Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1399 |
Resumo: | Na maioria dos casos o planejamento didático realizado pelos professores reduz-se à reprodução do livro didático adotado, repleto de informações memorizáveis, definições, regras, fórmulas, assuntos sem relação. Muitos assuntos importantes são relegados a segundo plano, como por exemplo os assuntos relacionados à questão ambiental, tão presentes no dia-a-dia das pessoas e indicado como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). É preciso que o professor abandone o uso exclusivo do livro didático e busque novas formas de tratamento dos conceitos químicos. Uma alternativa é a produção de materiais didáticos pelo próprio professor. O presente artigo relata uma experiência bem sucedida de um grupo de pesquisa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná que produziu um material didático relacionando os conceitos de Cinética Química a temas ambientais. Este material foi desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio para sua avaliação enquanto instrumento didático. |
id |
UEPG-31_7e71b7d48fbd06f181bc3da39f9f3a82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1399 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de QuímicaQuímica AmbientalEnsino de QuímicaMaterial DidáticoNa maioria dos casos o planejamento didático realizado pelos professores reduz-se à reprodução do livro didático adotado, repleto de informações memorizáveis, definições, regras, fórmulas, assuntos sem relação. Muitos assuntos importantes são relegados a segundo plano, como por exemplo os assuntos relacionados à questão ambiental, tão presentes no dia-a-dia das pessoas e indicado como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). É preciso que o professor abandone o uso exclusivo do livro didático e busque novas formas de tratamento dos conceitos químicos. Uma alternativa é a produção de materiais didáticos pelo próprio professor. O presente artigo relata uma experiência bem sucedida de um grupo de pesquisa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná que produziu um material didático relacionando os conceitos de Cinética Química a temas ambientais. Este material foi desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio para sua avaliação enquanto instrumento didático.Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1399Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1399/1044Dal Bosco, Cristiane Beatrizda Cunha, Marcia Borininfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:56:30Zoai:uepg.br:article/1399Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:56:30Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química |
title |
Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química |
spellingShingle |
Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química Dal Bosco, Cristiane Beatriz Química Ambiental Ensino de Química Material Didático |
title_short |
Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química |
title_full |
Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química |
title_fullStr |
Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química |
title_full_unstemmed |
Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química |
title_sort |
Produção de material didático: ferramenta para a atualização de currículos e revisão da prática pedagógica de Química |
author |
Dal Bosco, Cristiane Beatriz |
author_facet |
Dal Bosco, Cristiane Beatriz da Cunha, Marcia Borin |
author_role |
author |
author2 |
da Cunha, Marcia Borin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dal Bosco, Cristiane Beatriz da Cunha, Marcia Borin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Ambiental Ensino de Química Material Didático |
topic |
Química Ambiental Ensino de Química Material Didático |
description |
Na maioria dos casos o planejamento didático realizado pelos professores reduz-se à reprodução do livro didático adotado, repleto de informações memorizáveis, definições, regras, fórmulas, assuntos sem relação. Muitos assuntos importantes são relegados a segundo plano, como por exemplo os assuntos relacionados à questão ambiental, tão presentes no dia-a-dia das pessoas e indicado como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). É preciso que o professor abandone o uso exclusivo do livro didático e busque novas formas de tratamento dos conceitos químicos. Uma alternativa é a produção de materiais didáticos pelo próprio professor. O presente artigo relata uma experiência bem sucedida de um grupo de pesquisa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná que produziu um material didático relacionando os conceitos de Cinética Química a temas ambientais. Este material foi desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio para sua avaliação enquanto instrumento didático. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1399 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1399/1044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003) Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494961635328 |