A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Mariele Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088
Resumo: Este trabalho relata a experiência de duas atividades desenvolvidas pelo curso de Graduação em Psicologia, junto a idosos inscritos no projeto “Universidade Aberta à Terceira Idade”, da Universidade Estadual Paulista, campus de Assis, a saber, uma com idosos institucionalizados e outra com pessoas da terceira idade. O objetivo dessas atividades é fomentar estratégias de intervenção em grupos, no formato de oficinas temáticas baseadas no referencial de grupo operativo, que possam produzir expansão da subjetividade dos idosos, de maneira a combater o isolamento social e também promover (res)significações do processo de envelhecer. São realizadas oficinas semanalmente com uma hora e meia de duração, coordenadas por um grupo de treze estagiários do curso de Psicologia, inscritos no Estágio Curricular “Envelhecimento e Processos de Subjetivação”, sob nossa supervisão. Os grupos contam com a participação de aproximadamente 40 idosos. Essa experiência, que caminha para seu terceiro ano, tem possibilitado criar novas ferramentas de atuação em Psicologia para além do modelo clínico tradicional. Outro aspecto a se destacar é que os grupos tem se mostrado como um lugar estratégico de empoderamento no processo de envelhecer, uma vez que o dispositivo grupal favorece trocas simbólicas, diferentes olhares para temáticas abordadas e assimilação de diversos processos de subjetivação. Observamos que, quando são estimulados, eles redescobrem sua capacidade de refletir, criticar e ponderar sobre diversos assuntos, podendo produzir processos de subjetivação mais potencializados nos encontros com o outro. Além disso, o fato de as oficinas serem coordenadas por graduandos favorece e fomenta, positivamente, as relações e trocas intergeracionais.
id UEPG-31_8918c6d6bfeea61fbd7ebe90b2884b29
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/12088
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSISEste trabalho relata a experiência de duas atividades desenvolvidas pelo curso de Graduação em Psicologia, junto a idosos inscritos no projeto “Universidade Aberta à Terceira Idade”, da Universidade Estadual Paulista, campus de Assis, a saber, uma com idosos institucionalizados e outra com pessoas da terceira idade. O objetivo dessas atividades é fomentar estratégias de intervenção em grupos, no formato de oficinas temáticas baseadas no referencial de grupo operativo, que possam produzir expansão da subjetividade dos idosos, de maneira a combater o isolamento social e também promover (res)significações do processo de envelhecer. São realizadas oficinas semanalmente com uma hora e meia de duração, coordenadas por um grupo de treze estagiários do curso de Psicologia, inscritos no Estágio Curricular “Envelhecimento e Processos de Subjetivação”, sob nossa supervisão. Os grupos contam com a participação de aproximadamente 40 idosos. Essa experiência, que caminha para seu terceiro ano, tem possibilitado criar novas ferramentas de atuação em Psicologia para além do modelo clínico tradicional. Outro aspecto a se destacar é que os grupos tem se mostrado como um lugar estratégico de empoderamento no processo de envelhecer, uma vez que o dispositivo grupal favorece trocas simbólicas, diferentes olhares para temáticas abordadas e assimilação de diversos processos de subjetivação. Observamos que, quando são estimulados, eles redescobrem sua capacidade de refletir, criticar e ponderar sobre diversos assuntos, podendo produzir processos de subjetivação mais potencializados nos encontros com o outro. Além disso, o fato de as oficinas serem coordenadas por graduandos favorece e fomenta, positivamente, as relações e trocas intergeracionais.Editora UEPG2019-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1208810.5212/OlharProfr.v.19i2.0008Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227Olhar de Professor; v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-2271984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209210675https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209216242https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209216243https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209216244Copyright (c) 2019 Mariele Rodrigues Correainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Mariele Rodrigues2022-01-26T10:59:32Zoai:uepg.br:article/12088Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-26T10:59:32Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS
title A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS
spellingShingle A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS
Correa, Mariele Rodrigues
title_short A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS
title_full A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS
title_fullStr A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS
title_full_unstemmed A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS
title_sort A PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO COM IDOSOS NA UNATI/UNESP, CAMPUS DE ASSIS
author Correa, Mariele Rodrigues
author_facet Correa, Mariele Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Mariele Rodrigues
description Este trabalho relata a experiência de duas atividades desenvolvidas pelo curso de Graduação em Psicologia, junto a idosos inscritos no projeto “Universidade Aberta à Terceira Idade”, da Universidade Estadual Paulista, campus de Assis, a saber, uma com idosos institucionalizados e outra com pessoas da terceira idade. O objetivo dessas atividades é fomentar estratégias de intervenção em grupos, no formato de oficinas temáticas baseadas no referencial de grupo operativo, que possam produzir expansão da subjetividade dos idosos, de maneira a combater o isolamento social e também promover (res)significações do processo de envelhecer. São realizadas oficinas semanalmente com uma hora e meia de duração, coordenadas por um grupo de treze estagiários do curso de Psicologia, inscritos no Estágio Curricular “Envelhecimento e Processos de Subjetivação”, sob nossa supervisão. Os grupos contam com a participação de aproximadamente 40 idosos. Essa experiência, que caminha para seu terceiro ano, tem possibilitado criar novas ferramentas de atuação em Psicologia para além do modelo clínico tradicional. Outro aspecto a se destacar é que os grupos tem se mostrado como um lugar estratégico de empoderamento no processo de envelhecer, uma vez que o dispositivo grupal favorece trocas simbólicas, diferentes olhares para temáticas abordadas e assimilação de diversos processos de subjetivação. Observamos que, quando são estimulados, eles redescobrem sua capacidade de refletir, criticar e ponderar sobre diversos assuntos, podendo produzir processos de subjetivação mais potencializados nos encontros com o outro. Além disso, o fato de as oficinas serem coordenadas por graduandos favorece e fomenta, positivamente, as relações e trocas intergeracionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088
10.5212/OlharProfr.v.19i2.0008
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.19i2.0008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209210675
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209216242
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209216243
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12088/209209216244
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Mariele Rodrigues Correa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Mariele Rodrigues Correa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227
Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227
Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227
Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227
Olhar de Professor; v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 219-227
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496375115776