USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomita, Luzia Mitiko Saito
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Salvi, Rosana Figueiredo, Aguiar, Marcio Miguel de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6829
Resumo: Neste artigo discutem-se os problemas da aprendizagem na escola e a situação apreensiva em que se encontram os professores diante das dificuldades em promover um ensino com qualidade adequado à realidade do mundo atual. Partindo dessa preocupação, dentre inúmeras propostas, tomou-se como base a de Ausubel em promover a aprendizagem que ressalta o uso de organizadores prévios como estratégia que serviria de ponte cognitiva provocadora de aprendizagem significativa. Para que essa ocorra é imprescindível incorporar o conteúdo novo ao conhecimento pré-existente do aluno para obter resultado esperado na aprendizagem.
id UEPG-31_254cebc961fb7cc3828d2e9a0d54ff8d
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/6829
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIANeste artigo discutem-se os problemas da aprendizagem na escola e a situação apreensiva em que se encontram os professores diante das dificuldades em promover um ensino com qualidade adequado à realidade do mundo atual. Partindo dessa preocupação, dentre inúmeras propostas, tomou-se como base a de Ausubel em promover a aprendizagem que ressalta o uso de organizadores prévios como estratégia que serviria de ponte cognitiva provocadora de aprendizagem significativa. Para que essa ocorra é imprescindível incorporar o conteúdo novo ao conhecimento pré-existente do aluno para obter resultado esperado na aprendizagem.Editora UEPG2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/682910.5212/OlharProfr.v.18i2.0008Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 282-292Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 282-292Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 282-292Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 282-292Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 282-2921984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6829/209209209744Tomita, Luzia Mitiko SaitoSalvi, Rosana FigueiredoAguiar, Marcio Miguel deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T19:34:53Zoai:uepg.br:article/6829Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-25T19:34:53Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
spellingShingle USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Tomita, Luzia Mitiko Saito
title_short USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_fullStr USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
title_sort USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
author Tomita, Luzia Mitiko Saito
author_facet Tomita, Luzia Mitiko Saito
Salvi, Rosana Figueiredo
Aguiar, Marcio Miguel de
author_role author
author2 Salvi, Rosana Figueiredo
Aguiar, Marcio Miguel de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomita, Luzia Mitiko Saito
Salvi, Rosana Figueiredo
Aguiar, Marcio Miguel de
description Neste artigo discutem-se os problemas da aprendizagem na escola e a situação apreensiva em que se encontram os professores diante das dificuldades em promover um ensino com qualidade adequado à realidade do mundo atual. Partindo dessa preocupação, dentre inúmeras propostas, tomou-se como base a de Ausubel em promover a aprendizagem que ressalta o uso de organizadores prévios como estratégia que serviria de ponte cognitiva provocadora de aprendizagem significativa. Para que essa ocorra é imprescindível incorporar o conteúdo novo ao conhecimento pré-existente do aluno para obter resultado esperado na aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6829
10.5212/OlharProfr.v.18i2.0008
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6829
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6829/209209209744
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 282-292
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 282-292
Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 282-292
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 282-292
Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 282-292
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496289132544