Projetos na sala de aula : uma experiência com classe de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Loiva Beatriz Menger
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72005
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os limites e as possibilidades do trabalho com projetos nas classes de alfabetização. O desafio constante de tornar a prática educativa mais eficaz levou-me ao Curso de Pedagogia. Nessa caminhada, inúmeros aprendizados foram se incorporando ao meu fazer, desacomodando-me e apontando novas possibilidades. Dessas, foram os projetos de aprendizagem que mais atiçaram minha curiosidade e inquietude. Ao desenvolvê-los com meus alunos, pude observar o envolvimento e interação da turma, determinando as perguntas, conduzindo o trabalho e concretizando autoria. Esse diferencial desafiou-me a debruçar o olhar sobre o trabalho a partir de projetos como objeto de estudo, tendo como questão central: quais os limites e possibilidades dos projetos de aprendizagem em classes de alfabetização? Retomar a leitura de pensadores como John Dewey, Kilpatrick, Célestian Freinet, Ovide Decroly, Maria Montessori, Anísio Teixeira e Paulo Freire foi fundamental, considerando-se a ousadia de cada um de trazer em seus estudos a aprendizagem a partir do interesse do aluno – o que é o princípio dos projetos. Para refletir sobre os projetos de trabalho e a experiência vivida com meus alunos e alunas, escolhi os estudos de Fernando Hernández, e de Iris Elisabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena. Hernández aprofunda seus estudos na intenção de organizar os conhecimentos escolares e as atividades de ensino e aprendizagem a partir dos projetos de trabalho, numa relação mais pedagógica, enquanto Magdalena e Costa aprofundam o enfoque metodológico dos projetos, com a intenção de estimular a construção de conhecimentos científicos, numa relação mais didática. Como metodologia, utilizo o estudo de caso, pela experiência realizada no estágio curricular do Curso de Pedagogia no primeiro semestre de 2010, com alunos do 2º ano, classe de alfabetização. Apresento dados de análise do projeto “Insetos”, desenvolvido no período de 17/05/2010 a 12/06/2010. Constituem os dados as anotações no wiki de estágio, o relatório final do estágio e o trabalho desenvolvido pelos alunos. Pelas particularidades que uma classe de alfabetização apresenta em relação à leitura e ao entendimento da linguagem das fontes de informação, é necessária muita tutoria. Diante disto, apresenta-se a questão: como e até onde intervir sem comprometer a autonomia dos alunos e garantir a autoria na construção das aprendizagens, principal fundamento da proposta? O processo de construção do TCC leva-me a considerar que o trabalho com projetos representa uma possibilidade de aproximar o que a escola precisa ensinar e aquilo que o aluno deseja aprender, permitindo a participação ativa dos alunos em busca de novos saberes e colocando-os como autores de suas aprendizagens, pois são eles que escolhem o tema que querem explorar. Além disso, a proposta abre espaço para o desejo de aprender dos estudantes, possibilitando que estabeleçam relação com os conhecimentos previamente acumulados e com a realidade que os cerca. O processo estimula os alunos a buscar recursos, criar estratégias, desenvolver a criatividade e a independência na busca do conhecimento. Essa caminhada leva-me também a considerar que os limites encontrados precisam ser objeto de reflexão e prática, pois, como nos diz Paulo Freire (2001, p. 55), “ensinar exige consciência do inacabamento”.
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