As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4287 |
Resumo: | O campo da formação de professores vem ganhando cada vez mais destaque na produção acadêmica e o início da docência configura-se como uma temática ainda pouco explorada dentro desse campo maior (MARIANO, 2006A; PAPI; MARTINS, 2010). O objetivo do trabalho é contribuir para a sistematização/organização da atual produção do conhecimento sobre professores iniciantes no Brasil, a partir da síntese de Papi e Martins (2010), levantando e problematizando questões que emergem dos estudos sobre essa temática. O corpus do artigo é constituído pelos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da ANPED nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011 e pelos trabalhos registrados no banco de teses da CAPES nos anos de 2008, 2009 e 2010. Na conclusão são apresentadas algumas iniciativas brasileiras destinadas à etapa de iniciação à docência e retomadas algumas evidências que emergiram da revisão realizada, tais como a importância de realizar pesquisas sobre o assunto nas diferentes regiões do país e de considerar nas pesquisas o trabalho também com professores que exercem seu ofício em diferentes tipos de escola. Os achados do trabalho reiteram as sínteses anteriores no sentido de mostrar a importância da continuidade dos investimentos em pesquisas sobre o início da docência. |
id |
UEPG-31_1d2ec634fe2ed728912bf88963223517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/4287 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisãoprofessores iniciantesiniciação à docênciadesenvolvimento profissionalformação de professoresO campo da formação de professores vem ganhando cada vez mais destaque na produção acadêmica e o início da docência configura-se como uma temática ainda pouco explorada dentro desse campo maior (MARIANO, 2006A; PAPI; MARTINS, 2010). O objetivo do trabalho é contribuir para a sistematização/organização da atual produção do conhecimento sobre professores iniciantes no Brasil, a partir da síntese de Papi e Martins (2010), levantando e problematizando questões que emergem dos estudos sobre essa temática. O corpus do artigo é constituído pelos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da ANPED nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011 e pelos trabalhos registrados no banco de teses da CAPES nos anos de 2008, 2009 e 2010. Na conclusão são apresentadas algumas iniciativas brasileiras destinadas à etapa de iniciação à docência e retomadas algumas evidências que emergiram da revisão realizada, tais como a importância de realizar pesquisas sobre o assunto nas diferentes regiões do país e de considerar nas pesquisas o trabalho também com professores que exercem seu ofício em diferentes tipos de escola. Os achados do trabalho reiteram as sínteses anteriores no sentido de mostrar a importância da continuidade dos investimentos em pesquisas sobre o início da docência.Editora UEPG2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/428710.5212/OlharProfr.v.15i2.0002Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 223-236Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 223-236Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 223-236Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 223-236Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 223-2361984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4287/3270Corrêa, Priscila MonteiroPortella, Vanessa Cristina Maximoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T19:34:02Zoai:uepg.br:article/4287Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T19:34:02Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão |
title |
As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão |
spellingShingle |
As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão Corrêa, Priscila Monteiro professores iniciantes iniciação à docência desenvolvimento profissional formação de professores |
title_short |
As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão |
title_full |
As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão |
title_fullStr |
As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão |
title_full_unstemmed |
As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão |
title_sort |
As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão |
author |
Corrêa, Priscila Monteiro |
author_facet |
Corrêa, Priscila Monteiro Portella, Vanessa Cristina Maximo |
author_role |
author |
author2 |
Portella, Vanessa Cristina Maximo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Priscila Monteiro Portella, Vanessa Cristina Maximo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professores iniciantes iniciação à docência desenvolvimento profissional formação de professores |
topic |
professores iniciantes iniciação à docência desenvolvimento profissional formação de professores |
description |
O campo da formação de professores vem ganhando cada vez mais destaque na produção acadêmica e o início da docência configura-se como uma temática ainda pouco explorada dentro desse campo maior (MARIANO, 2006A; PAPI; MARTINS, 2010). O objetivo do trabalho é contribuir para a sistematização/organização da atual produção do conhecimento sobre professores iniciantes no Brasil, a partir da síntese de Papi e Martins (2010), levantando e problematizando questões que emergem dos estudos sobre essa temática. O corpus do artigo é constituído pelos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da ANPED nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011 e pelos trabalhos registrados no banco de teses da CAPES nos anos de 2008, 2009 e 2010. Na conclusão são apresentadas algumas iniciativas brasileiras destinadas à etapa de iniciação à docência e retomadas algumas evidências que emergiram da revisão realizada, tais como a importância de realizar pesquisas sobre o assunto nas diferentes regiões do país e de considerar nas pesquisas o trabalho também com professores que exercem seu ofício em diferentes tipos de escola. Os achados do trabalho reiteram as sínteses anteriores no sentido de mostrar a importância da continuidade dos investimentos em pesquisas sobre o início da docência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4287 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0002 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4287 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.15i2.0002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4287/3270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 223-236 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 223-236 Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 223-236 Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 223-236 Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 223-236 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495929470976 |