En la sal de los bebés ¿cuantos tonos tiene el azul? Entre bebés, rondas, Libros y pigmentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Leni Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Abreu, B´árbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13765
Resumo: RESUMO: O artigo se propõe a mostrar o trabalho desenvolvido em um berçário com bebês, com idade entre zero a dois anos em uma Escola Infantil de Porto Alegre. Nele, levamos para as crianças a indagação: “Quantos tons tem o azul?”. Tal questionamento propiciou uma sequência de propostas que pretendiam explorar as tonalidades de diferentes objetos, materialidades e texturas da cor azul. Foram organizados diferentes ambientes para a investigação.  Inspiramos-nos em obras da literatura infantil e em explorações de misturas e tinturas fazendo uso de propostas de tom sobre tom de azuis. Buscamos um diálogo com as explorações de livros, poemas e ciranda para tentar dar visibilidade ao como os bebês nos mostram os modos como apreendem o mundo ao seu redor.  
id UEPG-31_7a6fce73099bfc8078eb3351a463bf26
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/13765
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling En la sal de los bebés ¿cuantos tonos tiene el azul? Entre bebés, rondas, Libros y pigmentosIn a nursery, how many tones of blue are there? An exploration around infants, books, Pigments and cirandasNo berçário, quantos tons tem o azul? Entre bebês, cirandas, livros e pigmentosBebês. Artes visuais. Literatura.Infants. Visual arts. Literature.Bebés. Artes visuales. Literatura.RESUMO: O artigo se propõe a mostrar o trabalho desenvolvido em um berçário com bebês, com idade entre zero a dois anos em uma Escola Infantil de Porto Alegre. Nele, levamos para as crianças a indagação: “Quantos tons tem o azul?”. Tal questionamento propiciou uma sequência de propostas que pretendiam explorar as tonalidades de diferentes objetos, materialidades e texturas da cor azul. Foram organizados diferentes ambientes para a investigação.  Inspiramos-nos em obras da literatura infantil e em explorações de misturas e tinturas fazendo uso de propostas de tom sobre tom de azuis. Buscamos um diálogo com as explorações de livros, poemas e ciranda para tentar dar visibilidade ao como os bebês nos mostram os modos como apreendem o mundo ao seu redor.  Editora UEPG2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDF TextTexto PDFTexto PDFapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1376510.5212/OlharProfr.v.22.0002Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-14Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-141984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13765/209209212721https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13765/209209215948https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13765/209209215949https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13765/209209216122Copyright (c) 2019 Leni Vieira Dornelles, B´árbara Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessDornelles, Leni VieiraAbreu, B´árbara2021-12-31T10:41:11Zoai:uepg.br:article/13765Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-12-31T10:41:11Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv En la sal de los bebés ¿cuantos tonos tiene el azul? Entre bebés, rondas, Libros y pigmentos
In a nursery, how many tones of blue are there? An exploration around infants, books, Pigments and cirandas
No berçário, quantos tons tem o azul? Entre bebês, cirandas, livros e pigmentos
title En la sal de los bebés ¿cuantos tonos tiene el azul? Entre bebés, rondas, Libros y pigmentos
spellingShingle En la sal de los bebés ¿cuantos tonos tiene el azul? Entre bebés, rondas, Libros y pigmentos
Dornelles, Leni Vieira
Bebês. Artes visuais. Literatura.
Infants. Visual arts. Literature.
Bebés. Artes visuales. Literatura.
title_short En la sal de los bebés ¿cuantos tonos tiene el azul? Entre bebés, rondas, Libros y pigmentos
title_full En la sal de los bebés ¿cuantos tonos tiene el azul? Entre bebés, rondas, Libros y pigmentos
title_fullStr En la sal de los bebés ¿cuantos tonos tiene el azul? Entre bebés, rondas, Libros y pigmentos
title_full_unstemmed En la sal de los bebés ¿cuantos tonos tiene el azul? Entre bebés, rondas, Libros y pigmentos
title_sort En la sal de los bebés ¿cuantos tonos tiene el azul? Entre bebés, rondas, Libros y pigmentos
author Dornelles, Leni Vieira
author_facet Dornelles, Leni Vieira
Abreu, B´árbara
author_role author
author2 Abreu, B´árbara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, Leni Vieira
Abreu, B´árbara
dc.subject.por.fl_str_mv Bebês. Artes visuais. Literatura.
Infants. Visual arts. Literature.
Bebés. Artes visuales. Literatura.
topic Bebês. Artes visuais. Literatura.
Infants. Visual arts. Literature.
Bebés. Artes visuales. Literatura.
description RESUMO: O artigo se propõe a mostrar o trabalho desenvolvido em um berçário com bebês, com idade entre zero a dois anos em uma Escola Infantil de Porto Alegre. Nele, levamos para as crianças a indagação: “Quantos tons tem o azul?”. Tal questionamento propiciou uma sequência de propostas que pretendiam explorar as tonalidades de diferentes objetos, materialidades e texturas da cor azul. Foram organizados diferentes ambientes para a investigação.  Inspiramos-nos em obras da literatura infantil e em explorações de misturas e tinturas fazendo uso de propostas de tom sobre tom de azuis. Buscamos um diálogo com as explorações de livros, poemas e ciranda para tentar dar visibilidade ao como os bebês nos mostram os modos como apreendem o mundo ao seu redor.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
PDF Text
Texto PDF
Texto PDF
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13765
10.5212/OlharProfr.v.22.0002
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13765
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.22.0002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13765/209209212721
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13765/209209215948
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13765/209209215949
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13765/209209216122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Leni Vieira Dornelles, B´árbara Abreu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Leni Vieira Dornelles, B´árbara Abreu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Cuaderno Temático "Las Prácticas de la Enseñanza en la Educación Inicial: Perspectivas y experiencias"; 1-14
Olhar de Professor; Vol. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14
Olhar de Professor; v. 22 (2019): Caderno Temático: "Estágio Curricular de Docência na Educação Infantil: perspectivas e práticas"; 1-14
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496767283200