ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bierksteker, Tatiane Christine
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1471
Resumo: O presente trabalho tem como objetivos retomar os níveis propostos por Ferreiro (1986) na construção da linguagem escrita e propor estratégias que auxiliem os professores a olucionarem as dificuldades apresentadas pelos alunos durante ocesso de alfabetização. Considera essencial que o professor observe a heterogeneidade presente em sala de aula. Propõe uma reflexão sobre o trabalho com diversidade, destacando a necessidade da ealização de um diagnóstico prévio (sondagem). Enfatiza a importância da interação entre professor e aluno enquanto fonte básica da criação de zonas de desenvolvimento proximalem sala de aula, bem como asinterações com outros membros do contexto cultural em que a criança vive, as quais resultarão em novas conquistas intelectuais importantes para a aprendizagem.
id UEPG-31_6af646c0202d81be4fbe0f2514681151
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1471
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?AlfabetizaçãoDificuldade de aprendizagemHeterogeneidade presente em sala de aulaO presente trabalho tem como objetivos retomar os níveis propostos por Ferreiro (1986) na construção da linguagem escrita e propor estratégias que auxiliem os professores a olucionarem as dificuldades apresentadas pelos alunos durante ocesso de alfabetização. Considera essencial que o professor observe a heterogeneidade presente em sala de aula. Propõe uma reflexão sobre o trabalho com diversidade, destacando a necessidade da ealização de um diagnóstico prévio (sondagem). Enfatiza a importância da interação entre professor e aluno enquanto fonte básica da criação de zonas de desenvolvimento proximalem sala de aula, bem como asinterações com outros membros do contexto cultural em que a criança vive, as quais resultarão em novas conquistas intelectuais importantes para a aprendizagem.Editora UEPG2009-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1471Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1471/1116Bierksteker, Tatiane Christineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T17:06:44Zoai:uepg.br:article/1471Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T17:06:44Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?
title ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?
Bierksteker, Tatiane Christine
Alfabetização
Dificuldade de aprendizagem
Heterogeneidade presente em sala de aula
title_short ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?
title_full ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?
title_sort ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?
author Bierksteker, Tatiane Christine
author_facet Bierksteker, Tatiane Christine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bierksteker, Tatiane Christine
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Dificuldade de aprendizagem
Heterogeneidade presente em sala de aula
topic Alfabetização
Dificuldade de aprendizagem
Heterogeneidade presente em sala de aula
description O presente trabalho tem como objetivos retomar os níveis propostos por Ferreiro (1986) na construção da linguagem escrita e propor estratégias que auxiliem os professores a olucionarem as dificuldades apresentadas pelos alunos durante ocesso de alfabetização. Considera essencial que o professor observe a heterogeneidade presente em sala de aula. Propõe uma reflexão sobre o trabalho com diversidade, destacando a necessidade da ealização de um diagnóstico prévio (sondagem). Enfatiza a importância da interação entre professor e aluno enquanto fonte básica da criação de zonas de desenvolvimento proximalem sala de aula, bem como asinterações com outros membros do contexto cultural em que a criança vive, as quais resultarão em novas conquistas intelectuais importantes para a aprendizagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1471
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1471/1116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)
Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495338074112