ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1471 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivos retomar os níveis propostos por Ferreiro (1986) na construção da linguagem escrita e propor estratégias que auxiliem os professores a olucionarem as dificuldades apresentadas pelos alunos durante ocesso de alfabetização. Considera essencial que o professor observe a heterogeneidade presente em sala de aula. Propõe uma reflexão sobre o trabalho com diversidade, destacando a necessidade da ealização de um diagnóstico prévio (sondagem). Enfatiza a importância da interação entre professor e aluno enquanto fonte básica da criação de zonas de desenvolvimento proximalem sala de aula, bem como asinterações com outros membros do contexto cultural em que a criança vive, as quais resultarão em novas conquistas intelectuais importantes para a aprendizagem. |
id |
UEPG-31_6af646c0202d81be4fbe0f2514681151 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1471 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO?AlfabetizaçãoDificuldade de aprendizagemHeterogeneidade presente em sala de aulaO presente trabalho tem como objetivos retomar os níveis propostos por Ferreiro (1986) na construção da linguagem escrita e propor estratégias que auxiliem os professores a olucionarem as dificuldades apresentadas pelos alunos durante ocesso de alfabetização. Considera essencial que o professor observe a heterogeneidade presente em sala de aula. Propõe uma reflexão sobre o trabalho com diversidade, destacando a necessidade da ealização de um diagnóstico prévio (sondagem). Enfatiza a importância da interação entre professor e aluno enquanto fonte básica da criação de zonas de desenvolvimento proximalem sala de aula, bem como asinterações com outros membros do contexto cultural em que a criança vive, as quais resultarão em novas conquistas intelectuais importantes para a aprendizagem.Editora UEPG2009-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1471Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1471/1116Bierksteker, Tatiane Christineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T17:06:44Zoai:uepg.br:article/1471Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T17:06:44Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO? |
title |
ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO? |
spellingShingle |
ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO? Bierksteker, Tatiane Christine Alfabetização Dificuldade de aprendizagem Heterogeneidade presente em sala de aula |
title_short |
ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO? |
title_full |
ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO? |
title_fullStr |
ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO? |
title_full_unstemmed |
ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO? |
title_sort |
ALFABETIZAÇÃO: UMA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO? |
author |
Bierksteker, Tatiane Christine |
author_facet |
Bierksteker, Tatiane Christine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bierksteker, Tatiane Christine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Dificuldade de aprendizagem Heterogeneidade presente em sala de aula |
topic |
Alfabetização Dificuldade de aprendizagem Heterogeneidade presente em sala de aula |
description |
O presente trabalho tem como objetivos retomar os níveis propostos por Ferreiro (1986) na construção da linguagem escrita e propor estratégias que auxiliem os professores a olucionarem as dificuldades apresentadas pelos alunos durante ocesso de alfabetização. Considera essencial que o professor observe a heterogeneidade presente em sala de aula. Propõe uma reflexão sobre o trabalho com diversidade, destacando a necessidade da ealização de um diagnóstico prévio (sondagem). Enfatiza a importância da interação entre professor e aluno enquanto fonte básica da criação de zonas de desenvolvimento proximalem sala de aula, bem como asinterações com outros membros do contexto cultural em que a criança vive, as quais resultarão em novas conquistas intelectuais importantes para a aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1471 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1471/1116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006) Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495338074112 |