A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Theves, Denise Wildner
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, João Francisco Lopes de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246959
Resumo: O estudo trata sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Discute perspectivas para o ensino desses componentes curriculares na direção do diálogo com o cotidiano e que considere as crianças como sujeitos ativos participantes desse espaço-tempo educativo. O texto argumenta em favor de metodologias que considerem a leitura do espaço através do movimento que acontece na interação das crianças com o espaço vivido, buscando explicações no local e em outras escalas de análise temporal e espacial. Postula, desse modo, um ensino focado na aprendizagem da leitura e da escrita do mundo, através da análise do espaço geográfico, que traz as marcas da vida das pessoas e, por isso, está carregado de historicidade.
id UFRGS-2_10ea8bf96ea370ce3bb9e421b20d5eba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246959
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Theves, Denise WildnerLima, João Francisco Lopes de2022-08-16T04:47:05Z2022http://hdl.handle.net/10183/246959001148023O estudo trata sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Discute perspectivas para o ensino desses componentes curriculares na direção do diálogo com o cotidiano e que considere as crianças como sujeitos ativos participantes desse espaço-tempo educativo. O texto argumenta em favor de metodologias que considerem a leitura do espaço através do movimento que acontece na interação das crianças com o espaço vivido, buscando explicações no local e em outras escalas de análise temporal e espacial. Postula, desse modo, um ensino focado na aprendizagem da leitura e da escrita do mundo, através da análise do espaço geográfico, que traz as marcas da vida das pessoas e, por isso, está carregado de historicidade.The study deals with the teaching of Geography and History in the Initial Years of Elementary School. It discusses perspectives for the teaching of these curricular components in the direction of dialogue with everyday life and that considers children as active subjects participating in this educational space-time. The text argues in favor of methodologies that consider the reading of space through the movement that happens in the interaction of children with the lived space, seeking explanations in the place and in other scales of temporal and spatial analysis. In this way, it postulates a teaching focused on learning to read and write the world, through the analysis of geographic space, which bears the marks of people's lives and, therefore, is loaded with historicity.application/pdfporJorge, Welington Junior (Org.). Perspectivas da educação brasileira no século XXI : vol. 2. Maringá : Uniedusul, 2022. P. 78-90Ensino fundamentalGeografiaHistóriaTeaching geographyHistory teachingElementary schoolA docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148023.pdf.txt001148023.pdf.txtExtracted Texttext/plain28587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246959/2/001148023.pdf.txt28f64456b7bcae59cb14720b472e7439MD52ORIGINAL001148023.pdfCapítulo 6application/pdf632363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246959/1/001148023.pdfdff1de8a17480b7ef7bcddd8d5e381dbMD5110183/2469592022-08-17 04:48:48.518017oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246959Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:48:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais
title A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais
spellingShingle A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais
Theves, Denise Wildner
Ensino fundamental
Geografia
História
Teaching geography
History teaching
Elementary school
title_short A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais
title_full A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais
title_fullStr A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais
title_full_unstemmed A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais
title_sort A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais
author Theves, Denise Wildner
author_facet Theves, Denise Wildner
Lima, João Francisco Lopes de
author_role author
author2 Lima, João Francisco Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Theves, Denise Wildner
Lima, João Francisco Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Geografia
História
topic Ensino fundamental
Geografia
História
Teaching geography
History teaching
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching geography
History teaching
Elementary school
description O estudo trata sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Discute perspectivas para o ensino desses componentes curriculares na direção do diálogo com o cotidiano e que considere as crianças como sujeitos ativos participantes desse espaço-tempo educativo. O texto argumenta em favor de metodologias que considerem a leitura do espaço através do movimento que acontece na interação das crianças com o espaço vivido, buscando explicações no local e em outras escalas de análise temporal e espacial. Postula, desse modo, um ensino focado na aprendizagem da leitura e da escrita do mundo, através da análise do espaço geográfico, que traz as marcas da vida das pessoas e, por isso, está carregado de historicidade.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T04:47:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/246959
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001148023
url http://hdl.handle.net/10183/246959
identifier_str_mv 001148023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Jorge, Welington Junior (Org.). Perspectivas da educação brasileira no século XXI : vol. 2. Maringá : Uniedusul, 2022. P. 78-90
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246959/2/001148023.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246959/1/001148023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28f64456b7bcae59cb14720b472e7439
dff1de8a17480b7ef7bcddd8d5e381db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447801435258880