Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Severino Alves de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Vanessa Maria Santiago da, Bonfim, Aline de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Folkcomunicação
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19042
Resumo: Analisaremos, sob um ponto de vista sociolinguístico, um estilo de música, o forró, especificamente os de duplo sentido, que normalmente fazem alusão à sexualidade feminina. Avaliando as conquistas femininas rumo à igualdade social, este trabalho observará como se articula a linguagem e o pensamento depreciativo dessas músicas que ignoram e ameaçam tais conquistas. Buscamos compreender especificamente como objeto de pesquisa, determinados itens do forró eletrônico, por meio dos indivíduos que são o seu motivo de popularidade – os/as ouvintes. Uma vez, que esse estilo musical é um fato acentuado no desenvolvimento de identidades e é escutado independente da classe social e nível de escolaridade. O estudo é obra de uma averiguação qualitativa, que em seu desenvolver ocorreu uma observação indireta através da técnica da análise documental, como também, as consultas às letras das músicas de forró eletrônico. E para uma melhor compreensão do conceito de folkcomunicação utilizamos uma abordagem baseada nas ideias de Beltrão, Hohfeldt e Maciel.
id UEPG-29_027a4bd4c7f751720141aa51e0f25669
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/19042
network_acronym_str UEPG-29
network_name_str Revista Internacional de Folkcomunicação
repository_id_str
spelling Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?Analisaremos, sob um ponto de vista sociolinguístico, um estilo de música, o forró, especificamente os de duplo sentido, que normalmente fazem alusão à sexualidade feminina. Avaliando as conquistas femininas rumo à igualdade social, este trabalho observará como se articula a linguagem e o pensamento depreciativo dessas músicas que ignoram e ameaçam tais conquistas. Buscamos compreender especificamente como objeto de pesquisa, determinados itens do forró eletrônico, por meio dos indivíduos que são o seu motivo de popularidade – os/as ouvintes. Uma vez, que esse estilo musical é um fato acentuado no desenvolvimento de identidades e é escutado independente da classe social e nível de escolaridade. O estudo é obra de uma averiguação qualitativa, que em seu desenvolver ocorreu uma observação indireta através da técnica da análise documental, como também, as consultas às letras das músicas de forró eletrônico. E para uma melhor compreensão do conceito de folkcomunicação utilizamos uma abordagem baseada nas ideias de Beltrão, Hohfeldt e Maciel.Editora UEPG2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19042Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 12 n. 27: (set./dez. 2014); 58-731807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19042/209209214974Copyright (c) 2016 Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucena, Severino Alves deSilva, Vanessa Maria Santiago daBonfim, Aline de Oliveira2021-08-04T18:15:57Zoai:uepg.br:article/19042Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-08-04T18:15:57Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?
title Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?
spellingShingle Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?
Lucena, Severino Alves de
title_short Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?
title_full Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?
title_fullStr Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?
title_full_unstemmed Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?
title_sort Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?
author Lucena, Severino Alves de
author_facet Lucena, Severino Alves de
Silva, Vanessa Maria Santiago da
Bonfim, Aline de Oliveira
author_role author
author2 Silva, Vanessa Maria Santiago da
Bonfim, Aline de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Severino Alves de
Silva, Vanessa Maria Santiago da
Bonfim, Aline de Oliveira
description Analisaremos, sob um ponto de vista sociolinguístico, um estilo de música, o forró, especificamente os de duplo sentido, que normalmente fazem alusão à sexualidade feminina. Avaliando as conquistas femininas rumo à igualdade social, este trabalho observará como se articula a linguagem e o pensamento depreciativo dessas músicas que ignoram e ameaçam tais conquistas. Buscamos compreender especificamente como objeto de pesquisa, determinados itens do forró eletrônico, por meio dos indivíduos que são o seu motivo de popularidade – os/as ouvintes. Uma vez, que esse estilo musical é um fato acentuado no desenvolvimento de identidades e é escutado independente da classe social e nível de escolaridade. O estudo é obra de uma averiguação qualitativa, que em seu desenvolver ocorreu uma observação indireta através da técnica da análise documental, como também, as consultas às letras das músicas de forró eletrônico. E para uma melhor compreensão do conceito de folkcomunicação utilizamos uma abordagem baseada nas ideias de Beltrão, Hohfeldt e Maciel.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19042
url https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19042/209209214974
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Internacional de Folkcomunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Internacional de Folkcomunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 12 n. 27: (set./dez. 2014); 58-73
1807-4960
reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Revista Internacional de Folkcomunicação
collection Revista Internacional de Folkcomunicação
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br
_version_ 1799317371003863040