LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feola , Luara Arthur
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/21008
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as práticas LGBTfóbicas impactam na vivência educacional de licenciandos(as) e licenciados (as) LGBT+, no ensino superior. A partir dos estudos de gênero, estende­se a concepção de identidade por meio de performances e grupos identitários. Utiliza­se do conceito de interseccionalidade para compreender os marcadores sociais aos quais os sujeitos estão inseridos. Para tanto, foram aplicados 69 questionários on line com discentes LGBT+ dos cursos de licenciatura de uma determinada universidade estadual do estado do Paraná. A análise foi desenvolvida mediante cinco eixos temáticos: caracterização dos participantes; tipificação e reconhecimento das violências; pertencimento à universidade; impacto na vivência educacional; e políticas de denúncia e enfrentamento. Evidenciamos que por mais que as violências não apresentem dados significativos quanto ao desempenho acadêmico, elas produziram desconforto e negação de vivências. Ou seja, as violências LGBTfóbicas estão presentes no ensino superior,especialmente a deslegitimação. Em vista disso, faz­se necessário implantação de políticas institucionais que fomentem a produção e promoção de informações sobre a LGBTfobia e que coíbam a discriminação em todo o espaço educacional, para que, assim, possamos transformar o espaço acadêmico, tornando­o mais acolhedor e seguro para identidades marginalizadas.
id UEPG-28_c03ccb9753d0481feda21ed46064804b
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/21008
network_acronym_str UEPG-28
network_name_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository_id_str
spelling LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATIONPessoas LGBT+ e suas Vivências Educacionais no Ensino Superior: Reconhecendo ViolênciasEsta pesquisa tem por objetivo compreender como as práticas LGBTfóbicas impactam na vivência educacional de licenciandos(as) e licenciados (as) LGBT+, no ensino superior. A partir dos estudos de gênero, estende­se a concepção de identidade por meio de performances e grupos identitários. Utiliza­se do conceito de interseccionalidade para compreender os marcadores sociais aos quais os sujeitos estão inseridos. Para tanto, foram aplicados 69 questionários on line com discentes LGBT+ dos cursos de licenciatura de uma determinada universidade estadual do estado do Paraná. A análise foi desenvolvida mediante cinco eixos temáticos: caracterização dos participantes; tipificação e reconhecimento das violências; pertencimento à universidade; impacto na vivência educacional; e políticas de denúncia e enfrentamento. Evidenciamos que por mais que as violências não apresentem dados significativos quanto ao desempenho acadêmico, elas produziram desconforto e negação de vivências. Ou seja, as violências LGBTfóbicas estão presentes no ensino superior,especialmente a deslegitimação. Em vista disso, faz­se necessário implantação de políticas institucionais que fomentem a produção e promoção de informações sobre a LGBTfobia e que coíbam a discriminação em todo o espaço educacional, para que, assim, possamos transformar o espaço acadêmico, tornando­o mais acolhedor e seguro para identidades marginalizadas.Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2023-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/2100810.5212/Rlagg.v.14.i1.0010Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 14 n. 1 (2023); 178-2032177-288610.5212/Rlagg.v.14.i1reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/21008/209209217950Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Geografia e Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeola , Luara ArthurSantos, Adelaine Ellis Carbonar dos2023-09-01T23:55:55Zoai:uepg.br:article/21008Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2023-09-01T23:55:55Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION
Pessoas LGBT+ e suas Vivências Educacionais no Ensino Superior: Reconhecendo Violências
title LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION
spellingShingle LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION
Feola , Luara Arthur
title_short LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION
title_full LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION
title_fullStr LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION
title_full_unstemmed LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION
title_sort LGBT+ PEOPLE AND THEIR EDUCATIONAL EXPERIENCES IN HIGHER EDUCATION
author Feola , Luara Arthur
author_facet Feola , Luara Arthur
Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos
author_role author
author2 Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feola , Luara Arthur
Santos, Adelaine Ellis Carbonar dos
description Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as práticas LGBTfóbicas impactam na vivência educacional de licenciandos(as) e licenciados (as) LGBT+, no ensino superior. A partir dos estudos de gênero, estende­se a concepção de identidade por meio de performances e grupos identitários. Utiliza­se do conceito de interseccionalidade para compreender os marcadores sociais aos quais os sujeitos estão inseridos. Para tanto, foram aplicados 69 questionários on line com discentes LGBT+ dos cursos de licenciatura de uma determinada universidade estadual do estado do Paraná. A análise foi desenvolvida mediante cinco eixos temáticos: caracterização dos participantes; tipificação e reconhecimento das violências; pertencimento à universidade; impacto na vivência educacional; e políticas de denúncia e enfrentamento. Evidenciamos que por mais que as violências não apresentem dados significativos quanto ao desempenho acadêmico, elas produziram desconforto e negação de vivências. Ou seja, as violências LGBTfóbicas estão presentes no ensino superior,especialmente a deslegitimação. Em vista disso, faz­se necessário implantação de políticas institucionais que fomentem a produção e promoção de informações sobre a LGBTfobia e que coíbam a discriminação em todo o espaço educacional, para que, assim, possamos transformar o espaço acadêmico, tornando­o mais acolhedor e seguro para identidades marginalizadas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/21008
10.5212/Rlagg.v.14.i1.0010
url https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/21008
identifier_str_mv 10.5212/Rlagg.v.14.i1.0010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/21008/209209217950
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
publisher.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 14 n. 1 (2023); 178-203
2177-2886
10.5212/Rlagg.v.14.i1
reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
collection Revista Latino-americana de Geografia e Gênero
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv ||joseli.genero@gmail.com
_version_ 1799317644189368320