertencem tais autoras e, consequentemente, a reconfiguração do campo literário no que diz respeito aos temas e aos elementos que constituem a narrativa (narrador(a), personagem, espaço, tempo e enredo) e no que concerne à produção poética. Por essa razão, as escritoras em foco navegam pelos mares da poesia e da prosa. Os três capítulos nos quais se divide esta reflexão abordam questões como escravidão, racismo, trabalho, e ancestralidade, e os modos de formalização de tais questões no texto literário. Para tanto, esta tese analisa o seguinte corpus literário: Navio Negreiro (2019), de Maria Duda, Nada digo de ti que em ti não veja (2020), de Eliana Alves Cruz, Poemas da recordação e outros movimentos (2017), de Conceição Evaristo, Redemoinho em dia quente (2019), de Jarid Arraes, O tapete voador (2016), de Cristiane Sobral, e Maréia (2019), de Miriam Alves. Temos por objetivos: investigar como as produções em foco semiotizam as revoluções sociais e literárias engendradas pela ancestralidade negra; estudar de que maneira tais produções corroboram o afloramento das demandas referentes à subjetividade feminina negra no discurso literário; e compreender os (re)arranjos estético-filosóficos desencadeados pelas escritas em análise na literatura brasileira contemporânea. Além do conceito de literatura negro-brasileira, as discussões abordadas nesta tese bebem das fontes das considerações sobre o percurso dos sujeitos negros, realizadas por Grada Kilomba (2019); sobre a mulher negra, por bel hooks (2022); do racismo estrutural, segundo os estudos de Sílvio de Almeida (2019); das questões pertinentes à mulher negra na América Latina, pela ótica de Lélia Gonzalez (2020); entre outros pensadores que contribuem para a compreensão do processo de empoderamento negro operado na literatura.
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Os três capítulos nos quais se divide esta reflexão abordam questões como escravidão, racismo, trabalho, e ancestralidade, e os modos de formalização de tais questões no texto literário. Para tanto, esta tese analisa o seguinte corpus literário: Navio Negreiro (2019), de Maria Duda, Nada digo de ti que em ti não veja (2020), de Eliana Alves Cruz, Poemas da recordação e outros movimentos (2017), de Conceição Evaristo, Redemoinho em dia quente (2019), de Jarid Arraes, O tapete voador (2016), de Cristiane Sobral, e Maréia (2019), de Miriam Alves. Temos por objetivos: investigar como as produções em foco semiotizam as revoluções sociais e literárias engendradas pela ancestralidade negra; estudar de que maneira tais produções corroboram o afloramento das demandas referentes à subjetividade feminina negra no discurso literário; e compreender os (re)arranjos estético-filosóficos desencadeados pelas escritas em análise na literatura brasileira contemporânea. Além do conceito de literatura negro-brasileira, as discussões abordadas nesta tese bebem das fontes das considerações sobre o percurso dos sujeitos negros, realizadas por Grada Kilomba (2019); sobre a mulher negra, por bel hooks (2022); do racismo estrutural, segundo os estudos de Sílvio de Almeida (2019); das questões pertinentes à mulher negra na América Latina, pela ótica de Lélia Gonzalez (2020); entre outros pensadores que contribuem para a compreensão do processo de empoderamento negro operado na literatura.The term black-Brazilian literature, coined by Cuti (2010), brings together a set of productions that are connected through authorship and the black subjectivities in evidence. This study analyzes six black Brazilian authors who stand out today due to the way in which blackness is presented in their productions. We defend the thesis that contemporary Brazilian literature written by black women shows the emergence of a female figure who is a sign of empowerment for the group to which these authors belong and, consequently, the reconfiguration of the literary field in terms of themes and the elements that make up the narrative (narrator, character, space, time and plot). Likewise, their poems also reflect on black powers, both in terms of expression and content. For this reason, the writers in question sail the seas of poetry and prose. The three chapters into which this reflection is divided address issues such as slavery, racism, work and ancestry, and the ways in which these issues are formalized in the literary text. To this end, this thesis analyzes the following literary corpus: Navio Negreiro (2019), by Maria Duda, Nada digo de ti que em ti não veja (2020), by Eliana Alves Cruz, Poemas da recordação e outros movimentos (2017), by Conceição Evaristo, Redemoinho em dia quente (2019), by Jarid Arraes, O tapete voador (2016), by Cristiane Sobral, and Maréia (2019), by Miriam Alves. Our objectives are: to investigate how the productions in focus semiotize the social and literary revolutions engendered by black ancestry; study how such productions corroborate the emergence of demands regarding black female subjectivity in literary discourse; and understand the aesthetic-philosophical (re)arrangements triggered by the writings under analysis in contemporary Brazilian literature. In addition to the concept of Black-Brazilian literature, the discussions in this thesis draw from the sources of considerations on the journey of black subjects, developed by Grada Kilomba (2019); on black women, by bel hooks (2022); on structural racism, according to the studies by Sílvio de Almeida (2019); on issues pertinent to black women in Latin America, from the perspective by Lélia Gonzalez (2020); among other thinkers who contribute to understanding the process of black empowerment approached in literature.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIAlves, Wanderlan da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4245634036144170Justino, Luciano Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7867334606136778Muniz, Kassandra da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2766912329416918Pinheiro-Mariz, Josilenehttp://lattes.cnpq.br/4945243844289619Lima, Tânia Maria de Araújohttp://lattes.cnpq.br/8280794437858524Barbosa, Roberta Tiburcio2024-08-07T13:35:43Z2999-12-312024-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBARBOSA, R. 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