O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Lucas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4582
Resumo: A pandemia da Covid-19 trouxe transformações diversas para todo o planeta, sobretudo, para mundo do trabalho, haja vista o isolamento social. Assim, uma das instituições que mais modificou suas práticas, ante a impossibilidade de realizar suas atividades presenciais, foi a escola, pois precisou recorrer aos meios tecnológicos para cumprir sua função educacional. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo compreender as vivências subjetivas de prazer e sofrimento, que perpassaram o trabalho dos professores do ensino fundamental I de uma escola particular em Campina Grande/PB, ao ministrarem aulas remotas durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, adotou-se como referencial teórico e metodológico a Psicodinâmica do Trabalho, tendo como ponto de partida as concepções de sofrimento e de prazer concebidas por Dejours, bem como sua relação com a organização do trabalho e as implicações na saúde do trabalhador. Utilizou-se uma metodologia adaptada a partir do método da PDT, calçada nos encontros de discursões coletivas de forma virtual, em face da pandemia, utilizando-se um roteiro semi-estruturado, através da ferramenta Google Meet. O grupo de discussão contou com a participação de seis professoras. No que concerne a análise dos dados foi usado o modelo metodológico de análise de núcleo de sentido. Os resultados da pesquisa apontaram que o trabalho remoto desestruturou a organização do trabalho conhecida pelas docentes, que passaram a vivenciar diversos constrangimentos ligados as questões tecnológicas e na relação com a instituição. Além disso, os dados mostraram que as relações entre professor-família-aluno foram vividas de maneira ambígua, ora sendo fonte de sofrimento, ora sendo fonte de prazer. Outro fato constatado foi a diluição das barreiras entre o espaço público e o espaço privado, elevando a sobrecarga laboral. A pesquisa mostrou que as professoras foram ativas no enfrentamento das contingências e constrangimentos do trabalho real, usando da inteligência e se organizando de modo coletivo de forma virtual.
id UEPB_f1253ac6008f53158b95e30ff7b5f933
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4582
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensinoTrabalho remotoPandemiaSaúde do trabalhadorPsicodinâmica do trabalhoPSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHOA pandemia da Covid-19 trouxe transformações diversas para todo o planeta, sobretudo, para mundo do trabalho, haja vista o isolamento social. Assim, uma das instituições que mais modificou suas práticas, ante a impossibilidade de realizar suas atividades presenciais, foi a escola, pois precisou recorrer aos meios tecnológicos para cumprir sua função educacional. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo compreender as vivências subjetivas de prazer e sofrimento, que perpassaram o trabalho dos professores do ensino fundamental I de uma escola particular em Campina Grande/PB, ao ministrarem aulas remotas durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, adotou-se como referencial teórico e metodológico a Psicodinâmica do Trabalho, tendo como ponto de partida as concepções de sofrimento e de prazer concebidas por Dejours, bem como sua relação com a organização do trabalho e as implicações na saúde do trabalhador. Utilizou-se uma metodologia adaptada a partir do método da PDT, calçada nos encontros de discursões coletivas de forma virtual, em face da pandemia, utilizando-se um roteiro semi-estruturado, através da ferramenta Google Meet. O grupo de discussão contou com a participação de seis professoras. No que concerne a análise dos dados foi usado o modelo metodológico de análise de núcleo de sentido. Os resultados da pesquisa apontaram que o trabalho remoto desestruturou a organização do trabalho conhecida pelas docentes, que passaram a vivenciar diversos constrangimentos ligados as questões tecnológicas e na relação com a instituição. Além disso, os dados mostraram que as relações entre professor-família-aluno foram vividas de maneira ambígua, ora sendo fonte de sofrimento, ora sendo fonte de prazer. Outro fato constatado foi a diluição das barreiras entre o espaço público e o espaço privado, elevando a sobrecarga laboral. A pesquisa mostrou que as professoras foram ativas no enfrentamento das contingências e constrangimentos do trabalho real, usando da inteligência e se organizando de modo coletivo de forma virtual.The Covid-19 pandemic has brought several transformations to the entire planet, especially to the world of work, given the social isolation. Thus, one of the institutions that most changed its practices, due to the impossibility of performing its activities in person, was the school, because it needed to resort to technological means to fulfill its educational function. In this sense, this research aimed to understand the subjective experiences of pleasure and suffering that permeated the work of elementary school teachers from a private school in Campina Grande/PB, when teaching remote classes during the Covid-19 pandemic. For this, we adopted as theoretical and methodological reference the Psychodynamics of Work, having as a starting point the conceptions of suffering and pleasure conceived by Dejours, as well as its relationship with the organization of work and the implications on the worker's health. An adapted methodology from the PDT method was used, based on collective