As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Priscila Monteiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Portella, Vanessa Cristina Maximo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4287
Resumo: O campo da formação de professores vem ganhando cada vez mais destaque na produção acadêmica e o início da docência configura-se como uma temática ainda pouco explorada dentro desse campo maior (MARIANO, 2006A; PAPI; MARTINS, 2010). O objetivo do trabalho é contribuir para a sistematização/organização da atual produção do conhecimento sobre professores iniciantes no Brasil, a partir da síntese de Papi e Martins (2010), levantando e problematizando questões que emergem dos estudos sobre essa temática. O corpus do artigo é constituído pelos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da ANPED nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011 e pelos trabalhos registrados no banco de teses da CAPES nos anos de 2008, 2009 e 2010. Na conclusão são apresentadas algumas iniciativas brasileiras destinadas à etapa de iniciação à docência e retomadas algumas evidências que emergiram da revisão realizada, tais como a importância de realizar pesquisas sobre o assunto nas diferentes regiões do país e de considerar nas pesquisas o trabalho também com professores que exercem seu ofício em diferentes tipos de escola. Os achados do trabalho reiteram as sínteses anteriores no sentido de mostrar a importância da continuidade dos investimentos em pesquisas sobre o início da docência.
id UEPG-31_1d2ec634fe2ed728912bf88963223517
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/4287
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisãoprofessores iniciantesiniciação à docênciadesenvolvimento profissionalformação de professoresO campo da formação de professores vem ganhando cada vez mais destaque na produção acadêmica e o início da docência configura-se como uma temática ainda pouco explorada dentro desse campo maior (MARIANO, 2006A; PAPI; MARTINS, 2010). O objetivo do trabalho é contribuir para a sistematização/organização da atual produção do conhecimento sobre professores iniciantes no Brasil, a partir da síntese de Papi e Martins (2010), levantando e problematizando questões que emergem dos estudos sobre essa temática. O corpus do artigo é constituído pelos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da ANPED nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011 e pelos trabalhos registrados no banco de teses da CAPES nos anos de 2008, 2009 e 2010. Na conclusão são apresentadas algumas iniciativas brasileiras destinadas à etapa de iniciação à docência e retomadas algumas evidências que emergiram da revisão realizada, tais como a importância de realizar pesquisas sobre o assunto nas diferentes regiões do país e de considerar nas pesquisas o trabalho também com professores que exercem seu ofício em diferentes tipos de escola. Os achados do trabalho reiteram as sínteses anteriores no sentido de mostrar a importância da continuidade dos investimentos em pesquisas sobre o início da docência.Editora UEPG2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/428710.5212/OlharProfr.v.15i2.0002Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 223-236Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 223-236Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 223-236Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 223-236Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 223-2361984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4287/3270Corrêa, Priscila MonteiroPortella, Vanessa Cristina Maximoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T19:34:02Zoai:uepg.br:article/4287Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T19:34:02Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão
title As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão
spellingShingle As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão
Corrêa, Priscila Monteiro
professores iniciantes
iniciação à docência
desenvolvimento profissional
formação de professores
title_short As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão
title_full As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão
title_fullStr As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão
title_full_unstemmed As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão
title_sort As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão
author Corrêa, Priscila Monteiro
author_facet Corrêa, Priscila Monteiro
Portella, Vanessa Cristina Maximo
author_role author
author2 Portella, Vanessa Cristina Maximo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Priscila Monteiro
Portella, Vanessa Cristina Maximo
dc.subject.por.fl_str_mv professores iniciantes
iniciação à docência
desenvolvimento profissional
formação de professores
topic professores iniciantes
iniciação à docência
desenvolvimento profissional
formação de professores
description O campo da formação de professores vem ganhando cada vez mais destaque na produção acadêmica e o início da docência configura-se como uma temática ainda pouco explorada dentro desse campo maior (MARIANO, 2006A; PAPI; MARTINS, 2010). O objetivo do trabalho é contribuir para a sistematização/organização da atual produção do conhecimento sobre professores iniciantes no Brasil, a partir da síntese de Papi e Martins (2010), levantando e problematizando questões que emergem dos estudos sobre essa temática. O corpus do artigo é constituído pelos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da ANPED nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011 e pelos trabalhos registrados no banco de teses da CAPES nos anos de 2008, 2009 e 2010. Na conclusão são apresentadas algumas iniciativas brasileiras destinadas à etapa de iniciação à docência e retomadas algumas evidências que emergiram da revisão realizada, tais como a importância de realizar pesquisas sobre o assunto nas diferentes regiões do país e de considerar nas pesquisas o trabalho também com professores que exercem seu ofício em diferentes tipos de escola. Os achados do trabalho reiteram as sínteses anteriores no sentido de mostrar a importância da continuidade dos investimentos em pesquisas sobre o início da docência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4287
10.5212/OlharProfr.v.15i2.0002
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4287
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4287/3270
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 223-236
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 223-236
Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 223-236
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 223-236
Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 223-236
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495929470976