A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pauta Geral (Ponta Grossa) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/7200 |
Resumo: | Este artigo é fruto de parte da dissertação de Mestrado da autora, orientada pelo coautor, e apresenta uma reflexão teórico-conceitual sobre a representação da Tecnologia nas seções temáticas de Tecnologia nos sites de quatro jornais brasileiros. A hipótese fundamental é que essas editorias priorizam temas que atendem a interesses mercadológicos de empresas do setor, e podem estar deixando de lado questões sociais e culturais importantes para a compreensão da relação entre tecnologia e sociedade. O estudo se orienta em torno das perspectivas de tematização jornalística e do jornalismo especializado, a partir de uma análise quantitativa envolvendo os sites das seções de Tecnologia dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo e Correio Braziliense. O estudo permite confirmar a hipótese de que a representação da Tecnologia nos jornais é predominantemente mercadológica, não correspondendo a uma expectativa de conceito social e cultural. Além disso, percebe-se que as editorias em questão não possuem características de jornalismo especializado, apesar do potencial gerado pela segmentação temática. |
id |
UEPG-27_171e88bb71893b1779d5d012eace7222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/7200 |
network_acronym_str |
UEPG-27 |
network_name_str |
Pauta Geral (Ponta Grossa) |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito socialTematizaçãojornalismo especializadojornalismo sobre tecnologiaEstudos em JornalismoEste artigo é fruto de parte da dissertação de Mestrado da autora, orientada pelo coautor, e apresenta uma reflexão teórico-conceitual sobre a representação da Tecnologia nas seções temáticas de Tecnologia nos sites de quatro jornais brasileiros. A hipótese fundamental é que essas editorias priorizam temas que atendem a interesses mercadológicos de empresas do setor, e podem estar deixando de lado questões sociais e culturais importantes para a compreensão da relação entre tecnologia e sociedade. O estudo se orienta em torno das perspectivas de tematização jornalística e do jornalismo especializado, a partir de uma análise quantitativa envolvendo os sites das seções de Tecnologia dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo e Correio Braziliense. O estudo permite confirmar a hipótese de que a representação da Tecnologia nos jornais é predominantemente mercadológica, não correspondendo a uma expectativa de conceito social e cultural. Além disso, percebe-se que as editorias em questão não possuem características de jornalismo especializado, apesar do potencial gerado pela segmentação temática.Universidade Estadual de Ponta Grossa2015-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/7200Pauta Geral - Journalism Studies; Vol. 2 No. 1 (2015): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 38-56Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; v. 2 n. 1 (2015): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 38-562318-857Xreponame:Pauta Geral (Ponta Grossa)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/7200/4573Copyright (c) 2017 Pauta Geral - Estudos em Jornalismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKikuti Dancosky, AndressaRenó, Denis Porto2015-10-21T23:27:18Zoai:uepg.br:article/7200Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/PUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/oaipmrocha@uepg.br||pautageral@uepg.br2318-857X2318-857Xopendoar:2024-05-17T13:17:23.006332Pauta Geral (Ponta Grossa) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
title |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
spellingShingle |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social Kikuti Dancosky, Andressa Tematização jornalismo especializado jornalismo sobre tecnologia Estudos em Jornalismo |
title_short |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
title_full |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
title_fullStr |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
title_full_unstemmed |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
title_sort |
A representação temática da tecnologia nos jornais brasileiros e sua configuração mercadológica diante de uma perspectiva de conceito social |
author |
Kikuti Dancosky, Andressa |
author_facet |
Kikuti Dancosky, Andressa Renó, Denis Porto |
author_role |
author |
author2 |
Renó, Denis Porto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kikuti Dancosky, Andressa Renó, Denis Porto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tematização jornalismo especializado jornalismo sobre tecnologia Estudos em Jornalismo |
topic |
Tematização jornalismo especializado jornalismo sobre tecnologia Estudos em Jornalismo |
description |
Este artigo é fruto de parte da dissertação de Mestrado da autora, orientada pelo coautor, e apresenta uma reflexão teórico-conceitual sobre a representação da Tecnologia nas seções temáticas de Tecnologia nos sites de quatro jornais brasileiros. A hipótese fundamental é que essas editorias priorizam temas que atendem a interesses mercadológicos de empresas do setor, e podem estar deixando de lado questões sociais e culturais importantes para a compreensão da relação entre tecnologia e sociedade. O estudo se orienta em torno das perspectivas de tematização jornalística e do jornalismo especializado, a partir de uma análise quantitativa envolvendo os sites das seções de Tecnologia dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo e Correio Braziliense. O estudo permite confirmar a hipótese de que a representação da Tecnologia nos jornais é predominantemente mercadológica, não correspondendo a uma expectativa de conceito social e cultural. Além disso, percebe-se que as editorias em questão não possuem características de jornalismo especializado, apesar do potencial gerado pela segmentação temática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/7200 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/7200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/7200/4573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pauta Geral - Estudos em Jornalismo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pauta Geral - Estudos em Jornalismo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pauta Geral - Journalism Studies; Vol. 2 No. 1 (2015): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 38-56 Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; v. 2 n. 1 (2015): Pauta Geral - Estudos em Jornalismo; 38-56 2318-857X reponame:Pauta Geral (Ponta Grossa) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Pauta Geral (Ponta Grossa) |
collection |
Pauta Geral (Ponta Grossa) |
repository.name.fl_str_mv |
Pauta Geral (Ponta Grossa) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pmrocha@uepg.br||pautageral@uepg.br |
_version_ |
1799317946225393664 |