OS IDOSOS NA EJA: UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808 |
Resumo: | Este artigo trata sobre uma temática atual e pertinente, “Os idosos na EJA: Uma política de educação inclusiva”, considerando o crescimento demográfico, aumento da expectativa de vida no Brasil e, sobretudo, pela necessidade de propostas educacionais voltadas para a educação ao longo da vida, mediadas pela garantia dos direitos à educação. Tem como objetivos desvelar a importância e visibilidade do sujeito idoso na EJA, pois embora contemplado nessa modalidade de ensino, na prática observamos a ausência de uma política de educação, com uma proposta pedagógica que ofereça aos idosos o reconhecimento das suas necessidades e peculiaridades no processo educativo dos espaços escolares e não escolares. Nesse enfoque, questionamos: de que forma o direito dos idosos de continuar aprendendo está sendo discutido e contemplado nas definições de políticas educacionais na modalidade EJA? Apresentamos reflexões sobre o imperativo de acesso à educação para as pessoas idosas, adotando como base para atuação educacional junto a idosos, as ideias de Freire (1987), Telles (1999), Bobbio (2004) e Serra (2012), além da legislação educacional e do Estatuto do Idoso. Propomos que seja ampliado o escopo da EJA, que passaria a acolher, também, projetos específicos de educação de idosos. Enfatizamos também a importância da educação de idosos nos cursos de formação de professores, em especial nos cursos de Pedagogia, com foco nas competências e habilidades ancoradas pela Gerontagogia, pelos princípios da educação permanente, educação popular e pelos paradigmas contemporâneos sobre velhice e envelhecimento na educação ao longo da vida. |
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OS IDOSOS NA EJA: UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVAEste artigo trata sobre uma temática atual e pertinente, “Os idosos na EJA: Uma política de educação inclusiva”, considerando o crescimento demográfico, aumento da expectativa de vida no Brasil e, sobretudo, pela necessidade de propostas educacionais voltadas para a educação ao longo da vida, mediadas pela garantia dos direitos à educação. Tem como objetivos desvelar a importância e visibilidade do sujeito idoso na EJA, pois embora contemplado nessa modalidade de ensino, na prática observamos a ausência de uma política de educação, com uma proposta pedagógica que ofereça aos idosos o reconhecimento das suas necessidades e peculiaridades no processo educativo dos espaços escolares e não escolares. Nesse enfoque, questionamos: de que forma o direito dos idosos de continuar aprendendo está sendo discutido e contemplado nas definições de políticas educacionais na modalidade EJA? Apresentamos reflexões sobre o imperativo de acesso à educação para as pessoas idosas, adotando como base para atuação educacional junto a idosos, as ideias de Freire (1987), Telles (1999), Bobbio (2004) e Serra (2012), além da legislação educacional e do Estatuto do Idoso. Propomos que seja ampliado o escopo da EJA, que passaria a acolher, também, projetos específicos de educação de idosos. Enfatizamos também a importância da educação de idosos nos cursos de formação de professores, em especial nos cursos de Pedagogia, com foco nas competências e habilidades ancoradas pela Gerontagogia, pelos princípios da educação permanente, educação popular e pelos paradigmas contemporâneos sobre velhice e envelhecimento na educação ao longo da vida.Editora UEPG2019-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/980810.5212/OlharProfr.v.19i2.0002Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-161Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-161Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-161Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-161Olhar de Professor; v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 149-1611984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808/209209210669https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808/209209216224https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808/209209216225https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9808/209209216226Copyright (c) 2019 Deuzimar Costa Serra, Eliane Dayse Pontes Furtadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Serra, DeuzimarFurtado, Eliane Dayse Pontes2022-01-26T10:02:57Zoai:uepg.br:article/9808Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-26T10:02:57Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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