discussion meetings in a virtual way, in face of the pandemic, using a semi-structured script, through the Google Meet tool. The discussion group had the participation of six teachers. As far as data analysis is concerned, the methodological model of core of meaning analysis was used. The results of the research pointed out that the remote work has disrupted the organization of the work known by the teachers, who started to experience several constraints related to technological issues and in the relationship with the institution. In addition, the data showed that the relationships between teacher-family-student were experienced in an ambiguous way, sometimes as a source of suffering and other times as a source of pleasure. Another fact was the dilution of the barriers between the public and the private space, increasing the work overload. The research showed that the teachers were active in facing the contingencies and constraints of the real work, using their intelligence and organizing themselves in a collective and virtual way.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSSilva, Edil FerreiraPessoa, Manuella Castelo Brancohttp://lattes.cnpq.br/4977774771129246Neves, Mary Yale Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/6047349608674378Miranda, Lucas2023-04-19T20:27:02Z2999-12-312022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMIRANDA, Lucas. O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino. 2022. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4582porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-04-19T20:27:16Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-04-19T20:27:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino
title O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino
spellingShingle O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino
Miranda, Lucas
Trabalho remoto
Pandemia
Saúde do trabalhador
Psicodinâmica do trabalho
PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO
title_short O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino
title_full O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino
title_fullStr O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino
title_full_unstemmed O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino
title_sort O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino
author Miranda, Lucas
author_facet Miranda, Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Edil Ferreira
Pessoa, Manuella Castelo Branco
http://lattes.cnpq.br/4977774771129246
Neves, Mary Yale Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/6047349608674378
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho remoto
Pandemia
Saúde do trabalhador
Psicodinâmica do trabalho
PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO
topic Trabalho remoto
Pandemia
Saúde do trabalhador
Psicodinâmica do trabalho
PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::FATORES HUMANOS NO TRABALHO
description A pandemia da Covid-19 trouxe transformações diversas para todo o planeta, sobretudo, para mundo do trabalho, haja vista o isolamento social. Assim, uma das instituições que mais modificou suas práticas, ante a impossibilidade de realizar suas atividades presenciais, foi a escola, pois precisou recorrer aos meios tecnológicos para cumprir sua função educacional. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo compreender as vivências subjetivas de prazer e sofrimento, que perpassaram o trabalho dos professores do ensino fundamental I de uma escola particular em Campina Grande/PB, ao ministrarem aulas remotas durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, adotou-se como referencial teórico e metodológico a Psicodinâmica do Trabalho, tendo como ponto de partida as concepções de sofrimento e de prazer concebidas por Dejours, bem como sua relação com a organização do trabalho e as implicações na saúde do trabalhador. Utilizou-se uma metodologia adaptada a partir do método da PDT, calçada nos encontros de discursões coletivas de forma virtual, em face da pandemia, utilizando-se um roteiro semi-estruturado, através da ferramenta Google Meet. O grupo de discussão contou com a participação de seis professoras. No que concerne a análise dos dados foi usado o modelo metodológico de análise de núcleo de sentido. Os resultados da pesquisa apontaram que o trabalho remoto desestruturou a organização do trabalho conhecida pelas docentes, que passaram a vivenciar diversos constrangimentos ligados as questões tecnológicas e na relação com a instituição. Além disso, os dados mostraram que as relações entre professor-família-aluno foram vividas de maneira ambígua, ora sendo fonte de sofrimento, ora sendo fonte de prazer. Outro fato constatado foi a diluição das barreiras entre o espaço público e o espaço privado, elevando a sobrecarga laboral. A pesquisa mostrou que as professoras foram ativas no enfrentamento das contingências e constrangimentos do trabalho real, usando da inteligência e se organizando de modo coletivo de forma virtual.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
2023-04-19T20:27:02Z
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Lucas. O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino. 2022. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4582
identifier_str_mv MIRANDA, Lucas. O trabalho remoto nos tempos de pandemia da Covid-19: Um estudo das vivências de prazer e sofrimento com professores/as da rede privada de ensino. 2022. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709229982220288