A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/246959 |
Resumo: | O estudo trata sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Discute perspectivas para o ensino desses componentes curriculares na direção do diálogo com o cotidiano e que considere as crianças como sujeitos ativos participantes desse espaço-tempo educativo. O texto argumenta em favor de metodologias que considerem a leitura do espaço através do movimento que acontece na interação das crianças com o espaço vivido, buscando explicações no local e em outras escalas de análise temporal e espacial. Postula, desse modo, um ensino focado na aprendizagem da leitura e da escrita do mundo, através da análise do espaço geográfico, que traz as marcas da vida das pessoas e, por isso, está carregado de historicidade. |
id |
UFRGS-2_10ea8bf96ea370ce3bb9e421b20d5eba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246959 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Theves, Denise WildnerLima, João Francisco Lopes de2022-08-16T04:47:05Z2022http://hdl.handle.net/10183/246959001148023O estudo trata sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Discute perspectivas para o ensino desses componentes curriculares na direção do diálogo com o cotidiano e que considere as crianças como sujeitos ativos participantes desse espaço-tempo educativo. O texto argumenta em favor de metodologias que considerem a leitura do espaço através do movimento que acontece na interação das crianças com o espaço vivido, buscando explicações no local e em outras escalas de análise temporal e espacial. Postula, desse modo, um ensino focado na aprendizagem da leitura e da escrita do mundo, através da análise do espaço geográfico, que traz as marcas da vida das pessoas e, por isso, está carregado de historicidade.The study deals with the teaching of Geography and History in the Initial Years of Elementary School. It discusses perspectives for the teaching of these curricular components in the direction of dialogue with everyday life and that considers children as active subjects participating in this educational space-time. The text argues in favor of methodologies that consider the reading of space through the movement that happens in the interaction of children with the lived space, seeking explanations in the place and in other scales of temporal and spatial analysis. In this way, it postulates a teaching focused on learning to read and write the world, through the analysis of geographic space, which bears the marks of people's lives and, therefore, is loaded with historicity.application/pdfporJorge, Welington Junior (Org.). Perspectivas da educação brasileira no século XXI : vol. 2. Maringá : Uniedusul, 2022. P. 78-90Ensino fundamentalGeografiaHistóriaTeaching geographyHistory teachingElementary schoolA docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148023.pdf.txt001148023.pdf.txtExtracted Texttext/plain28587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246959/2/001148023.pdf.txt28f64456b7bcae59cb14720b472e7439MD52ORIGINAL001148023.pdfCapítulo 6application/pdf632363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246959/1/001148023.pdfdff1de8a17480b7ef7bcddd8d5e381dbMD5110183/2469592022-08-17 04:48:48.518017oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246959Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:48:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais |
title |
A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais |
spellingShingle |
A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais Theves, Denise Wildner Ensino fundamental Geografia História Teaching geography History teaching Elementary school |
title_short |
A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais |
title_full |
A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais |
title_fullStr |
A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais |
title_full_unstemmed |
A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais |
title_sort |
A docência com as crianças e os percursos de formação : reflexões sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais |
author |
Theves, Denise Wildner |
author_facet |
Theves, Denise Wildner Lima, João Francisco Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, João Francisco Lopes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Theves, Denise Wildner Lima, João Francisco Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Geografia História |
topic |
Ensino fundamental Geografia História Teaching geography History teaching Elementary school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching geography History teaching Elementary school |
description |
O estudo trata sobre o ensino de Geografia e História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Discute perspectivas para o ensino desses componentes curriculares na direção do diálogo com o cotidiano e que considere as crianças como sujeitos ativos participantes desse espaço-tempo educativo. O texto argumenta em favor de metodologias que considerem a leitura do espaço através do movimento que acontece na interação das crianças com o espaço vivido, buscando explicações no local e em outras escalas de análise temporal e espacial. Postula, desse modo, um ensino focado na aprendizagem da leitura e da escrita do mundo, através da análise do espaço geográfico, que traz as marcas da vida das pessoas e, por isso, está carregado de historicidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-16T04:47:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/246959 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001148023 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/246959 |
identifier_str_mv |
001148023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Jorge, Welington Junior (Org.). Perspectivas da educação brasileira no século XXI : vol. 2. Maringá : Uniedusul, 2022. P. 78-90 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246959/2/001148023.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246959/1/001148023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28f64456b7bcae59cb14720b472e7439 dff1de8a17480b7ef7bcddd8d5e381db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447801435258880 |