Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Internacional de Folkcomunicação |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19042 |
Resumo: | Analisaremos, sob um ponto de vista sociolinguístico, um estilo de música, o forró, especificamente os de duplo sentido, que normalmente fazem alusão à sexualidade feminina. Avaliando as conquistas femininas rumo à igualdade social, este trabalho observará como se articula a linguagem e o pensamento depreciativo dessas músicas que ignoram e ameaçam tais conquistas. Buscamos compreender especificamente como objeto de pesquisa, determinados itens do forró eletrônico, por meio dos indivíduos que são o seu motivo de popularidade – os/as ouvintes. Uma vez, que esse estilo musical é um fato acentuado no desenvolvimento de identidades e é escutado independente da classe social e nível de escolaridade. O estudo é obra de uma averiguação qualitativa, que em seu desenvolver ocorreu uma observação indireta através da técnica da análise documental, como também, as consultas às letras das músicas de forró eletrônico. E para uma melhor compreensão do conceito de folkcomunicação utilizamos uma abordagem baseada nas ideias de Beltrão, Hohfeldt e Maciel. |
id |
UEPG-29_027a4bd4c7f751720141aa51e0f25669 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/19042 |
network_acronym_str |
UEPG-29 |
network_name_str |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
repository_id_str |
|
spelling |
Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher?Analisaremos, sob um ponto de vista sociolinguístico, um estilo de música, o forró, especificamente os de duplo sentido, que normalmente fazem alusão à sexualidade feminina. Avaliando as conquistas femininas rumo à igualdade social, este trabalho observará como se articula a linguagem e o pensamento depreciativo dessas músicas que ignoram e ameaçam tais conquistas. Buscamos compreender especificamente como objeto de pesquisa, determinados itens do forró eletrônico, por meio dos indivíduos que são o seu motivo de popularidade – os/as ouvintes. Uma vez, que esse estilo musical é um fato acentuado no desenvolvimento de identidades e é escutado independente da classe social e nível de escolaridade. O estudo é obra de uma averiguação qualitativa, que em seu desenvolver ocorreu uma observação indireta através da técnica da análise documental, como também, as consultas às letras das músicas de forró eletrônico. E para uma melhor compreensão do conceito de folkcomunicação utilizamos uma abordagem baseada nas ideias de Beltrão, Hohfeldt e Maciel.Editora UEPG2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19042Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 12 n. 27: (set./dez. 2014); 58-731807-4960reponame:Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19042/209209214974Copyright (c) 2016 Revista Internacional de Folkcomunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucena, Severino Alves deSilva, Vanessa Maria Santiago daBonfim, Aline de Oliveira2021-08-04T18:15:57Zoai:uepg.br:article/19042Revistahttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcomPUBhttp://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/oairevistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br1807-49601807-4960opendoar:2021-08-04T18:15:57Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher? |
title |
Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher? |
spellingShingle |
Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher? Lucena, Severino Alves de |
title_short |
Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher? |
title_full |
Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher? |
title_fullStr |
Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher? |
title_full_unstemmed |
Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher? |
title_sort |
Forró De Duplo Sentido: Só Uma Música Ou Expressão De Uma Visão Desrespeitosa Contra A Mulher? |
author |
Lucena, Severino Alves de |
author_facet |
Lucena, Severino Alves de Silva, Vanessa Maria Santiago da Bonfim, Aline de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vanessa Maria Santiago da Bonfim, Aline de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucena, Severino Alves de Silva, Vanessa Maria Santiago da Bonfim, Aline de Oliveira |
description |
Analisaremos, sob um ponto de vista sociolinguístico, um estilo de música, o forró, especificamente os de duplo sentido, que normalmente fazem alusão à sexualidade feminina. Avaliando as conquistas femininas rumo à igualdade social, este trabalho observará como se articula a linguagem e o pensamento depreciativo dessas músicas que ignoram e ameaçam tais conquistas. Buscamos compreender especificamente como objeto de pesquisa, determinados itens do forró eletrônico, por meio dos indivíduos que são o seu motivo de popularidade – os/as ouvintes. Uma vez, que esse estilo musical é um fato acentuado no desenvolvimento de identidades e é escutado independente da classe social e nível de escolaridade. O estudo é obra de uma averiguação qualitativa, que em seu desenvolver ocorreu uma observação indireta através da técnica da análise documental, como também, as consultas às letras das músicas de forró eletrônico. E para uma melhor compreensão do conceito de folkcomunicação utilizamos uma abordagem baseada nas ideias de Beltrão, Hohfeldt e Maciel. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19042 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19042/209209214974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Internacional de Folkcomunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Internacional de Folkcomunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Internacional de Folkcomunicação; v. 12 n. 27: (set./dez. 2014); 58-73 1807-4960 reponame:Revista Internacional de Folkcomunicação instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
collection |
Revista Internacional de Folkcomunicação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Internacional de Folkcomunicação - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafolkcom@uepg.br||sergiogadini@yahoo.com.br |
_version_ |
1799317371003863040 |