A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESVELANDO CONCEPÇÕES E PAPÉIS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DE PERNAMBUCO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6129 |
Resumo: | As concepções de meio ambiente dos professores podem nortear suas práticas pedagógicas em Educação Ambiental (EA). Por isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de EA e meio ambiente dos licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública federal localizada em Recife - PE e verificar o que estes pensam sobre sua formação e papéis como docentes. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário dissertativo. O estudo das respostas foi realizado através da análise de conteúdo sob a perspectiva qualitativa e quantitativa. Quinze estudantes definem meio ambiente sob a ótica naturalista. Enquanto onze concebem meio ambiente como natureza-sistema. Sobre as concepções de EA, nove são conservacionistas; três sistêmicas-científicas e quatro eco-educativas. Onze licenciandos se consideram aptos para o trabalho com a EA no ensino básico. Dezessete relatam contribuições positivas do ensino de Ciências e Biologia para a prática da EA como futuros docentes. Diante disso, ressaltamos a necessidade de incorporar ao ensino superior uma EA sistêmica, contextualizada e humanizadora. Propiciando, assim, aos futuros professores uma formação cidadã crítica, consciente, responsável e ativa em sua realidade. |
id |
UEPG-31_16f1efd9203720c767c74efc96f1ed2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/6129 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESVELANDO CONCEPÇÕES E PAPÉIS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DE PERNAMBUCOconcepçõeseducação ambientalmeio ambienteuniversitários e formação de professores.Educação AmbientalAs concepções de meio ambiente dos professores podem nortear suas práticas pedagógicas em Educação Ambiental (EA). Por isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de EA e meio ambiente dos licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública federal localizada em Recife - PE e verificar o que estes pensam sobre sua formação e papéis como docentes. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário dissertativo. O estudo das respostas foi realizado através da análise de conteúdo sob a perspectiva qualitativa e quantitativa. Quinze estudantes definem meio ambiente sob a ótica naturalista. Enquanto onze concebem meio ambiente como natureza-sistema. Sobre as concepções de EA, nove são conservacionistas; três sistêmicas-científicas e quatro eco-educativas. Onze licenciandos se consideram aptos para o trabalho com a EA no ensino básico. Dezessete relatam contribuições positivas do ensino de Ciências e Biologia para a prática da EA como futuros docentes. Diante disso, ressaltamos a necessidade de incorporar ao ensino superior uma EA sistêmica, contextualizada e humanizadora. Propiciando, assim, aos futuros professores uma formação cidadã crítica, consciente, responsável e ativa em sua realidade.Editora UEPG2018-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanálise de conteúdoapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/612910.5212/OlharProfr.v.17i2.0006Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 2 (2014); 203-216Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 203-216Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 2 (2014); 203-216Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 203-216Olhar de Professor; v. 17 n. 2 (2014); 203-2161984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6129/209209209256Rezende, Izabelle Maria Nascimento deCoutinho, Anderson da SilvaFolena Araújo, Monica Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T09:35:16Zoai:uepg.br:article/6129Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T09:35:16Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESVELANDO CONCEPÇÕES E PAPÉIS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DE PERNAMBUCO |
title |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESVELANDO CONCEPÇÕES E PAPÉIS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DE PERNAMBUCO |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESVELANDO CONCEPÇÕES E PAPÉIS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DE PERNAMBUCO Rezende, Izabelle Maria Nascimento de concepções educação ambiental meio ambiente universitários e formação de professores. Educação Ambiental |
title_short |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESVELANDO CONCEPÇÕES E PAPÉIS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DE PERNAMBUCO |
title_full |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESVELANDO CONCEPÇÕES E PAPÉIS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DE PERNAMBUCO |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESVELANDO CONCEPÇÕES E PAPÉIS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DE PERNAMBUCO |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESVELANDO CONCEPÇÕES E PAPÉIS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DE PERNAMBUCO |
title_sort |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESVELANDO CONCEPÇÕES E PAPÉIS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DE PERNAMBUCO |
author |
Rezende, Izabelle Maria Nascimento de |
author_facet |
Rezende, Izabelle Maria Nascimento de Coutinho, Anderson da Silva Folena Araújo, Monica Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Anderson da Silva Folena Araújo, Monica Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Izabelle Maria Nascimento de Coutinho, Anderson da Silva Folena Araújo, Monica Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
concepções educação ambiental meio ambiente universitários e formação de professores. Educação Ambiental |
topic |
concepções educação ambiental meio ambiente universitários e formação de professores. Educação Ambiental |
description |
As concepções de meio ambiente dos professores podem nortear suas práticas pedagógicas em Educação Ambiental (EA). Por isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de EA e meio ambiente dos licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública federal localizada em Recife - PE e verificar o que estes pensam sobre sua formação e papéis como docentes. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário dissertativo. O estudo das respostas foi realizado através da análise de conteúdo sob a perspectiva qualitativa e quantitativa. Quinze estudantes definem meio ambiente sob a ótica naturalista. Enquanto onze concebem meio ambiente como natureza-sistema. Sobre as concepções de EA, nove são conservacionistas; três sistêmicas-científicas e quatro eco-educativas. Onze licenciandos se consideram aptos para o trabalho com a EA no ensino básico. Dezessete relatam contribuições positivas do ensino de Ciências e Biologia para a prática da EA como futuros docentes. Diante disso, ressaltamos a necessidade de incorporar ao ensino superior uma EA sistêmica, contextualizada e humanizadora. Propiciando, assim, aos futuros professores uma formação cidadã crítica, consciente, responsável e ativa em sua realidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion análise de conteúdo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6129 10.5212/OlharProfr.v.17i2.0006 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6129 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.17i2.0006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6129/209209209256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 2 (2014); 203-216 Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 203-216 Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 2 (2014); 203-216 Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 203-216 Olhar de Professor; v. 17 n. 2 (2014); 203-216 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496262918144 |