Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Rezende, Lucinea Aparecida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431
Resumo: Durante dois anos (2003/2004), alunos da Graduação, participantes do Projeto “Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada” – vivenciaram a leitura de textos variados, inclusive com aqueles que são leitores assíduos e produzem textos de diferentes formas, por meio de suportes múltiplos. Em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina e coordenado pela autora, o Projeto nasceu da constatação, em tese de doutoramento por ela defendida, da pouca e não-suficienteleitura na Graduação. Teve como objetivos: estudar leitura; oferecer aos estudantes múltiplas situações de contato com a leitura – encontros pessoais e virtuais – através de leitores e leitoresescritores, criando e/ou fortalecendo hábitos de cultivo da leitura; verificar o impacto provocado nos alunos, em uma situação diferenciada da que ocorre em sala de aula, no que se refere à formação continuada do leitor e; construir, coletivamente, uma obrareferência (livro) para professores, graduandos e pós-graduandos, tratando de leituras múltiplas. Três situações específicas permitiram, aos graduandos, aproximações com textos e/ou leitores assíduos. Uma delas diz respeito às reuniões semanais dos participantes do Projeto e a outra a encontros pessoais com palestrantes, mensalmente. Uma terceira é virtual e desenvolveu-se em grupo de discussão, na Internet. Os resultados apontam para a confirmação da hipótese de que a ambiência de leituras múltiplas é fundamental na formação de leitores, independentemente de faixa etária ou nível escolar em que se encontrem.
id UEPG-31_75b2fe7668ccba11a4934f540ed9137e
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1431
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciadaleitura na graduaçãoleitura e visão de mundoleituras múltiplasDurante dois anos (2003/2004), alunos da Graduação, participantes do Projeto “Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada” – vivenciaram a leitura de textos variados, inclusive com aqueles que são leitores assíduos e produzem textos de diferentes formas, por meio de suportes múltiplos. Em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina e coordenado pela autora, o Projeto nasceu da constatação, em tese de doutoramento por ela defendida, da pouca e não-suficienteleitura na Graduação. Teve como objetivos: estudar leitura; oferecer aos estudantes múltiplas situações de contato com a leitura – encontros pessoais e virtuais – através de leitores e leitoresescritores, criando e/ou fortalecendo hábitos de cultivo da leitura; verificar o impacto provocado nos alunos, em uma situação diferenciada da que ocorre em sala de aula, no que se refere à formação continuada do leitor e; construir, coletivamente, uma obrareferência (livro) para professores, graduandos e pós-graduandos, tratando de leituras múltiplas. Três situações específicas permitiram, aos graduandos, aproximações com textos e/ou leitores assíduos. Uma delas diz respeito às reuniões semanais dos participantes do Projeto e a outra a encontros pessoais com palestrantes, mensalmente. Uma terceira é virtual e desenvolveu-se em grupo de discussão, na Internet. Os resultados apontam para a confirmação da hipótese de que a ambiência de leituras múltiplas é fundamental na formação de leitores, independentemente de faixa etária ou nível escolar em que se encontrem.Editora UEPG2009-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431/1076de Rezende, Lucinea Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:44:41Zoai:uepg.br:article/1431Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:44:41Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada
title Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada
spellingShingle Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada
de Rezende, Lucinea Aparecida
leitura na graduação
leitura e visão de mundo
leituras múltiplas
title_short Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada
title_full Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada
title_fullStr Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada
title_full_unstemmed Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada
title_sort Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada
author de Rezende, Lucinea Aparecida
author_facet de Rezende, Lucinea Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Rezende, Lucinea Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv leitura na graduação
leitura e visão de mundo
leituras múltiplas
topic leitura na graduação
leitura e visão de mundo
leituras múltiplas
description Durante dois anos (2003/2004), alunos da Graduação, participantes do Projeto “Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada” – vivenciaram a leitura de textos variados, inclusive com aqueles que são leitores assíduos e produzem textos de diferentes formas, por meio de suportes múltiplos. Em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina e coordenado pela autora, o Projeto nasceu da constatação, em tese de doutoramento por ela defendida, da pouca e não-suficienteleitura na Graduação. Teve como objetivos: estudar leitura; oferecer aos estudantes múltiplas situações de contato com a leitura – encontros pessoais e virtuais – através de leitores e leitoresescritores, criando e/ou fortalecendo hábitos de cultivo da leitura; verificar o impacto provocado nos alunos, em uma situação diferenciada da que ocorre em sala de aula, no que se refere à formação continuada do leitor e; construir, coletivamente, uma obrareferência (livro) para professores, graduandos e pós-graduandos, tratando de leituras múltiplas. Três situações específicas permitiram, aos graduandos, aproximações com textos e/ou leitores assíduos. Uma delas diz respeito às reuniões semanais dos participantes do Projeto e a outra a encontros pessoais com palestrantes, mensalmente. Uma terceira é virtual e desenvolveu-se em grupo de discussão, na Internet. Os resultados apontam para a confirmação da hipótese de que a ambiência de leituras múltiplas é fundamental na formação de leitores, independentemente de faixa etária ou nível escolar em que se encontrem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431/1076
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)
Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495009869824