A DICOTOMIA EXISTENTE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS NO ÂMBITO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DIFERENÇAS ENTRE CUIDADOR SOCIAL E EDUCADOR SOCIAL NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12768 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre a prática interdisciplinar do Cuidador Social e do Educador Social que, apesar de possuírem nomes muito similares, não desempenham o mesmo papel no âmbito do acolhimento institucional. A pesquisa é parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Serviço Social, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que expressa a prática no campo da Política de Assistência Social. Devido à natureza do objeto de estudo qualitativo, foi empregado o uso de questionário semi-estruturado, referente ao levantamento de informações sobre o universo do acolhimento institucional. Apesar da similaridade das atividades dos trabalhadores sociais, o avanço das políticas públicas tem ampliado o diálogo com diversas camadas da sociedade civil e do poder governamental, concebendo o Educador Social como forte representante da Educação Social-Pedagogia Social. |
id |
UEPG-31_4f8b177945455f6f420adaef5048d4a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/12768 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A DICOTOMIA EXISTENTE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS NO ÂMBITO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DIFERENÇAS ENTRE CUIDADOR SOCIAL E EDUCADOR SOCIAL NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONALO presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre a prática interdisciplinar do Cuidador Social e do Educador Social que, apesar de possuírem nomes muito similares, não desempenham o mesmo papel no âmbito do acolhimento institucional. A pesquisa é parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Serviço Social, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que expressa a prática no campo da Política de Assistência Social. Devido à natureza do objeto de estudo qualitativo, foi empregado o uso de questionário semi-estruturado, referente ao levantamento de informações sobre o universo do acolhimento institucional. Apesar da similaridade das atividades dos trabalhadores sociais, o avanço das políticas públicas tem ampliado o diálogo com diversas camadas da sociedade civil e do poder governamental, concebendo o Educador Social como forte representante da Educação Social-Pedagogia Social.Editora UEPG2019-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1276810.5212/OlharProfr.v.19i1.0002Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 1 (2016): Pedagogia Social; 23-34Olhar de Professor; Vol. 19 No. 1 (2016): Pedagogia Social; 23-34Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 1 (2016): Pedagogia Social; 23-34Olhar de Professor; Vol. 19 No. 1 (2016): Pedagogia Social; 23-34Olhar de Professor; v. 19 n. 1 (2016): Pedagogia Social; 23-341984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12768/209209210657Carmo, Tiago Marques doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T17:32:10Zoai:uepg.br:article/12768Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-25T17:32:10Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DICOTOMIA EXISTENTE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS NO ÂMBITO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DIFERENÇAS ENTRE CUIDADOR SOCIAL E EDUCADOR SOCIAL NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL |
title |
A DICOTOMIA EXISTENTE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS NO ÂMBITO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DIFERENÇAS ENTRE CUIDADOR SOCIAL E EDUCADOR SOCIAL NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL |
spellingShingle |
A DICOTOMIA EXISTENTE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS NO ÂMBITO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DIFERENÇAS ENTRE CUIDADOR SOCIAL E EDUCADOR SOCIAL NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL Carmo, Tiago Marques do |
title_short |
A DICOTOMIA EXISTENTE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS NO ÂMBITO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DIFERENÇAS ENTRE CUIDADOR SOCIAL E EDUCADOR SOCIAL NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL |
title_full |
A DICOTOMIA EXISTENTE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS NO ÂMBITO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DIFERENÇAS ENTRE CUIDADOR SOCIAL E EDUCADOR SOCIAL NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL |
title_fullStr |
A DICOTOMIA EXISTENTE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS NO ÂMBITO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DIFERENÇAS ENTRE CUIDADOR SOCIAL E EDUCADOR SOCIAL NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL |
title_full_unstemmed |
A DICOTOMIA EXISTENTE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS NO ÂMBITO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DIFERENÇAS ENTRE CUIDADOR SOCIAL E EDUCADOR SOCIAL NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL |
title_sort |
A DICOTOMIA EXISTENTE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS NO ÂMBITO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DIFERENÇAS ENTRE CUIDADOR SOCIAL E EDUCADOR SOCIAL NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL |
author |
Carmo, Tiago Marques do |
author_facet |
Carmo, Tiago Marques do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Tiago Marques do |
description |
O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre a prática interdisciplinar do Cuidador Social e do Educador Social que, apesar de possuírem nomes muito similares, não desempenham o mesmo papel no âmbito do acolhimento institucional. A pesquisa é parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Serviço Social, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que expressa a prática no campo da Política de Assistência Social. Devido à natureza do objeto de estudo qualitativo, foi empregado o uso de questionário semi-estruturado, referente ao levantamento de informações sobre o universo do acolhimento institucional. Apesar da similaridade das atividades dos trabalhadores sociais, o avanço das políticas públicas tem ampliado o diálogo com diversas camadas da sociedade civil e do poder governamental, concebendo o Educador Social como forte representante da Educação Social-Pedagogia Social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12768 10.5212/OlharProfr.v.19i1.0002 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12768 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.19i1.0002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12768/209209210657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 1 (2016): Pedagogia Social; 23-34 Olhar de Professor; Vol. 19 No. 1 (2016): Pedagogia Social; 23-34 Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 1 (2016): Pedagogia Social; 23-34 Olhar de Professor; Vol. 19 No. 1 (2016): Pedagogia Social; 23-34 Olhar de Professor; v. 19 n. 1 (2016): Pedagogia Social; 23-34 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496414961664 |