Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4245 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo central a compreensão dos processos de aprendizagem da docência por parte de professores iniciantes de Geografia da Educação Básica. Por meio da leitura e análise de questionários aplicados a nove professores, construímos um breve perfil dos respondentes e avançamos na discussão sobre: (1) os processos que conduziram a escolha pela licenciatura em Geografia como curso superior e (2) as relações entre formação acadêmico-profissional, iniciação e aprendizagem da docência. Quase totalidade dos professores, mesmo que de maneira crítica, reconhece as contribuições da formação na universidade para sua prática profissional. Entendem a formação como processo contínuo e não restrito aos saberes técnicos. Dessa maneira, valorizam a chamada “teoria” na formação acadêmica, porém afirmam sobre a necessidade de que as disciplinas que tenham esse caráter tomem a realidade escolar como referência para sua organização e desenvolvimento. Nos relatos desses professores, a entrada na escola desencadeou uma série de aprendizagens e reflexões em torno da própria prática e uma avaliação problematizadora da formação na universidade. Conhecer e analisar as trajetórias desses docentes nos trouxe uma série de elementos e indícios fundamentais para uma compreensão mais ampliada e complexificada dos processos de aprendizagem profissional da docência por parte dos professores iniciantes. |
id |
UEPG-31_0e91e36bcd65510dc040ecdb071d075e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/4245 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia Este artigo tem como objetivo central a compreensão dos processos de aprendizagem da docência por parte de professores iniciantes de Geografia da Educação Básica. Por meio da leitura e análise de questionários aplicados a nove professores, construímos um breve perfil dos respondentes e avançamos na discussão sobre: (1) os processos que conduziram a escolha pela licenciatura em Geografia como curso superior e (2) as relações entre formação acadêmico-profissional, iniciação e aprendizagem da docência. Quase totalidade dos professores, mesmo que de maneira crítica, reconhece as contribuições da formação na universidade para sua prática profissional. Entendem a formação como processo contínuo e não restrito aos saberes técnicos. Dessa maneira, valorizam a chamada “teoria” na formação acadêmica, porém afirmam sobre a necessidade de que as disciplinas que tenham esse caráter tomem a realidade escolar como referência para sua organização e desenvolvimento. Nos relatos desses professores, a entrada na escola desencadeou uma série de aprendizagens e reflexões em torno da própria prática e uma avaliação problematizadora da formação na universidade. Conhecer e analisar as trajetórias desses docentes nos trouxe uma série de elementos e indícios fundamentais para uma compreensão mais ampliada e complexificada dos processos de aprendizagem profissional da docência por parte dos professores iniciantes.Editora UEPG2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/424510.5212/OlharProfr.v.15i2.0004Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 251-267Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 251-267Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 251-267Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 251-267Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 251-2671984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4245/3261Bernardes, AlessandraPereira, Julio Emilio Dinizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T19:34:02Zoai:uepg.br:article/4245Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T19:34:02Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia |
title |
Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia |
spellingShingle |
Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia Bernardes, Alessandra |
title_short |
Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia |
title_full |
Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia |
title_fullStr |
Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia |
title_full_unstemmed |
Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia |
title_sort |
Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia |
author |
Bernardes, Alessandra |
author_facet |
Bernardes, Alessandra Pereira, Julio Emilio Diniz |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Julio Emilio Diniz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Alessandra Pereira, Julio Emilio Diniz |
description |
Este artigo tem como objetivo central a compreensão dos processos de aprendizagem da docência por parte de professores iniciantes de Geografia da Educação Básica. Por meio da leitura e análise de questionários aplicados a nove professores, construímos um breve perfil dos respondentes e avançamos na discussão sobre: (1) os processos que conduziram a escolha pela licenciatura em Geografia como curso superior e (2) as relações entre formação acadêmico-profissional, iniciação e aprendizagem da docência. Quase totalidade dos professores, mesmo que de maneira crítica, reconhece as contribuições da formação na universidade para sua prática profissional. Entendem a formação como processo contínuo e não restrito aos saberes técnicos. Dessa maneira, valorizam a chamada “teoria” na formação acadêmica, porém afirmam sobre a necessidade de que as disciplinas que tenham esse caráter tomem a realidade escolar como referência para sua organização e desenvolvimento. Nos relatos desses professores, a entrada na escola desencadeou uma série de aprendizagens e reflexões em torno da própria prática e uma avaliação problematizadora da formação na universidade. Conhecer e analisar as trajetórias desses docentes nos trouxe uma série de elementos e indícios fundamentais para uma compreensão mais ampliada e complexificada dos processos de aprendizagem profissional da docência por parte dos professores iniciantes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4245 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0004 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4245 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.15i2.0004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4245/3261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 251-267 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 251-267 Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 251-267 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 251-267 Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 251-267 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495916888064 |