CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Thalyse Santana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Batista, Stefânia Siqueira Martins, Bonadiman, Heron Laiber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6967
Resumo: O artigo descreve e analisa os principais resultados de pesquisa no nível iniciação científica sobre as concepções e métodos de avaliação escolar realizada por professores no contexto dos conselhos de classe de uma escola pública estadual do município de Lavras - MG. Foi realizado um estudo de caso único e os materiais de pesquisa foram coletados através de observação participante, entrevistas, análise de documentos da secretaria escolar e construção de diário de campo. As reuniões de conselho de classe analisadas permitiram observar práticas de avaliação que se utilizam de juízos valorativos em detrimento de juízos técnicos acerca da construção de saberes escolares, interferindo direta e negativamente na história escolar dos alunos e alunas. Destarte, o fenômeno estudado possui relação direta com o insucesso escolar.
id UEPG-31_862001bceb49aa78d3337ef940217461
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/6967
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRASConselho de classeFracasso escolarEnsino fundamentalElementary EducationO artigo descreve e analisa os principais resultados de pesquisa no nível iniciação científica sobre as concepções e métodos de avaliação escolar realizada por professores no contexto dos conselhos de classe de uma escola pública estadual do município de Lavras - MG. Foi realizado um estudo de caso único e os materiais de pesquisa foram coletados através de observação participante, entrevistas, análise de documentos da secretaria escolar e construção de diário de campo. As reuniões de conselho de classe analisadas permitiram observar práticas de avaliação que se utilizam de juízos valorativos em detrimento de juízos técnicos acerca da construção de saberes escolares, interferindo direta e negativamente na história escolar dos alunos e alunas. Destarte, o fenômeno estudado possui relação direta com o insucesso escolar.Editora UEPG2018-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso únicoapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/696710.5212/OlharProfr.v.17i2.0002Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 2 (2014); 149-162Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 149-162Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 2 (2014); 149-162Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 149-162Olhar de Professor; v. 17 n. 2 (2014); 149-1621984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6967/209209209250Pereira, Thalyse SantanaBatista, Stefânia Siqueira MartinsBonadiman, Heron Laiberinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T02:30:05Zoai:uepg.br:article/6967Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-26T02:30:05Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS
title CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS
spellingShingle CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS
Pereira, Thalyse Santana
Conselho de classe
Fracasso escolar
Ensino fundamental
Elementary Education
title_short CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS
title_full CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS
title_fullStr CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS
title_sort CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS
author Pereira, Thalyse Santana
author_facet Pereira, Thalyse Santana
Batista, Stefânia Siqueira Martins
Bonadiman, Heron Laiber
author_role author
author2 Batista, Stefânia Siqueira Martins
Bonadiman, Heron Laiber
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Thalyse Santana
Batista, Stefânia Siqueira Martins
Bonadiman, Heron Laiber
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho de classe
Fracasso escolar
Ensino fundamental
Elementary Education
topic Conselho de classe
Fracasso escolar
Ensino fundamental
Elementary Education
description O artigo descreve e analisa os principais resultados de pesquisa no nível iniciação científica sobre as concepções e métodos de avaliação escolar realizada por professores no contexto dos conselhos de classe de uma escola pública estadual do município de Lavras - MG. Foi realizado um estudo de caso único e os materiais de pesquisa foram coletados através de observação participante, entrevistas, análise de documentos da secretaria escolar e construção de diário de campo. As reuniões de conselho de classe analisadas permitiram observar práticas de avaliação que se utilizam de juízos valorativos em detrimento de juízos técnicos acerca da construção de saberes escolares, interferindo direta e negativamente na história escolar dos alunos e alunas. Destarte, o fenômeno estudado possui relação direta com o insucesso escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de caso único
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6967
10.5212/OlharProfr.v.17i2.0002
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6967
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.17i2.0002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6967/209209209250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 2 (2014); 149-162
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 149-162
Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 2 (2014); 149-162
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 149-162
Olhar de Professor; v. 17 n. 2 (2014); 149-162
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496290181120