A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Sérgio Antonio da Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: D’Estefano, Cynthia Bauab Fabricio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educativa (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/281
Resumo: This paper presents a research whose objectives were to describe and to analyse the applications of information technology resources – literacy softwares – in a school literacy process. Through a case study, data were collected during pedagogical work sessions, both in the computer room and in the classroom, with a first grade literacy class. The data analysis produced nine Thematical Nucleus, suggesting that the activities of the softwares analysed are founded in a literacy traditional concept, inconsistent with the classroom pedagogical work. Such implications are discussed. Keywords: Literacy. Computer. Educational softwares.
id UEPG-26_82bd2cbead47d598c4e4ace6e512e548
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/281
network_acronym_str UEPG-26
network_name_str Práxis Educativa (Online)
repository_id_str
spelling A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de casoThis paper presents a research whose objectives were to describe and to analyse the applications of information technology resources – literacy softwares – in a school literacy process. Through a case study, data were collected during pedagogical work sessions, both in the computer room and in the classroom, with a first grade literacy class. The data analysis produced nine Thematical Nucleus, suggesting that the activities of the softwares analysed are founded in a literacy traditional concept, inconsistent with the classroom pedagogical work. Such implications are discussed. Keywords: Literacy. Computer. Educational softwares.O presente trabalho relata uma pesquisa que teve como objetivo analisar como os recursos da informática vêm sendo utilizados no processo de Alfabetização Escolar. Através de um estudo de caso, coletaram-se dados através de sessões de observação de atividades pedagógicas desenvolvidas por uma classe de alunos de 1ª série, na sala de informática da escola e na sala de aula. Em seguida, os dados foram analisados, sendo gerados nove Núcleos Temáticos. Essa análise sugere que as atividades dos softwares analisados baseiam-se em uma concepção tradicional de escrita, sendo que a maioria das atividades desenvolvidas na sala de informática não é organizada coerentemente com as práticas desenvolvidas na sala de aula. Discutem-se as implicações dessas relações.   Palavras-chave: Informática. Alfabetização. Tecnologia educacional.Universidade Estadual de Ponta Grossa2009-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/281Práxis Educativa; Vol. 1 No. 2 (2006); 17-30Práxis Educativa; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 17-30Práxis Educativa; V. 1 N. 2 (2006); 17-30Práxis Educativa; v. 1 n. 2 (2006); 17-301809-43091809-403110.5212/PraxEduc.v.1i2reponame:Práxis Educativa (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/281/287Leite, Sérgio Antonio da SilvaD’Estefano, Cynthia Bauab Fabricioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-16T13:43:21Zoai:uepg.br:article/281Revistahttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativaPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/oaipraxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br1809-43091809-4031opendoar:2020-03-16T13:43:21Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso
title A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso
spellingShingle A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso
Leite, Sérgio Antonio da Silva
title_short A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso
title_full A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso
title_fullStr A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso
title_full_unstemmed A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso
title_sort A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso
author Leite, Sérgio Antonio da Silva
author_facet Leite, Sérgio Antonio da Silva
D’Estefano, Cynthia Bauab Fabricio
author_role author
author2 D’Estefano, Cynthia Bauab Fabricio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Sérgio Antonio da Silva
D’Estefano, Cynthia Bauab Fabricio
description This paper presents a research whose objectives were to describe and to analyse the applications of information technology resources – literacy softwares – in a school literacy process. Through a case study, data were collected during pedagogical work sessions, both in the computer room and in the classroom, with a first grade literacy class. The data analysis produced nine Thematical Nucleus, suggesting that the activities of the softwares analysed are founded in a literacy traditional concept, inconsistent with the classroom pedagogical work. Such implications are discussed. Keywords: Literacy. Computer. Educational softwares.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/281
url https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/281/287
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educativa; Vol. 1 No. 2 (2006); 17-30
Práxis Educativa; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 17-30
Práxis Educativa; V. 1 N. 2 (2006); 17-30
Práxis Educativa; v. 1 n. 2 (2006); 17-30
1809-4309
1809-4031
10.5212/PraxEduc.v.1i2
reponame:Práxis Educativa (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Práxis Educativa (Online)
collection Práxis Educativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv praxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br
_version_ 1799317610648567808