Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4300 |
Resumo: | Este trabalho consiste numa pesquisa feita a partir de uma proposta de ensino, abordando dentro do ensino da geometria o triângulo equilátero, pois este fornece um contexto rico que pode ser bastante explorado. Sabemos que o estudo de geometria é de fundamental importância ao longo da experiência educacional do aluno no que diz respeito aos conhecimentos necessários para várias áreas. Entendemos também que o estudo da Geometria, de maneira mais investigativa, já na Educação Básica proporciona um conhecimento mais coerente e efetivo para o aluno, no sentido de aplicação, contextualização, utilidade e principalmente como agente motivador de forma como enxerga a matemática. O objetivo dessa pesquisa é analisar aspectos avançados do triângulo equilátero, propondo a inserção de teoremas e propriedades através de discussões, utilizando as demonstrações como agentes motivadores da aprendizagem e dando outra perspectiva, que se distancia da forma engessada que esse tópico é visto, não esquecendo o papel do triângulo equilátero na história, e o quanto esse polígono está presente muito significativamente nos principais eventos da história universal. O triângulo equilátero pode ser estudado usando apenas os rudimentos da matemática, e há certa tentação de descartá-lo como matematicamente trivial. No entanto, existem aspectos do triângulo equilátero que são matematicamente profundos e incrivelmente belos. Vamos explorar nesse trabalho algumas das muitas facetas desta brilhante jóia que é o triângulo equilátero. |
id |
UEPB_f1307e9304d35aaf1305767df43668cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4300 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básicoEducação básicaTriângulo equiláteroEnsino de GeometriaEquilateral triangleGeometry teachingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste trabalho consiste numa pesquisa feita a partir de uma proposta de ensino, abordando dentro do ensino da geometria o triângulo equilátero, pois este fornece um contexto rico que pode ser bastante explorado. Sabemos que o estudo de geometria é de fundamental importância ao longo da experiência educacional do aluno no que diz respeito aos conhecimentos necessários para várias áreas. Entendemos também que o estudo da Geometria, de maneira mais investigativa, já na Educação Básica proporciona um conhecimento mais coerente e efetivo para o aluno, no sentido de aplicação, contextualização, utilidade e principalmente como agente motivador de forma como enxerga a matemática. O objetivo dessa pesquisa é analisar aspectos avançados do triângulo equilátero, propondo a inserção de teoremas e propriedades através de discussões, utilizando as demonstrações como agentes motivadores da aprendizagem e dando outra perspectiva, que se distancia da forma engessada que esse tópico é visto, não esquecendo o papel do triângulo equilátero na história, e o quanto esse polígono está presente muito significativamente nos principais eventos da história universal. O triângulo equilátero pode ser estudado usando apenas os rudimentos da matemática, e há certa tentação de descartá-lo como matematicamente trivial. No entanto, existem aspectos do triângulo equilátero que são matematicamente profundos e incrivelmente belos. Vamos explorar nesse trabalho algumas das muitas facetas desta brilhante jóia que é o triângulo equilátero.This work consistes in a research made from a teaching proposal addressing within the teaching of geometry the equilateral triangle, because It provides a rich context that can be widely explored. We know that geometry studies have paramount importance throughout the student’s educational experience on the regard to the knowledge needed for various areas. We also understand that the studies of geometry, in a more investigative way, already in basic education, provides a more coherent and effective knowledge for the student,in the sense of explication,contextualization,usefulness and mainly as a motivator agent of way to see the math. The objective of this research is to analyze the advanced aspects of the equilateral triangle, proposing the insertion of theorems properties through discussions using the demonstrations as motivators of barning and giving another perspective, which distances itself from the shape that this topic is seen no forgetting the role of the equilateral triangle in the history and how much this polygon is present very significantly in the main events of universal history. The equilateral triangle can be studied using only the rudiments of mathematics and there is a certain temptation to discard it as mathematically trivial, however, there are aspects of the equilateral triangle that are profound and incredible beautiful. Let’s explore in this work some of the many facets of this.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATFreitas, Luciana Roze de02986717838Yanes, Maria Isabelle Silva Dias00074631462Costa, Claudilene Gomes da00749446898Alves, Lairton Geraldo Formiga2022-04-05T11:40:21Z2019-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Lairton Geraldo Formiga. Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico. 2019. 108f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-04-05T11:40:21Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-04-05T11:40:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico |
title |
Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico |
spellingShingle |
Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico Alves, Lairton Geraldo Formiga Educação básica Triângulo equilátero Ensino de Geometria Equilateral triangle Geometry teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico |
title_full |
Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico |
title_fullStr |
Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico |
title_sort |
Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico |
author |
Alves, Lairton Geraldo Formiga |
author_facet |
Alves, Lairton Geraldo Formiga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Luciana Roze de 02986717838 Yanes, Maria Isabelle Silva Dias 00074631462 Costa, Claudilene Gomes da 00749446898 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Lairton Geraldo Formiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Triângulo equilátero Ensino de Geometria Equilateral triangle Geometry teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Educação básica Triângulo equilátero Ensino de Geometria Equilateral triangle Geometry teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Este trabalho consiste numa pesquisa feita a partir de uma proposta de ensino, abordando dentro do ensino da geometria o triângulo equilátero, pois este fornece um contexto rico que pode ser bastante explorado. Sabemos que o estudo de geometria é de fundamental importância ao longo da experiência educacional do aluno no que diz respeito aos conhecimentos necessários para várias áreas. Entendemos também que o estudo da Geometria, de maneira mais investigativa, já na Educação Básica proporciona um conhecimento mais coerente e efetivo para o aluno, no sentido de aplicação, contextualização, utilidade e principalmente como agente motivador de forma como enxerga a matemática. O objetivo dessa pesquisa é analisar aspectos avançados do triângulo equilátero, propondo a inserção de teoremas e propriedades através de discussões, utilizando as demonstrações como agentes motivadores da aprendizagem e dando outra perspectiva, que se distancia da forma engessada que esse tópico é visto, não esquecendo o papel do triângulo equilátero na história, e o quanto esse polígono está presente muito significativamente nos principais eventos da história universal. O triângulo equilátero pode ser estudado usando apenas os rudimentos da matemática, e há certa tentação de descartá-lo como matematicamente trivial. No entanto, existem aspectos do triângulo equilátero que são matematicamente profundos e incrivelmente belos. Vamos explorar nesse trabalho algumas das muitas facetas desta brilhante jóia que é o triângulo equilátero. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-13 2022-04-05T11:40:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Lairton Geraldo Formiga. Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico. 2019. 108f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4300 |
identifier_str_mv |
ALVES, Lairton Geraldo Formiga. Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico. 2019. 108f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813189600411648 |