Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Alessandra
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira, Julio Emilio Diniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4245
Resumo: Este artigo tem como objetivo central a compreensão dos processos de aprendizagem da docência por parte de professores iniciantes de Geografia da Educação Básica. Por meio da leitura e análise de questionários aplicados a nove professores, construímos um breve perfil dos respondentes e avançamos na discussão sobre: (1) os processos que conduziram a escolha pela licenciatura em Geografia como curso superior e (2) as relações entre formação acadêmico-profissional, iniciação e aprendizagem da docência. Quase totalidade dos professores, mesmo que de maneira crítica, reconhece as contribuições da formação na universidade para sua prática profissional. Entendem a formação como processo contínuo e não restrito aos saberes técnicos. Dessa maneira, valorizam a chamada “teoria” na formação acadêmica, porém afirmam sobre a necessidade de que as disciplinas que tenham esse caráter tomem a realidade escolar como referência para sua organização e desenvolvimento. Nos relatos desses professores, a entrada na escola desencadeou uma série de aprendizagens e reflexões em torno da própria prática e uma avaliação problematizadora da formação na universidade. Conhecer e analisar as trajetórias desses docentes nos trouxe uma série de elementos e indícios fundamentais para uma compreensão mais ampliada e complexificada dos processos de aprendizagem profissional da docência por parte dos professores iniciantes.
id UEPG-31_0e91e36bcd65510dc040ecdb071d075e
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/4245
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia Este artigo tem como objetivo central a compreensão dos processos de aprendizagem da docência por parte de professores iniciantes de Geografia da Educação Básica. Por meio da leitura e análise de questionários aplicados a nove professores, construímos um breve perfil dos respondentes e avançamos na discussão sobre: (1) os processos que conduziram a escolha pela licenciatura em Geografia como curso superior e (2) as relações entre formação acadêmico-profissional, iniciação e aprendizagem da docência. Quase totalidade dos professores, mesmo que de maneira crítica, reconhece as contribuições da formação na universidade para sua prática profissional. Entendem a formação como processo contínuo e não restrito aos saberes técnicos. Dessa maneira, valorizam a chamada “teoria” na formação acadêmica, porém afirmam sobre a necessidade de que as disciplinas que tenham esse caráter tomem a realidade escolar como referência para sua organização e desenvolvimento. Nos relatos desses professores, a entrada na escola desencadeou uma série de aprendizagens e reflexões em torno da própria prática e uma avaliação problematizadora da formação na universidade. Conhecer e analisar as trajetórias desses docentes nos trouxe uma série de elementos e indícios fundamentais para uma compreensão mais ampliada e complexificada dos processos de aprendizagem profissional da docência por parte dos professores iniciantes.Editora UEPG2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/424510.5212/OlharProfr.v.15i2.0004Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 251-267Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 251-267Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 251-267Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 251-267Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 251-2671984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4245/3261Bernardes, AlessandraPereira, Julio Emilio Dinizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T19:34:02Zoai:uepg.br:article/4245Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T19:34:02Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia
title Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia
spellingShingle Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia
Bernardes, Alessandra
title_short Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia
title_full Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia
title_fullStr Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia
title_full_unstemmed Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia
title_sort Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia
author Bernardes, Alessandra
author_facet Bernardes, Alessandra
Pereira, Julio Emilio Diniz
author_role author
author2 Pereira, Julio Emilio Diniz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Alessandra
Pereira, Julio Emilio Diniz
description Este artigo tem como objetivo central a compreensão dos processos de aprendizagem da docência por parte de professores iniciantes de Geografia da Educação Básica. Por meio da leitura e análise de questionários aplicados a nove professores, construímos um breve perfil dos respondentes e avançamos na discussão sobre: (1) os processos que conduziram a escolha pela licenciatura em Geografia como curso superior e (2) as relações entre formação acadêmico-profissional, iniciação e aprendizagem da docência. Quase totalidade dos professores, mesmo que de maneira crítica, reconhece as contribuições da formação na universidade para sua prática profissional. Entendem a formação como processo contínuo e não restrito aos saberes técnicos. Dessa maneira, valorizam a chamada “teoria” na formação acadêmica, porém afirmam sobre a necessidade de que as disciplinas que tenham esse caráter tomem a realidade escolar como referência para sua organização e desenvolvimento. Nos relatos desses professores, a entrada na escola desencadeou uma série de aprendizagens e reflexões em torno da própria prática e uma avaliação problematizadora da formação na universidade. Conhecer e analisar as trajetórias desses docentes nos trouxe uma série de elementos e indícios fundamentais para uma compreensão mais ampliada e complexificada dos processos de aprendizagem profissional da docência por parte dos professores iniciantes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4245
10.5212/OlharProfr.v.15i2.0004
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4245
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4245/3261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 251-267
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 251-267
Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 251-267
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 251-267
Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 251-267
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495916888064