Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431 |
Resumo: | Durante dois anos (2003/2004), alunos da Graduação, participantes do Projeto “Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada” – vivenciaram a leitura de textos variados, inclusive com aqueles que são leitores assíduos e produzem textos de diferentes formas, por meio de suportes múltiplos. Em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina e coordenado pela autora, o Projeto nasceu da constatação, em tese de doutoramento por ela defendida, da pouca e não-suficienteleitura na Graduação. Teve como objetivos: estudar leitura; oferecer aos estudantes múltiplas situações de contato com a leitura – encontros pessoais e virtuais – através de leitores e leitoresescritores, criando e/ou fortalecendo hábitos de cultivo da leitura; verificar o impacto provocado nos alunos, em uma situação diferenciada da que ocorre em sala de aula, no que se refere à formação continuada do leitor e; construir, coletivamente, uma obrareferência (livro) para professores, graduandos e pós-graduandos, tratando de leituras múltiplas. Três situações específicas permitiram, aos graduandos, aproximações com textos e/ou leitores assíduos. Uma delas diz respeito às reuniões semanais dos participantes do Projeto e a outra a encontros pessoais com palestrantes, mensalmente. Uma terceira é virtual e desenvolveu-se em grupo de discussão, na Internet. Os resultados apontam para a confirmação da hipótese de que a ambiência de leituras múltiplas é fundamental na formação de leitores, independentemente de faixa etária ou nível escolar em que se encontrem. |
id |
UEPG-31_75b2fe7668ccba11a4934f540ed9137e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1431 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciadaleitura na graduaçãoleitura e visão de mundoleituras múltiplasDurante dois anos (2003/2004), alunos da Graduação, participantes do Projeto “Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada” – vivenciaram a leitura de textos variados, inclusive com aqueles que são leitores assíduos e produzem textos de diferentes formas, por meio de suportes múltiplos. Em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina e coordenado pela autora, o Projeto nasceu da constatação, em tese de doutoramento por ela defendida, da pouca e não-suficienteleitura na Graduação. Teve como objetivos: estudar leitura; oferecer aos estudantes múltiplas situações de contato com a leitura – encontros pessoais e virtuais – através de leitores e leitoresescritores, criando e/ou fortalecendo hábitos de cultivo da leitura; verificar o impacto provocado nos alunos, em uma situação diferenciada da que ocorre em sala de aula, no que se refere à formação continuada do leitor e; construir, coletivamente, uma obrareferência (livro) para professores, graduandos e pós-graduandos, tratando de leituras múltiplas. Três situações específicas permitiram, aos graduandos, aproximações com textos e/ou leitores assíduos. Uma delas diz respeito às reuniões semanais dos participantes do Projeto e a outra a encontros pessoais com palestrantes, mensalmente. Uma terceira é virtual e desenvolveu-se em grupo de discussão, na Internet. Os resultados apontam para a confirmação da hipótese de que a ambiência de leituras múltiplas é fundamental na formação de leitores, independentemente de faixa etária ou nível escolar em que se encontrem.Editora UEPG2009-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431/1076de Rezende, Lucinea Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:44:41Zoai:uepg.br:article/1431Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:44:41Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada |
title |
Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada |
spellingShingle |
Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada de Rezende, Lucinea Aparecida leitura na graduação leitura e visão de mundo leituras múltiplas |
title_short |
Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada |
title_full |
Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada |
title_fullStr |
Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada |
title_full_unstemmed |
Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada |
title_sort |
Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada |
author |
de Rezende, Lucinea Aparecida |
author_facet |
de Rezende, Lucinea Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Rezende, Lucinea Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura na graduação leitura e visão de mundo leituras múltiplas |
topic |
leitura na graduação leitura e visão de mundo leituras múltiplas |
description |
Durante dois anos (2003/2004), alunos da Graduação, participantes do Projeto “Leitura-paixão: o impacto de uma situação diferenciada” – vivenciaram a leitura de textos variados, inclusive com aqueles que são leitores assíduos e produzem textos de diferentes formas, por meio de suportes múltiplos. Em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina e coordenado pela autora, o Projeto nasceu da constatação, em tese de doutoramento por ela defendida, da pouca e não-suficienteleitura na Graduação. Teve como objetivos: estudar leitura; oferecer aos estudantes múltiplas situações de contato com a leitura – encontros pessoais e virtuais – através de leitores e leitoresescritores, criando e/ou fortalecendo hábitos de cultivo da leitura; verificar o impacto provocado nos alunos, em uma situação diferenciada da que ocorre em sala de aula, no que se refere à formação continuada do leitor e; construir, coletivamente, uma obrareferência (livro) para professores, graduandos e pós-graduandos, tratando de leituras múltiplas. Três situações específicas permitiram, aos graduandos, aproximações com textos e/ou leitores assíduos. Uma delas diz respeito às reuniões semanais dos participantes do Projeto e a outra a encontros pessoais com palestrantes, mensalmente. Uma terceira é virtual e desenvolveu-se em grupo de discussão, na Internet. Os resultados apontam para a confirmação da hipótese de que a ambiência de leituras múltiplas é fundamental na formação de leitores, independentemente de faixa etária ou nível escolar em que se encontrem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1431/1076 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005) Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495009869824 |