PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Adriana Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Garcia, Joe de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914
Resumo: O presente estudo tem como tema as Práticas Inovadoras de Currículo na Escola Barco de Madhyapara- Chalanbeel (Solar- Powered Floating Schools), região oeste de Bangladesh, tendo como mantenedora a ONG Shidhulai  Swanirvar Sangstha. O objetivo desse estudo é analisar o currículo dessa Escola Barco que possibilita à população local a continuidade de seus estudos mesmo na decorrência de inundações, fator esse que acomete grandes regiões de Bangladesh deixando a população impossibilitada de ir até a escola edifício. Justificando-se por ser um exercício de pesquisa para o desenvolvimento intelectual, contribui para melhorar a educação já que um projeto inovador  acompanhado de intencionalidades para emancipação dos sujeitos, já que a população é acometida de inundações perdendo suas plantações e terrenos, gerando disputas entre os moradores quando as águas recuam.  Os barcos possuem captadores  transformadores da energia solar em elétrica. Dessa forma, a população também se beneficia da Escola pois pode abastecer de energia suas lanternas para realizar trabalhos manuais a noite, fator esse que colabora da renda da família.   Com objetivo específico de analisar a trajetória histórica do “barco escola”, descrever a proposta curricular dessa escola e analisar suas práticas inovadoras no currículo será debatido mediante consulta a autores que discutem sobre inovação educacional e currículo como Hernandez (2000), Carbonell (2002), Hernando Calvo (2016),  Masetto (2004) e currículo, Silva (2010). Futuramente com o desaparecimento das aldeias, crianças e famílias poderão morar em um barco. Palavras- chave: Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas. 
id UEPG-31_5efbd3c6c60db922e85907afbb5a41ca
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/10914
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULOCurrículo. Educação. Práticas Pedagógicas.Práticas pedagógicasO presente estudo tem como tema as Práticas Inovadoras de Currículo na Escola Barco de Madhyapara- Chalanbeel (Solar- Powered Floating Schools), região oeste de Bangladesh, tendo como mantenedora a ONG Shidhulai  Swanirvar Sangstha. O objetivo desse estudo é analisar o currículo dessa Escola Barco que possibilita à população local a continuidade de seus estudos mesmo na decorrência de inundações, fator esse que acomete grandes regiões de Bangladesh deixando a população impossibilitada de ir até a escola edifício. Justificando-se por ser um exercício de pesquisa para o desenvolvimento intelectual, contribui para melhorar a educação já que um projeto inovador  acompanhado de intencionalidades para emancipação dos sujeitos, já que a população é acometida de inundações perdendo suas plantações e terrenos, gerando disputas entre os moradores quando as águas recuam.  Os barcos possuem captadores  transformadores da energia solar em elétrica. Dessa forma, a população também se beneficia da Escola pois pode abastecer de energia suas lanternas para realizar trabalhos manuais a noite, fator esse que colabora da renda da família.   Com objetivo específico de analisar a trajetória histórica do “barco escola”, descrever a proposta curricular dessa escola e analisar suas práticas inovadoras no currículo será debatido mediante consulta a autores que discutem sobre inovação educacional e currículo como Hernandez (2000), Carbonell (2002), Hernando Calvo (2016),  Masetto (2004) e currículo, Silva (2010). Futuramente com o desaparecimento das aldeias, crianças e famílias poderão morar em um barco. Palavras- chave: Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas. Editora UEPG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1091410.5212/OlharProfr.v.20i2.0012Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 344-354Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 344-354Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 344-354Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 344-354Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 344-3541984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209210909https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209210910https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209216103https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209216104https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209216117Copyright (c) 2019 Adriana Almeida Veiga, Joe de Assis Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Adriana AlmeidaGarcia, Joe de Assis2021-12-30T22:38:11Zoai:uepg.br:article/10914Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-12-30T22:38:11Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO
title PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO
spellingShingle PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO
Veiga, Adriana Almeida
Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas.
Práticas pedagógicas
title_short PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO
title_full PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO
title_fullStr PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO
title_full_unstemmed PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO
title_sort PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO
author Veiga, Adriana Almeida
author_facet Veiga, Adriana Almeida
Garcia, Joe de Assis
author_role author
author2 Garcia, Joe de Assis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Adriana Almeida
Garcia, Joe de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas.
Práticas pedagógicas
topic Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas.
Práticas pedagógicas
description O presente estudo tem como tema as Práticas Inovadoras de Currículo na Escola Barco de Madhyapara- Chalanbeel (Solar- Powered Floating Schools), região oeste de Bangladesh, tendo como mantenedora a ONG Shidhulai  Swanirvar Sangstha. O objetivo desse estudo é analisar o currículo dessa Escola Barco que possibilita à população local a continuidade de seus estudos mesmo na decorrência de inundações, fator esse que acomete grandes regiões de Bangladesh deixando a população impossibilitada de ir até a escola edifício. Justificando-se por ser um exercício de pesquisa para o desenvolvimento intelectual, contribui para melhorar a educação já que um projeto inovador  acompanhado de intencionalidades para emancipação dos sujeitos, já que a população é acometida de inundações perdendo suas plantações e terrenos, gerando disputas entre os moradores quando as águas recuam.  Os barcos possuem captadores  transformadores da energia solar em elétrica. Dessa forma, a população também se beneficia da Escola pois pode abastecer de energia suas lanternas para realizar trabalhos manuais a noite, fator esse que colabora da renda da família.   Com objetivo específico de analisar a trajetória histórica do “barco escola”, descrever a proposta curricular dessa escola e analisar suas práticas inovadoras no currículo será debatido mediante consulta a autores que discutem sobre inovação educacional e currículo como Hernandez (2000), Carbonell (2002), Hernando Calvo (2016),  Masetto (2004) e currículo, Silva (2010). Futuramente com o desaparecimento das aldeias, crianças e famílias poderão morar em um barco. Palavras- chave: Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914
10.5212/OlharProfr.v.20i2.0012
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.20i2.0012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209210909
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209210910
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209216103
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209216104
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209216117
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Adriana Almeida Veiga, Joe de Assis Garcia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Adriana Almeida Veiga, Joe de Assis Garcia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 344-354
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 344-354
Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 344-354
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 344-354
Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 344-354
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496342609920