Práticas de leitura e escrita na segunda fase do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3110 |
Resumo: | A escola enquanto instituição social organizada tem falhado em duas funções muito importantes para as sociedades letradas: a formação de leitores proficientes, e a ampliação da competência discursiva e linguística dos educandos, de forma a se tornarem bons produtores de textos escritos, levando-se em consideração os gêneros mais usados no meio social. Os atos de ler e escrever, além de expressarem ações exclusivamente humanas, são atividades de interação, pois envolvem um diálogo entre os sujeitos participantes de um processo comunicativo. A importância da leitura e da escrita está relacionada às funções sociais que os indivíduos estabelecem e aos muitos benefícios a eles proporcionados. Assim, este trabalho fundamentou-se nas concepções de Solé (1998), Martins (1994), Gotlib (2006), Lajolo e Zilberman (2007), Koch (1994), Kleiman (2002), Gancho (2010), Antunes (2009) e Marcuschi (2008), dentre outros, e tem o objetivo de analisar as práticas de leitura e de escrita a partir do gênero conto, em uma turma do 9º Ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública e avaliar os efeitos dessas práticas sobre a aprendizagem dos alunos. Com essa finalidade, desenvolvemos uma pesquisa qualiquantitativa, sob a hipótese de que procedimentos metodológicos fundamentados em uma sequência didática que envolva teoria e atividades práticas, concretizadas por meio de uma oficina, possibilitando aos estudantes a ampliação dos seus conhecimentos sobre o gênero conto, além de instruí-los quanto à produção escrita desse referido gênero e ampliar as suas possibilidades de leitura. Portanto, como procedimentos metodológicos, realizamos uma entrevista com os educandos, por meio da aplicação de um questionário, para verificar as suas práticas de leitura e solicitamos a produção de um conto sem intervenção. Após a realização da análise dos textos escritos pelos alunos, colocamos em prática um processo interventivo por meio de uma sequência didática, baseada nos equívocos por eles cometidos, em relação aos aspectos estruturais característicos do gênero solicitado, aos fatores da textualidade e às falhas de adequação linguística. No final das atividades, os estudantes produziram um novo conto, cuja análise revelou resultados positivos, uma vez que a maioria dos aprendizes superou os problemas cometidos na produção inicial e ampliou a sua competência comunicativa, o que comprova a importância em se trabalhar a leitura e a escrita no ensino fundamental, no contexto dos gêneros textuais, adotando-se uma concepção sociointeracionista de ensino. |
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Práticas de leitura e escrita na segunda fase do Ensino FundamentalLeituraEscritaAprendizagemReadingWritingLearningLINGUISTICA, LETRAS E ARTESA escola enquanto instituição social organizada tem falhado em duas funções muito importantes para as sociedades letradas: a formação de leitores proficientes, e a ampliação da competência discursiva e linguística dos educandos, de forma a se tornarem bons produtores de textos escritos, levando-se em consideração os gêneros mais usados no meio social. Os atos de ler e escrever, além de expressarem ações exclusivamente humanas, são atividades de interação, pois envolvem um diálogo entre os sujeitos participantes de um processo comunicativo. A importância da leitura e da escrita está relacionada às funções sociais que os indivíduos estabelecem e aos muitos benefícios a eles proporcionados. Assim, este trabalho fundamentou-se nas concepções de Solé (1998), Martins (1994), Gotlib (2006), Lajolo e Zilberman (2007), Koch (1994), Kleiman (2002), Gancho (2010), Antunes (2009) e Marcuschi (2008), dentre outros, e tem o objetivo de analisar as práticas de leitura e de escrita a partir do gênero conto, em uma turma do 9º Ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública e avaliar os efeitos dessas práticas sobre a aprendizagem dos alunos. Com essa finalidade, desenvolvemos uma pesquisa qualiquantitativa, sob a hipótese de que procedimentos metodológicos fundamentados em uma sequência didática que envolva teoria e atividades práticas, concretizadas por meio de uma oficina, possibilitando aos estudantes a ampliação dos seus conhecimentos sobre o gênero conto, além de instruí-los quanto à produção escrita desse referido gênero e ampliar as suas possibilidades de leitura. Portanto, como procedimentos metodológicos, realizamos uma entrevista com os educandos, por meio da aplicação de um questionário, para verificar as suas práticas de leitura e solicitamos a produção de um conto sem intervenção. Após a realização da análise dos textos escritos pelos alunos, colocamos em prática um processo interventivo por meio de uma sequência didática, baseada nos equívocos por eles cometidos, em relação aos aspectos estruturais característicos do gênero solicitado, aos fatores da textualidade e às falhas de adequação linguística. No final das atividades, os estudantes produziram um novo conto, cuja análise revelou resultados positivos, uma vez que a maioria dos aprendizes superou os problemas cometidos na produção inicial e ampliou a sua competência comunicativa, o que comprova a importância em se trabalhar a leitura e a escrita no ensino fundamental, no contexto dos gêneros textuais, adotando-se uma concepção sociointeracionista de ensino.The school as an organized social institution has failed in two very important functions for the literate societies: the formation of proficient readers, and the expansion of discursive competence and language of the students in order to become good producers of written texts, taking into account the genres most commonly used in the social environment. The acts of reading and writing, as well as express exclusively human actions are interactive activities, involve a dialogue between the subjects participating in a communicative process. The importance of reading and writing is related to the social functions that individuals establish and the many benefits they provided. This work was based on conceptions of Solé (1998), Martins (1994), Gotlib (2006), Lajolo and Zilberman (2007), Koch (1994), Kleiman (2002), Gancho (2010), Antunes (2009) and Marcuschi (2008), among others, and aims to analyze the practices of reading and writing from the genre tale, in a class of 9th year of elementary school in a public school and evaluate the effects of these practices on student learning. To this end, we developed a qualitative-quantitative research under the assumption that methodological procedures based on a teaching sequence involving theory and practical activities, implemented through a workshop, enabling students to expand its knowledge of the genre tale, and instruct them regarding the written production that referred to gender and expand their reading possibilities. Therefore, as methodological procedures, we conducted an interview with the students through the application of a questionnaire to check their reading practices and request the production of a story without intervention. Upon completion of the analysis of texts written by the students, we put in place an intervention process through a didactic sequence based on the mistakes they committed in relation to the characteristic structural features of the requested gender, the textuality factors and suitability failures linguistics. At the end of the activities, the students produced a new tale, whose analysis revealed positive results, since the majority of learners overcome the problems committed in the initial production and expanded their communicative competence, which proves the importance of working the reading and writing in elementary school, in the context of genres, adopting an educational sociointeractionist design.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASMartins, Iara Ferreira de Melohttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952Silva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Bonifácio, Carla Alecsandra de Melohttp://lattes.cnpq.br/1966955409336714Nascimento, Carlos Valmir do2018-06-12T17:05:35Z2015-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNascimento, Carlos Valmir do. Práticas de leitura e escrita na segunda fase do Ensino Fundamental. 2015. 276f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-13T04:07:23Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-13T04:07:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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