OS IDOSOS NA EJA: UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Serra, Deuzimar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Furtado, Eliane Dayse Pontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808
Resumo: Este artigo trata sobre uma temática atual e pertinente, “Os idosos na EJA: Uma política de educação inclusiva”, considerando o crescimento demográfico, aumento da expectativa de vida no Brasil e, sobretudo, pela necessidade de propostas educacionais voltadas para a educação ao longo da vida, mediadas pela garantia dos direitos à educação. Tem como objetivos desvelar a importância e visibilidade do sujeito idoso na EJA, pois embora contemplado nessa modalidade de ensino, na prática observamos a ausência de uma política de educação, com uma proposta pedagógica que ofereça aos idosos o reconhecimento das suas necessidades e peculiaridades no processo educativo dos espaços escolares e não escolares. Nesse enfoque, questionamos: de que forma o direito dos idosos de continuar aprendendo está sendo discutido e contemplado nas definições de políticas educacionais na modalidade EJA? Apresentamos reflexões sobre o imperativo de acesso à educação para as pessoas idosas, adotando como base para atuação educacional junto a idosos, as ideias de Freire (1987), Telles (1999), Bobbio (2004) e Serra (2012), além da legislação educacional e do Estatuto do Idoso. Propomos que seja ampliado o escopo da EJA, que passaria a acolher, também, projetos específicos de educação de idosos. Enfatizamos também a importância da educação de idosos nos cursos de formação de professores, em especial nos cursos de Pedagogia, com foco nas competências e habilidades ancoradas pela Gerontagogia, pelos princípios da educação permanente, educação popular e pelos paradigmas contemporâneos sobre velhice e envelhecimento na educação ao longo da vida.
id UEPG-31_200e9cce888a32100873eea8763f957b
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/9808
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling OS IDOSOS NA EJA: UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVAEste artigo trata sobre uma temática atual e pertinente, “Os idosos na EJA: Uma política de educação inclusiva”, considerando o crescimento demográfico, aumento da expectativa de vida no Brasil e, sobretudo, pela necessidade de propostas educacionais voltadas para a educação ao longo da vida, mediadas pela garantia dos direitos à educação. Tem como objetivos desvelar a importância e visibilidade do sujeito idoso na EJA, pois embora contemplado nessa modalidade de ensino, na prática observamos a ausência de uma política de educação, com uma proposta pedagógica que ofereça aos idosos o reconhecimento das suas necessidades e peculiaridades no processo educativo dos espaços escolares e não escolares. Nesse enfoque, questionamos: de que forma o direito dos idosos de continuar aprendendo está sendo discutido e contemplado nas definições de políticas educacionais na modalidade EJA? Apresentamos reflexões sobre o imperativo de acesso à educação para as pessoas idosas, adotando como base para atuação educacional junto a idosos, as ideias de Freire (1987), Telles (1999), Bobbio (2004) e Serra (2012), além da legislação educacional e do Estatuto do Idoso. Propomos que seja ampliado o escopo da EJA, que passaria a acolher, também, projetos específicos de educação de idosos. Enfatizamos também a importância da educação de idosos nos cursos de formação de professores, em especial nos cursos de Pedagogia, com foco nas competências e habilidades ancoradas pela Gerontagogia, pelos princípios da educação permanente, educação popular e pelos paradigmas contemporâneos sobre velhice e envelhecimento na educação ao longo da vida.Editora UEPG2019-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/980810.5212/OlharProfr.v.19i2.0002Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-161Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-161Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-161Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-161Olhar de Professor; v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-1611984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808/209209210669https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808/209209216224https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808/209209216225https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808/209209216226Copyright (c) 2019 Deuzimar Costa Serra, Eliane Dayse Pontes Furtadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Serra, DeuzimarFurtado, Eliane Dayse Pontes2022-01-26T10:02:57Zoai:uepg.br:article/9808Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-26T10:02:57Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv OS IDOSOS NA EJA: UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title OS IDOSOS NA EJA: UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
spellingShingle OS IDOSOS NA EJA: UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Costa Serra, Deuzimar
title_short OS IDOSOS NA EJA: UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full OS IDOSOS NA EJA: UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_fullStr OS IDOSOS NA EJA: UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_full_unstemmed OS IDOSOS NA EJA: UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
title_sort OS IDOSOS NA EJA: UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
author Costa Serra, Deuzimar
author_facet Costa Serra, Deuzimar
Furtado, Eliane Dayse Pontes
author_role author
author2 Furtado, Eliane Dayse Pontes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Serra, Deuzimar
Furtado, Eliane Dayse Pontes
description Este artigo trata sobre uma temática atual e pertinente, “Os idosos na EJA: Uma política de educação inclusiva”, considerando o crescimento demográfico, aumento da expectativa de vida no Brasil e, sobretudo, pela necessidade de propostas educacionais voltadas para a educação ao longo da vida, mediadas pela garantia dos direitos à educação. Tem como objetivos desvelar a importância e visibilidade do sujeito idoso na EJA, pois embora contemplado nessa modalidade de ensino, na prática observamos a ausência de uma política de educação, com uma proposta pedagógica que ofereça aos idosos o reconhecimento das suas necessidades e peculiaridades no processo educativo dos espaços escolares e não escolares. Nesse enfoque, questionamos: de que forma o direito dos idosos de continuar aprendendo está sendo discutido e contemplado nas definições de políticas educacionais na modalidade EJA? Apresentamos reflexões sobre o imperativo de acesso à educação para as pessoas idosas, adotando como base para atuação educacional junto a idosos, as ideias de Freire (1987), Telles (1999), Bobbio (2004) e Serra (2012), além da legislação educacional e do Estatuto do Idoso. Propomos que seja ampliado o escopo da EJA, que passaria a acolher, também, projetos específicos de educação de idosos. Enfatizamos também a importância da educação de idosos nos cursos de formação de professores, em especial nos cursos de Pedagogia, com foco nas competências e habilidades ancoradas pela Gerontagogia, pelos princípios da educação permanente, educação popular e pelos paradigmas contemporâneos sobre velhice e envelhecimento na educação ao longo da vida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808
10.5212/OlharProfr.v.19i2.0002
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.19i2.0002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808/209209210669
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808/209209216224
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808/209209216225
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808/209209216226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Deuzimar Costa Serra, Eliane Dayse Pontes Furtado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Deuzimar Costa Serra, Eliane Dayse Pontes Furtado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-161
Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-161
Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-161
Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-161
Olhar de Professor; v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-161
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496326881280