PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914 |
Resumo: | O presente estudo tem como tema as Práticas Inovadoras de Currículo na Escola Barco de Madhyapara- Chalanbeel (Solar- Powered Floating Schools), região oeste de Bangladesh, tendo como mantenedora a ONG Shidhulai Swanirvar Sangstha. O objetivo desse estudo é analisar o currículo dessa Escola Barco que possibilita à população local a continuidade de seus estudos mesmo na decorrência de inundações, fator esse que acomete grandes regiões de Bangladesh deixando a população impossibilitada de ir até a escola edifício. Justificando-se por ser um exercício de pesquisa para o desenvolvimento intelectual, contribui para melhorar a educação já que um projeto inovador acompanhado de intencionalidades para emancipação dos sujeitos, já que a população é acometida de inundações perdendo suas plantações e terrenos, gerando disputas entre os moradores quando as águas recuam. Os barcos possuem captadores transformadores da energia solar em elétrica. Dessa forma, a população também se beneficia da Escola pois pode abastecer de energia suas lanternas para realizar trabalhos manuais a noite, fator esse que colabora da renda da família. Com objetivo específico de analisar a trajetória histórica do “barco escola”, descrever a proposta curricular dessa escola e analisar suas práticas inovadoras no currículo será debatido mediante consulta a autores que discutem sobre inovação educacional e currículo como Hernandez (2000), Carbonell (2002), Hernando Calvo (2016), Masetto (2004) e currículo, Silva (2010). Futuramente com o desaparecimento das aldeias, crianças e famílias poderão morar em um barco. Palavras- chave: Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas. |
id |
UEPG-31_5efbd3c6c60db922e85907afbb5a41ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/10914 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULOCurrículo. Educação. Práticas Pedagógicas.Práticas pedagógicasO presente estudo tem como tema as Práticas Inovadoras de Currículo na Escola Barco de Madhyapara- Chalanbeel (Solar- Powered Floating Schools), região oeste de Bangladesh, tendo como mantenedora a ONG Shidhulai Swanirvar Sangstha. O objetivo desse estudo é analisar o currículo dessa Escola Barco que possibilita à população local a continuidade de seus estudos mesmo na decorrência de inundações, fator esse que acomete grandes regiões de Bangladesh deixando a população impossibilitada de ir até a escola edifício. Justificando-se por ser um exercício de pesquisa para o desenvolvimento intelectual, contribui para melhorar a educação já que um projeto inovador acompanhado de intencionalidades para emancipação dos sujeitos, já que a população é acometida de inundações perdendo suas plantações e terrenos, gerando disputas entre os moradores quando as águas recuam. Os barcos possuem captadores transformadores da energia solar em elétrica. Dessa forma, a população também se beneficia da Escola pois pode abastecer de energia suas lanternas para realizar trabalhos manuais a noite, fator esse que colabora da renda da família. Com objetivo específico de analisar a trajetória histórica do “barco escola”, descrever a proposta curricular dessa escola e analisar suas práticas inovadoras no currículo será debatido mediante consulta a autores que discutem sobre inovação educacional e currículo como Hernandez (2000), Carbonell (2002), Hernando Calvo (2016), Masetto (2004) e currículo, Silva (2010). Futuramente com o desaparecimento das aldeias, crianças e famílias poderão morar em um barco. Palavras- chave: Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas. Editora UEPG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1091410.5212/OlharProfr.v.20i2.0012Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 344-354Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 344-354Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 344-354Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 344-354Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 344-3541984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209210909https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209210910https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209216103https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209216104https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209216117Copyright (c) 2019 Adriana Almeida Veiga, Joe de Assis Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Adriana AlmeidaGarcia, Joe de Assis2021-12-30T22:38:11Zoai:uepg.br:article/10914Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-12-30T22:38:11Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO |
title |
PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO |
spellingShingle |
PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO Veiga, Adriana Almeida Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas. Práticas pedagógicas |
title_short |
PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO |
title_full |
PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO |
title_fullStr |
PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO |
title_sort |
PRÁTICAS INOVADORAS DE CURRÍCULO |
author |
Veiga, Adriana Almeida |
author_facet |
Veiga, Adriana Almeida Garcia, Joe de Assis |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Joe de Assis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Adriana Almeida Garcia, Joe de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas. Práticas pedagógicas |
topic |
Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas. Práticas pedagógicas |
description |
O presente estudo tem como tema as Práticas Inovadoras de Currículo na Escola Barco de Madhyapara- Chalanbeel (Solar- Powered Floating Schools), região oeste de Bangladesh, tendo como mantenedora a ONG Shidhulai Swanirvar Sangstha. O objetivo desse estudo é analisar o currículo dessa Escola Barco que possibilita à população local a continuidade de seus estudos mesmo na decorrência de inundações, fator esse que acomete grandes regiões de Bangladesh deixando a população impossibilitada de ir até a escola edifício. Justificando-se por ser um exercício de pesquisa para o desenvolvimento intelectual, contribui para melhorar a educação já que um projeto inovador acompanhado de intencionalidades para emancipação dos sujeitos, já que a população é acometida de inundações perdendo suas plantações e terrenos, gerando disputas entre os moradores quando as águas recuam. Os barcos possuem captadores transformadores da energia solar em elétrica. Dessa forma, a população também se beneficia da Escola pois pode abastecer de energia suas lanternas para realizar trabalhos manuais a noite, fator esse que colabora da renda da família. Com objetivo específico de analisar a trajetória histórica do “barco escola”, descrever a proposta curricular dessa escola e analisar suas práticas inovadoras no currículo será debatido mediante consulta a autores que discutem sobre inovação educacional e currículo como Hernandez (2000), Carbonell (2002), Hernando Calvo (2016), Masetto (2004) e currículo, Silva (2010). Futuramente com o desaparecimento das aldeias, crianças e famílias poderão morar em um barco. Palavras- chave: Currículo. Educação. Práticas Pedagógicas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914 10.5212/OlharProfr.v.20i2.0012 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.20i2.0012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209210909 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209210910 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209216103 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209216104 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/10914/209209216117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Adriana Almeida Veiga, Joe de Assis Garcia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Adriana Almeida Veiga, Joe de Assis Garcia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 344-354 Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 344-354 Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 344-354 Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 344-354 Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 344-354 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496342609920 |