Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadal, Beatriz Gomes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1703
Resumo: A dinâmica da realidade social e educacional coloca cada vez mais ao professor a necessidade de uma prática pedagógica reflexiva capaz de permitir-lhe debruçar-se sobre ela a fim de compreendê-la em sua essência, captando suas contradições e limitações e, assim, transformá-la; a implementação do processo reflexivo, porém, encontra inúmeros fatores dificultadores, por conta da atual organização escolar e mesmo da cultura existente na escola. Somadas a essas dificuldades, suge também a do gerenciamento de tais processos na organização escolar através de um esquema de gestão democrática e participativa capaz de articular conflitos e dificuldades presentes na escola e assim viabilizar práticas de formação contínua para reflexão sobre o trabalho docente e a prática escolar como um todo. A implementação da gestão democrática na organização escolar passa pela participação enquanto construção conjunta de todos os sujeitos envolvidos que por sua ação consciente buscam, na problematização e discussão de suas práticas e das práticas escolares como um todo, gerirem juntos os processos educativos. A participação na gestão democrática apresenta também como demanda o saber, o conhecer que se constrói através dos processos e formação. O objetivo do presente trabalho, então, é discutir o círculo de articulação que se estabelece entre gestão escolar e formação continuada de profissionais do ensino na medida em que a efetivação da formação contínua dentro do espaço escolar pelos processos de gestão desencadeados na escola e que para tais processos se efetivem de maneira democrática, com participação, faz-se necessário aos profissionais o saber que viabiliza essa participação, saber esse que também se constrói através da formação contínua. Compreende-se, assim, a gestão e a formação contínua como práticas articuladas da organização escolar.
id UEPG-31_6ea1d2527608e7d1b58377043ba5fa78
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1703
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolarGestãoFormaçãoPrática reflexivaA dinâmica da realidade social e educacional coloca cada vez mais ao professor a necessidade de uma prática pedagógica reflexiva capaz de permitir-lhe debruçar-se sobre ela a fim de compreendê-la em sua essência, captando suas contradições e limitações e, assim, transformá-la; a implementação do processo reflexivo, porém, encontra inúmeros fatores dificultadores, por conta da atual organização escolar e mesmo da cultura existente na escola. Somadas a essas dificuldades, suge também a do gerenciamento de tais processos na organização escolar através de um esquema de gestão democrática e participativa capaz de articular conflitos e dificuldades presentes na escola e assim viabilizar práticas de formação contínua para reflexão sobre o trabalho docente e a prática escolar como um todo. A implementação da gestão democrática na organização escolar passa pela participação enquanto construção conjunta de todos os sujeitos envolvidos que por sua ação consciente buscam, na problematização e discussão de suas práticas e das práticas escolares como um todo, gerirem juntos os processos educativos. A participação na gestão democrática apresenta também como demanda o saber, o conhecer que se constrói através dos processos e formação. O objetivo do presente trabalho, então, é discutir o círculo de articulação que se estabelece entre gestão escolar e formação continuada de profissionais do ensino na medida em que a efetivação da formação contínua dentro do espaço escolar pelos processos de gestão desencadeados na escola e que para tais processos se efetivem de maneira democrática, com participação, faz-se necessário aos profissionais o saber que viabiliza essa participação, saber esse que também se constrói através da formação contínua. Compreende-se, assim, a gestão e a formação contínua como práticas articuladas da organização escolar.Editora UEPG2010-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1703Olhar de Professor; Bd. 3 Nr. 3 (2000)Olhar de Professor; Vol. 3 No. 3 (2000)Olhar de Professor; Vol. 3 Núm. 3 (2000)Olhar de Professor; Vol. 3 No. 3 (2000)Olhar de Professor; v. 3 n. 3 (2000)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1703/1294Nadal, Beatriz Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-14T16:43:39Zoai:uepg.br:article/1703Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-14T16:43:39Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar
title Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar
spellingShingle Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar
Nadal, Beatriz Gomes
Gestão
Formação
Prática reflexiva
title_short Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar
title_full Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar
title_fullStr Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar
title_full_unstemmed Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar
title_sort Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar
author Nadal, Beatriz Gomes
author_facet Nadal, Beatriz Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nadal, Beatriz Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Formação
Prática reflexiva
topic Gestão
Formação
Prática reflexiva
description A dinâmica da realidade social e educacional coloca cada vez mais ao professor a necessidade de uma prática pedagógica reflexiva capaz de permitir-lhe debruçar-se sobre ela a fim de compreendê-la em sua essência, captando suas contradições e limitações e, assim, transformá-la; a implementação do processo reflexivo, porém, encontra inúmeros fatores dificultadores, por conta da atual organização escolar e mesmo da cultura existente na escola. Somadas a essas dificuldades, suge também a do gerenciamento de tais processos na organização escolar através de um esquema de gestão democrática e participativa capaz de articular conflitos e dificuldades presentes na escola e assim viabilizar práticas de formação contínua para reflexão sobre o trabalho docente e a prática escolar como um todo. A implementação da gestão democrática na organização escolar passa pela participação enquanto construção conjunta de todos os sujeitos envolvidos que por sua ação consciente buscam, na problematização e discussão de suas práticas e das práticas escolares como um todo, gerirem juntos os processos educativos. A participação na gestão democrática apresenta também como demanda o saber, o conhecer que se constrói através dos processos e formação. O objetivo do presente trabalho, então, é discutir o círculo de articulação que se estabelece entre gestão escolar e formação continuada de profissionais do ensino na medida em que a efetivação da formação contínua dentro do espaço escolar pelos processos de gestão desencadeados na escola e que para tais processos se efetivem de maneira democrática, com participação, faz-se necessário aos profissionais o saber que viabiliza essa participação, saber esse que também se constrói através da formação contínua. Compreende-se, assim, a gestão e a formação contínua como práticas articuladas da organização escolar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1703
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1703/1294
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 3 Nr. 3 (2000)
Olhar de Professor; Vol. 3 No. 3 (2000)
Olhar de Professor; Vol. 3 Núm. 3 (2000)
Olhar de Professor; Vol. 3 No. 3 (2000)
Olhar de Professor; v. 3 n. 3 (2000)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495473340416