A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088 |
Resumo: | Este trabalho relata a experiência de duas atividades desenvolvidas pelo curso de Graduação em Psicologia, junto a idosos inscritos no projeto “Universidade Aberta à Terceira Idade”, da Universidade Estadual Paulista, campus de Assis, a saber, uma com idosos institucionalizados e outra com pessoas da terceira idade. O objetivo dessas atividades é fomentar estratégias de intervenção em grupos, no formato de oficinas temáticas baseadas no referencial de grupo operativo, que possam produzir expansão da subjetividade dos idosos, de maneira a combater o isolamento social e também promover (res)significações do processo de envelhecer. São realizadas oficinas semanalmente com uma hora e meia de duração, coordenadas por um grupo de treze estagiários do curso de Psicologia, inscritos no Estágio Curricular “Envelhecimento e Processos de Subjetivação”, sob nossa supervisão. Os grupos contam com a participação de aproximadamente 40 idosos. Essa experiência, que caminha para seu terceiro ano, tem possibilitado criar novas ferramentas de atuação em Psicologia para além do modelo clínico tradicional. Outro aspecto a se destacar é que os grupos tem se mostrado como um lugar estratégico de empoderamento no processo de envelhecer, uma vez que o dispositivo grupal favorece trocas simbólicas, diferentes olhares para temáticas abordadas e assimilação de diversos processos de subjetivação. Observamos que, quando são estimulados, eles redescobrem sua capacidade de refletir, criticar e ponderar sobre diversos assuntos, podendo produzir processos de subjetivação mais potencializados nos encontros com o outro. Além disso, o fato de as oficinas serem coordenadas por graduandos favorece e fomenta, positivamente, as relações e trocas intergeracionais. |
id |
UEPG-31_8918c6d6bfeea61fbd7ebe90b2884b29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/12088 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSISEste trabalho relata a experiência de duas atividades desenvolvidas pelo curso de Graduação em Psicologia, junto a idosos inscritos no projeto “Universidade Aberta à Terceira Idade”, da Universidade Estadual Paulista, campus de Assis, a saber, uma com idosos institucionalizados e outra com pessoas da terceira idade. O objetivo dessas atividades é fomentar estratégias de intervenção em grupos, no formato de oficinas temáticas baseadas no referencial de grupo operativo, que possam produzir expansão da subjetividade dos idosos, de maneira a combater o isolamento social e também promover (res)significações do processo de envelhecer. São realizadas oficinas semanalmente com uma hora e meia de duração, coordenadas por um grupo de treze estagiários do curso de Psicologia, inscritos no Estágio Curricular “Envelhecimento e Processos de Subjetivação”, sob nossa supervisão. Os grupos contam com a participação de aproximadamente 40 idosos. Essa experiência, que caminha para seu terceiro ano, tem possibilitado criar novas ferramentas de atuação em Psicologia para além do modelo clínico tradicional. Outro aspecto a se destacar é que os grupos tem se mostrado como um lugar estratégico de empoderamento no processo de envelhecer, uma vez que o dispositivo grupal favorece trocas simbólicas, diferentes olhares para temáticas abordadas e assimilação de diversos processos de subjetivação. Observamos que, quando são estimulados, eles redescobrem sua capacidade de refletir, criticar e ponderar sobre diversos assuntos, podendo produzir processos de subjetivação mais potencializados nos encontros com o outro. Além disso, o fato de as oficinas serem coordenadas por graduandos favorece e fomenta, positivamente, as relações e trocas intergeracionais.Editora UEPG2019-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1208810.5212/OlharProfr.v.19i2.0008Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227Olhar de Professor; v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-2271984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209210675https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209216242https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209216243https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209216244Copyright (c) 2019 Mariele Rodrigues Correainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Mariele Rodrigues2022-01-26T10:59:32Zoai:uepg.br:article/12088Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-26T10:59:32Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS |
title |
A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS |
spellingShingle |
A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS Correa, Mariele Rodrigues |
title_short |
A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS |
title_full |
A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS |
title_fullStr |
A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS |
title_full_unstemmed |
A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS |
title_sort |
A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS |
author |
Correa, Mariele Rodrigues |
author_facet |
Correa, Mariele Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Mariele Rodrigues |
description |
Este trabalho relata a experiência de duas atividades desenvolvidas pelo curso de Graduação em Psicologia, junto a idosos inscritos no projeto “Universidade Aberta à Terceira Idade”, da Universidade Estadual Paulista, campus de Assis, a saber, uma com idosos institucionalizados e outra com pessoas da terceira idade. O objetivo dessas atividades é fomentar estratégias de intervenção em grupos, no formato de oficinas temáticas baseadas no referencial de grupo operativo, que possam produzir expansão da subjetividade dos idosos, de maneira a combater o isolamento social e também promover (res)significações do processo de envelhecer. São realizadas oficinas semanalmente com uma hora e meia de duração, coordenadas por um grupo de treze estagiários do curso de Psicologia, inscritos no Estágio Curricular “Envelhecimento e Processos de Subjetivação”, sob nossa supervisão. Os grupos contam com a participação de aproximadamente 40 idosos. Essa experiência, que caminha para seu terceiro ano, tem possibilitado criar novas ferramentas de atuação em Psicologia para além do modelo clínico tradicional. Outro aspecto a se destacar é que os grupos tem se mostrado como um lugar estratégico de empoderamento no processo de envelhecer, uma vez que o dispositivo grupal favorece trocas simbólicas, diferentes olhares para temáticas abordadas e assimilação de diversos processos de subjetivação. Observamos que, quando são estimulados, eles redescobrem sua capacidade de refletir, criticar e ponderar sobre diversos assuntos, podendo produzir processos de subjetivação mais potencializados nos encontros com o outro. Além disso, o fato de as oficinas serem coordenadas por graduandos favorece e fomenta, positivamente, as relações e trocas intergeracionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088 10.5212/OlharProfr.v.19i2.0008 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.19i2.0008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209210675 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209216242 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209216243 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209216244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Mariele Rodrigues Correa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Mariele Rodrigues Correa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227 Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227 Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227 Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227 Olhar de Professor; v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496375115776 |