CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6967 |
Resumo: | O artigo descreve e analisa os principais resultados de pesquisa no nível iniciação científica sobre as concepções e métodos de avaliação escolar realizada por professores no contexto dos conselhos de classe de uma escola pública estadual do município de Lavras - MG. Foi realizado um estudo de caso único e os materiais de pesquisa foram coletados através de observação participante, entrevistas, análise de documentos da secretaria escolar e construção de diário de campo. As reuniões de conselho de classe analisadas permitiram observar práticas de avaliação que se utilizam de juízos valorativos em detrimento de juízos técnicos acerca da construção de saberes escolares, interferindo direta e negativamente na história escolar dos alunos e alunas. Destarte, o fenômeno estudado possui relação direta com o insucesso escolar. |
id |
UEPG-31_862001bceb49aa78d3337ef940217461 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/6967 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRASConselho de classeFracasso escolarEnsino fundamentalElementary EducationO artigo descreve e analisa os principais resultados de pesquisa no nível iniciação científica sobre as concepções e métodos de avaliação escolar realizada por professores no contexto dos conselhos de classe de uma escola pública estadual do município de Lavras - MG. Foi realizado um estudo de caso único e os materiais de pesquisa foram coletados através de observação participante, entrevistas, análise de documentos da secretaria escolar e construção de diário de campo. As reuniões de conselho de classe analisadas permitiram observar práticas de avaliação que se utilizam de juízos valorativos em detrimento de juízos técnicos acerca da construção de saberes escolares, interferindo direta e negativamente na história escolar dos alunos e alunas. Destarte, o fenômeno estudado possui relação direta com o insucesso escolar.Editora UEPG2018-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso únicoapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/696710.5212/OlharProfr.v.17i2.0002Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 2 (2014); 149-162Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 149-162Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 2 (2014); 149-162Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 149-162Olhar de Professor; v. 17 n. 2 (2014); 149-1621984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6967/209209209250Pereira, Thalyse SantanaBatista, Stefânia Siqueira MartinsBonadiman, Heron Laiberinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T02:30:05Zoai:uepg.br:article/6967Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-26T02:30:05Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS |
title |
CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS Pereira, Thalyse Santana Conselho de classe Fracasso escolar Ensino fundamental Elementary Education |
title_short |
CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS |
title_full |
CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS |
title_sort |
CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS |
author |
Pereira, Thalyse Santana |
author_facet |
Pereira, Thalyse Santana Batista, Stefânia Siqueira Martins Bonadiman, Heron Laiber |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Stefânia Siqueira Martins Bonadiman, Heron Laiber |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Thalyse Santana Batista, Stefânia Siqueira Martins Bonadiman, Heron Laiber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conselho de classe Fracasso escolar Ensino fundamental Elementary Education |
topic |
Conselho de classe Fracasso escolar Ensino fundamental Elementary Education |
description |
O artigo descreve e analisa os principais resultados de pesquisa no nível iniciação científica sobre as concepções e métodos de avaliação escolar realizada por professores no contexto dos conselhos de classe de uma escola pública estadual do município de Lavras - MG. Foi realizado um estudo de caso único e os materiais de pesquisa foram coletados através de observação participante, entrevistas, análise de documentos da secretaria escolar e construção de diário de campo. As reuniões de conselho de classe analisadas permitiram observar práticas de avaliação que se utilizam de juízos valorativos em detrimento de juízos técnicos acerca da construção de saberes escolares, interferindo direta e negativamente na história escolar dos alunos e alunas. Destarte, o fenômeno estudado possui relação direta com o insucesso escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo de caso único |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6967 10.5212/OlharProfr.v.17i2.0002 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6967 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.17i2.0002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6967/209209209250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 2 (2014); 149-162 Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 149-162 Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 2 (2014); 149-162 Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 149-162 Olhar de Professor; v. 17 n. 2 (2014); 149-162 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496290181120 |