A importância da informática na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Elieze Rocha de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141502
Resumo: O tema desse trabalho: “A importância da informática na alfabetização", foi pensado para ir ao encontro a respostas das várias dúvidas existentes na vida escolar. Através de análises das teorias de grandes estudiosos frente ao assunto, poder achar soluções para a resolução dos problemas enfrentados pela alfabetização e a introdução da informática nas escolas, que tanto apavora professores e consequentemente reflete no baixo rendimento dos alunos. Os principais agentes do processo ensino aprendizagem precisam estar em completa sintonia para que a alfabetização aconteça. Por isso, alguns dos teóricos como Freire, Piaget e Luckesi, norteiam este trabalho, conduzindo, assim, a uma educação mais próxima da realidade social dos alunos e suas vivências. Fazendo parte dessa nova realidade social está incluído a informatização na proposta pedagógica das instituições de ensino. A informática tem provocado uma revolução na educação por sua capacidade de auxiliar nas aulas. Ela pode ser usada para comunicar, pesquisar, criar desenhos, efetuar cálculos e simular fenômenos. O professor pode aproveitar esse potencial do computador para elaborar atividades, projetos e pesquisas que propiciem a aprendizagem através da discussão e simulação. Daí então a necessidade de procurar recursos disponíveis para auxiliar os profissionais da educação.
id UFRGS-2_3af3733bcf7e1febc32fd9cb68cf7d49
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141502
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Elieze Rocha deFlores, Maria Lucia Pozzatti2016-05-21T02:08:43Z2010http://hdl.handle.net/10183/141502000988943O tema desse trabalho: “A importância da informática na alfabetização", foi pensado para ir ao encontro a respostas das várias dúvidas existentes na vida escolar. Através de análises das teorias de grandes estudiosos frente ao assunto, poder achar soluções para a resolução dos problemas enfrentados pela alfabetização e a introdução da informática nas escolas, que tanto apavora professores e consequentemente reflete no baixo rendimento dos alunos. Os principais agentes do processo ensino aprendizagem precisam estar em completa sintonia para que a alfabetização aconteça. Por isso, alguns dos teóricos como Freire, Piaget e Luckesi, norteiam este trabalho, conduzindo, assim, a uma educação mais próxima da realidade social dos alunos e suas vivências. Fazendo parte dessa nova realidade social está incluído a informatização na proposta pedagógica das instituições de ensino. A informática tem provocado uma revolução na educação por sua capacidade de auxiliar nas aulas. Ela pode ser usada para comunicar, pesquisar, criar desenhos, efetuar cálculos e simular fenômenos. O professor pode aproveitar esse potencial do computador para elaborar atividades, projetos e pesquisas que propiciem a aprendizagem através da discussão e simulação. Daí então a necessidade de procurar recursos disponíveis para auxiliar os profissionais da educação.The theme of this work: The assistance of the computer in literacy, was designed to meet the responses from the various doubts in school life. Through analysis of the theories of the great scholars facing the subject, can find solutions to the problems faced for literacy and the introduction of computers in schools, which frightens teachers and therefore reflects in the students efficiency. The main actors of the learning process must be fully aligned to the literacy happen. Therefore, some theorists highlighted here as Freire, Piaget and Luckesi guide our work, leading us to a education closer to the social reality of our students and their experiences. As part of this new reality is included in the proposal for the computerization of educational institutions. The computing has caused a revolution in education for their ability to assist in the classroom. It can be used to communicate, research, create drawings, performing. Calculations and simulate phenomena. The teacher can utilize the potential of the computer to develop activities, projects and research that promotes learning though discussion and simulation. So then the need to seek resources to assist professional educators.application/pdfporAlfabetizaçãoProfessorInformáticaTeacherComputerizationLearningA importância da informática na alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988943.pdf000988943.pdfTexto completoapplication/pdf423715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141502/1/000988943.pdf3febeffe52904944d2b5b6cc85824089MD51TEXT000988943.pdf.txt000988943.pdf.txtExtracted Texttext/plain57300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141502/2/000988943.pdf.txtb9835ec16bad5bc2e462c54686349bd5MD52THUMBNAIL000988943.pdf.jpg000988943.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141502/3/000988943.pdf.jpgf4e83b4ff3e210f0d7c1cbbb1e61bf9fMD5310183/1415022018-10-25 10:06:17.265oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141502Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da informática na alfabetização
title A importância da informática na alfabetização
spellingShingle A importância da informática na alfabetização
Freitas, Elieze Rocha de
Alfabetização
Professor
Informática
Teacher
Computerization
Learning
title_short A importância da informática na alfabetização
title_full A importância da informática na alfabetização
title_fullStr A importância da informática na alfabetização
title_full_unstemmed A importância da informática na alfabetização
title_sort A importância da informática na alfabetização
author Freitas, Elieze Rocha de
author_facet Freitas, Elieze Rocha de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Elieze Rocha de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
contributor_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Professor
Informática
topic Alfabetização
Professor
Informática
Teacher
Computerization
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher
Computerization
Learning
description O tema desse trabalho: “A importância da informática na alfabetização", foi pensado para ir ao encontro a respostas das várias dúvidas existentes na vida escolar. Através de análises das teorias de grandes estudiosos frente ao assunto, poder achar soluções para a resolução dos problemas enfrentados pela alfabetização e a introdução da informática nas escolas, que tanto apavora professores e consequentemente reflete no baixo rendimento dos alunos. Os principais agentes do processo ensino aprendizagem precisam estar em completa sintonia para que a alfabetização aconteça. Por isso, alguns dos teóricos como Freire, Piaget e Luckesi, norteiam este trabalho, conduzindo, assim, a uma educação mais próxima da realidade social dos alunos e suas vivências. Fazendo parte dessa nova realidade social está incluído a informatização na proposta pedagógica das instituições de ensino. A informática tem provocado uma revolução na educação por sua capacidade de auxiliar nas aulas. Ela pode ser usada para comunicar, pesquisar, criar desenhos, efetuar cálculos e simular fenômenos. O professor pode aproveitar esse potencial do computador para elaborar atividades, projetos e pesquisas que propiciem a aprendizagem através da discussão e simulação. Daí então a necessidade de procurar recursos disponíveis para auxiliar os profissionais da educação.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:08:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141502
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988943
url http://hdl.handle.net/10183/141502
identifier_str_mv 000988943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141502/1/000988943.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141502/2/000988943.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141502/3/000988943.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3febeffe52904944d2b5b6cc85824089
b9835ec16bad5bc2e462c54686349bd5
f4e83b4ff3e210f0d7c1cbbb1e61bf9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447174413025280