LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/21008 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as práticas LGBTfóbicas impactam na vivência educacional de licenciandos(as) e licenciados (as) LGBT+, no ensino superior. A partir dos estudos de gênero, estendese a concepção de identidade por meio de performances e grupos identitários. Utilizase do conceito de interseccionalidade para compreender os marcadores sociais aos quais os sujeitos estão inseridos. Para tanto, foram aplicados 69 questionários on line com discentes LGBT+ dos cursos de licenciatura de uma determinada universidade estadual do estado do Paraná. A análise foi desenvolvida mediante cinco eixos temáticos: caracterização dos participantes; tipificação e reconhecimento das violências; pertencimento à universidade; impacto na vivência educacional; e políticas de denúncia e enfrentamento. Evidenciamos que por mais que as violências não apresentem dados significativos quanto ao desempenho acadêmico, elas produziram desconforto e negação de vivências. Ou seja, as violências LGBTfóbicas estão presentes no ensino superior,especialmente a deslegitimação. Em vista disso, fazse necessário implantação de políticas institucionais que fomentem a produção e promoção de informações sobre a LGBTfobia e que coíbam a discriminação em todo o espaço educacional, para que, assim, possamos transformar o espaço acadêmico, tornandoo mais acolhedor e seguro para identidades marginalizadas. |
id |
UEPG-28_c03ccb9753d0481feda21ed46064804b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/21008 |
network_acronym_str |
UEPG-28 |
network_name_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATIONPessoas LGBT+ e suas Vivências Educacionais no Ensino Superior: Reconhecendo ViolênciasEsta pesquisa tem por objetivo compreender como as práticas LGBTfóbicas impactam na vivência educacional de licenciandos(as) e licenciados (as) LGBT+, no ensino superior. A partir dos estudos de gênero, estendese a concepção de identidade por meio de performances e grupos identitários. Utilizase do conceito de interseccionalidade para compreender os marcadores sociais aos quais os sujeitos estão inseridos. Para tanto, foram aplicados 69 questionários on line com discentes LGBT+ dos cursos de licenciatura de uma determinada universidade estadual do estado do Paraná. A análise foi desenvolvida mediante cinco eixos temáticos: caracterização dos participantes; tipificação e reconhecimento das violências; pertencimento à universidade; impacto na vivência educacional; e políticas de denúncia e enfrentamento. Evidenciamos que por mais que as violências não apresentem dados significativos quanto ao desempenho acadêmico, elas produziram desconforto e negação de vivências. Ou seja, as violências LGBTfóbicas estão presentes no ensino superior,especialmente a deslegitimação. Em vista disso, fazse necessário implantação de políticas institucionais que fomentem a produção e promoção de informações sobre a LGBTfobia e que coíbam a discriminação em todo o espaço educacional, para que, assim, possamos transformar o espaço acadêmico, tornandoo mais acolhedor e seguro para identidades marginalizadas.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2023-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/2100810.5212/Rlagg.v.14.i1.0010Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 14 n. 1 (2023); 178-2032177-288610.5212/Rlagg.v.14.i1reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/21008/209209217950Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeola , Luara ArthurSantos, Adelaine Ellis Carbonar dos2023-09-01T23:55:55Zoai:uepg.br:article/21008Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2023-09-01T23:55:55Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION Pessoas LGBT+ e suas Vivências Educacionais no Ensino Superior: Reconhecendo Violências |
title |
LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION |
spellingShingle |
LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION Feola , Luara Arthur |
title_short |
LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION |
title_full |
LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION |
title_fullStr |
LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION |
title_full_unstemmed |
LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION |
title_sort |
LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION |
author |
Feola , Luara Arthur |
author_facet |
Feola , Luara Arthur Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feola , Luara Arthur Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as práticas LGBTfóbicas impactam na vivência educacional de licenciandos(as) e licenciados (as) LGBT+, no ensino superior. A partir dos estudos de gênero, estendese a concepção de identidade por meio de performances e grupos identitários. Utilizase do conceito de interseccionalidade para compreender os marcadores sociais aos quais os sujeitos estão inseridos. Para tanto, foram aplicados 69 questionários on line com discentes LGBT+ dos cursos de licenciatura de uma determinada universidade estadual do estado do Paraná. A análise foi desenvolvida mediante cinco eixos temáticos: caracterização dos participantes; tipificação e reconhecimento das violências; pertencimento à universidade; impacto na vivência educacional; e políticas de denúncia e enfrentamento. Evidenciamos que por mais que as violências não apresentem dados significativos quanto ao desempenho acadêmico, elas produziram desconforto e negação de vivências. Ou seja, as violências LGBTfóbicas estão presentes no ensino superior,especialmente a deslegitimação. Em vista disso, fazse necessário implantação de políticas institucionais que fomentem a produção e promoção de informações sobre a LGBTfobia e que coíbam a discriminação em todo o espaço educacional, para que, assim, possamos transformar o espaço acadêmico, tornandoo mais acolhedor e seguro para identidades marginalizadas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/21008 10.5212/Rlagg.v.14.i1.0010 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/21008 |
identifier_str_mv |
10.5212/Rlagg.v.14.i1.0010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/21008/209209217950 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 14 n. 1 (2023); 178-203 2177-2886 10.5212/Rlagg.v.14.i1 reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
collection |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseli.genero@gmail.com |
_version_ |
1799317644189368320 |