USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6829 |
Resumo: | Neste artigo discutem-se os problemas da aprendizagem na escola e a situação apreensiva em que se encontram os professores diante das dificuldades em promover um ensino com qualidade adequado à realidade do mundo atual. Partindo dessa preocupação, dentre inúmeras propostas, tomou-se como base a de Ausubel em promover a aprendizagem que ressalta o uso de organizadores prévios como estratégia que serviria de ponte cognitiva provocadora de aprendizagem significativa. Para que essa ocorra é imprescindível incorporar o conteúdo novo ao conhecimento pré-existente do aluno para obter resultado esperado na aprendizagem. |
id |
UEPG-31_254cebc961fb7cc3828d2e9a0d54ff8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/6829 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIANeste artigo discutem-se os problemas da aprendizagem na escola e a situação apreensiva em que se encontram os professores diante das dificuldades em promover um ensino com qualidade adequado à realidade do mundo atual. Partindo dessa preocupação, dentre inúmeras propostas, tomou-se como base a de Ausubel em promover a aprendizagem que ressalta o uso de organizadores prévios como estratégia que serviria de ponte cognitiva provocadora de aprendizagem significativa. Para que essa ocorra é imprescindível incorporar o conteúdo novo ao conhecimento pré-existente do aluno para obter resultado esperado na aprendizagem.Editora UEPG2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/682910.5212/OlharProfr.v.18i2.0008Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 282-292Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 282-292Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 282-292Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 282-292Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 282-2921984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6829/209209209744Tomita, Luzia Mitiko SaitoSalvi, Rosana FigueiredoAguiar, Marcio Miguel deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T19:34:53Zoai:uepg.br:article/6829Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-25T19:34:53Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title |
USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA Tomita, Luzia Mitiko Saito |
title_short |
USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full |
USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_sort |
USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
author |
Tomita, Luzia Mitiko Saito |
author_facet |
Tomita, Luzia Mitiko Saito Salvi, Rosana Figueiredo Aguiar, Marcio Miguel de |
author_role |
author |
author2 |
Salvi, Rosana Figueiredo Aguiar, Marcio Miguel de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomita, Luzia Mitiko Saito Salvi, Rosana Figueiredo Aguiar, Marcio Miguel de |
description |
Neste artigo discutem-se os problemas da aprendizagem na escola e a situação apreensiva em que se encontram os professores diante das dificuldades em promover um ensino com qualidade adequado à realidade do mundo atual. Partindo dessa preocupação, dentre inúmeras propostas, tomou-se como base a de Ausubel em promover a aprendizagem que ressalta o uso de organizadores prévios como estratégia que serviria de ponte cognitiva provocadora de aprendizagem significativa. Para que essa ocorra é imprescindível incorporar o conteúdo novo ao conhecimento pré-existente do aluno para obter resultado esperado na aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6829 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0008 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6829 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.18i2.0008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6829/209209209744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 282-292 Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 282-292 Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 282-292 Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 282-292 Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 282-292 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496289132544 |