A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9539 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é produzir uma análise do comportamento do cérebro humano diante do ato de ler tanto via material impresso quanto digital. Propõe-se, com isso, elucidar algumas questões que envolvem atenção, compreensão e retenção de informações e aprendizagem em ambos os modos de ler, tomando por base as pesquisas sobre suas implicações, as quais mostram, ainda que em estágios iniciais, evidências que precisam ser consideradas. Pretende-se, também, demonstrar a importância da leitura para a constituição de uma visão de mundo mais sólida e de um referencial identitário aos sujeitos, inseridos no que se convencionou chamar de Pós-modernidade.Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo. Reading in printed and digital material: the neuroscience perspective and the implications for the subject’s learning and worldviewABSTRACTThe purpose of this paper is to produce an analysis of the human brain’s behavior in face of the act of reading via printed and also digital material. Therefore it is proposed to elucidate some questions involving attention, comprehension and retention of information and learning in both forms of reading, based on the researches about its implications, which show, even in the initial stages, evidences that need to be considered. Also, it is intended to demonstrate the importance of the reading for the constitution of a more solid worldview and of a identity reference for the individuals, inserted in what it is conventionally called Post-modernity.Keywords: Reading. Learning. Worldview. La lectura en material impreso y digital: la perspectiva de las neurociencias y las implicaciones para el aprendizaje y visión del mundo del sujetoRESUMENEl objetivo de este artículo es producir un análisis del comportamiento del cerebro humano ante el acto de leer tanto vía material impreso como digital. Se propone, con ello, aclarar algunas cuestiones que involucran atención, comprensión y retención de informaciones y aprendizaje en ambos modos de leer, tomando como base las investigaciones sobre sus implicaciones, las cuales muestran, aunque en etapas tempranas, evidencias que necesitan ser consideradas. Se pretende, también, demostrar la importancia de la lectura para la constitución de una visión de mundo más sólida y de un referencial identitario a los sujetos, insertados en lo que se convenció llamar de Posmodernidad.Palabras clave: Lectura. Aprendizaje. Visión de mundo. |
id |
UFMA-3_a6a35bda5e021595f5e336b322efc1a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9539 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeitoLeitura. Aprendizagem. Visão de mundo.O objetivo deste artigo é produzir uma análise do comportamento do cérebro humano diante do ato de ler tanto via material impresso quanto digital. Propõe-se, com isso, elucidar algumas questões que envolvem atenção, compreensão e retenção de informações e aprendizagem em ambos os modos de ler, tomando por base as pesquisas sobre suas implicações, as quais mostram, ainda que em estágios iniciais, evidências que precisam ser consideradas. Pretende-se, também, demonstrar a importância da leitura para a constituição de uma visão de mundo mais sólida e de um referencial identitário aos sujeitos, inseridos no que se convencionou chamar de Pós-modernidade.Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo. Reading in printed and digital material: the neuroscience perspective and the implications for the subject’s learning and worldviewABSTRACTThe purpose of this paper is to produce an analysis of the human brain’s behavior in face of the act of reading via printed and also digital material. Therefore it is proposed to elucidate some questions involving attention, comprehension and retention of information and learning in both forms of reading, based on the researches about its implications, which show, even in the initial stages, evidences that need to be considered. Also, it is intended to demonstrate the importance of the reading for the constitution of a more solid worldview and of a identity reference for the individuals, inserted in what it is conventionally called Post-modernity.Keywords: Reading. Learning. Worldview. La lectura en material impreso y digital: la perspectiva de las neurociencias y las implicaciones para el aprendizaje y visión del mundo del sujetoRESUMENEl objetivo de este artículo es producir un análisis del comportamiento del cerebro humano ante el acto de leer tanto vía material impreso como digital. Se propone, con ello, aclarar algunas cuestiones que involucran atención, comprensión y retención de informaciones y aprendizaje en ambos modos de leer, tomando como base las investigaciones sobre sus implicaciones, las cuales muestran, aunque en etapas tempranas, evidencias que necesitan ser consideradas. Se pretende, también, demostrar la importancia de la lectura para la constitución de una visión de mundo más sólida y de un referencial identitario a los sujetos, insertados en lo que se convenció llamar de Posmodernidad.Palabras clave: Lectura. Aprendizaje. Visión de mundo.Universidade Federal do Maranhão2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/953910.18764/2358-4319.v11n2p60-82Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.60-822358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9539/5562Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Samuel HenriqueLau Filho, Waldy Luiz2019-01-01T00:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9539Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-01-01T00:12:32Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito |
title |
A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito |
spellingShingle |
A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito Machado, Samuel Henrique Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo. |
title_short |
A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito |
title_full |
A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito |
title_fullStr |
A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito |
title_full_unstemmed |
A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito |
title_sort |
A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito |
author |
Machado, Samuel Henrique |
author_facet |
Machado, Samuel Henrique Lau Filho, Waldy Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Lau Filho, Waldy Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Samuel Henrique Lau Filho, Waldy Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo. |
topic |
Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo. |
description |
O objetivo deste artigo é produzir uma análise do comportamento do cérebro humano diante do ato de ler tanto via material impresso quanto digital. Propõe-se, com isso, elucidar algumas questões que envolvem atenção, compreensão e retenção de informações e aprendizagem em ambos os modos de ler, tomando por base as pesquisas sobre suas implicações, as quais mostram, ainda que em estágios iniciais, evidências que precisam ser consideradas. Pretende-se, também, demonstrar a importância da leitura para a constituição de uma visão de mundo mais sólida e de um referencial identitário aos sujeitos, inseridos no que se convencionou chamar de Pós-modernidade.Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo. Reading in printed and digital material: the neuroscience perspective and the implications for the subject’s learning and worldviewABSTRACTThe purpose of this paper is to produce an analysis of the human brain’s behavior in face of the act of reading via printed and also digital material. Therefore it is proposed to elucidate some questions involving attention, comprehension and retention of information and learning in both forms of reading, based on the researches about its implications, which show, even in the initial stages, evidences that need to be considered. Also, it is intended to demonstrate the importance of the reading for the constitution of a more solid worldview and of a identity reference for the individuals, inserted in what it is conventionally called Post-modernity.Keywords: Reading. Learning. Worldview. La lectura en material impreso y digital: la perspectiva de las neurociencias y las implicaciones para el aprendizaje y visión del mundo del sujetoRESUMENEl objetivo de este artículo es producir un análisis del comportamiento del cerebro humano ante el acto de leer tanto vía material impreso como digital. Se propone, con ello, aclarar algunas cuestiones que involucran atención, comprensión y retención de informaciones y aprendizaje en ambos modos de leer, tomando como base las investigaciones sobre sus implicaciones, las cuales muestran, aunque en etapas tempranas, evidencias que necesitan ser consideradas. Se pretende, también, demostrar la importancia de la lectura para la constitución de una visión de mundo más sólida y de un referencial identitario a los sujetos, insertados en lo que se convenció llamar de Posmodernidad.Palabras clave: Lectura. Aprendizaje. Visión de mundo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9539 10.18764/2358-4319.v11n2p60-82 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9539 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v11n2p60-82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9539/5562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.11, n.2, maio/ago.2018; p.60-82 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320724996096 |