A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finck, Silvia Christina Madrid
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1368
Resumo: Este estudo tem por objetivos, reunir algumas idéias acerca das mudanças curriculares, para o Ensino Médio, evidenciando a contribuição da Educação Física para a melhoria pedagógica nesse nível de ensino, bem como estimular o debate sobre questões de ensino aprendizagem dessa disciplina nessa fase escolar. A Educação Física, como componente curricular, acompanha as mudanças propostas para o ensino médio, dessa forma a escola deve adequar-se às transformações ora propostas pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que requerem competências e habilidades diferenciadas dos cidadãos. Assim sendo, se faz necessário que o aluno tenha um conhecimento amplo e de qualidade, que possibilite sua atuação na sociedade de forma competente, responsável, ética, autônoma, cooperativa e criativa. A contribuição da Educação Física na formação desse cidadão está norteada nos valores e princípios apregoados nos PCN´s do Ensino Médio, que devem permear essa disciplina na escola, superando os benefícios apenas de ordem anatomo-fisio-biológicos, e também atingindo valores, entre outros, os éticos e os estéticos. O professor de Educação Física que atua no Ensino Médio deve ter como eixos centrais de seu trabalho pedagógico a Aptidão Física e a Saúde, devendo buscar a superação, por parte dos alunos, da concepção de Aptidão no sentido de ser necessária apenas àqueles que praticam o esporte de rendimento, mas sim trabalhar conceitos em que o aluno possa desenvolver uma concepção de Aptidão ligada a uma necessidade e direito de todo cidadão, objetivando uma melhor saúde e qualidade de vida. Com o desenvolvimento do trabalho pedagógico nessa perspectiva, pretende-se contribuir para a formação do cidadão que vai usufruir, reproduzir, e compartilhar os conhecimentos adquiridos durante o período da sua vida escolar, a fim de utilizá-los para a melhoria de sua qualidade de vida.
id UEPG-31_8d800f5023f1eae38df202b57150b626
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1368
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação FísicaEducação Físicaensino médioaptidão física e saúdequalidade de vidaEste estudo tem por objetivos, reunir algumas idéias acerca das mudanças curriculares, para o Ensino Médio, evidenciando a contribuição da Educação Física para a melhoria pedagógica nesse nível de ensino, bem como estimular o debate sobre questões de ensino aprendizagem dessa disciplina nessa fase escolar. A Educação Física, como componente curricular, acompanha as mudanças propostas para o ensino médio, dessa forma a escola deve adequar-se às transformações ora propostas pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que requerem competências e habilidades diferenciadas dos cidadãos. Assim sendo, se faz necessário que o aluno tenha um conhecimento amplo e de qualidade, que possibilite sua atuação na sociedade de forma competente, responsável, ética, autônoma, cooperativa e criativa. A contribuição da Educação Física na formação desse cidadão está norteada nos valores e princípios apregoados nos PCN´s do Ensino Médio, que devem permear essa disciplina na escola, superando os benefícios apenas de ordem anatomo-fisio-biológicos, e também atingindo valores, entre outros, os éticos e os estéticos. O professor de Educação Física que atua no Ensino Médio deve ter como eixos centrais de seu trabalho pedagógico a Aptidão Física e a Saúde, devendo buscar a superação, por parte dos alunos, da concepção de Aptidão no sentido de ser necessária apenas àqueles que praticam o esporte de rendimento, mas sim trabalhar conceitos em que o aluno possa desenvolver uma concepção de Aptidão ligada a uma necessidade e direito de todo cidadão, objetivando uma melhor saúde e qualidade de vida. Com o desenvolvimento do trabalho pedagógico nessa perspectiva, pretende-se contribuir para a formação do cidadão que vai usufruir, reproduzir, e compartilhar os conhecimentos adquiridos durante o período da sua vida escolar, a fim de utilizá-los para a melhoria de sua qualidade de vida.Editora UEPG2008-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1368Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1368/1012Finck, Silvia Christina Madridinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:57:08Zoai:uepg.br:article/1368Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:57:08Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física
title A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física
spellingShingle A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física
Finck, Silvia Christina Madrid
Educação Física
ensino médio
aptidão física e saúde
qualidade de vida
title_short A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física
title_full A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física
title_fullStr A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física
title_full_unstemmed A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física
title_sort A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física
author Finck, Silvia Christina Madrid
author_facet Finck, Silvia Christina Madrid
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finck, Silvia Christina Madrid
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
ensino médio
aptidão física e saúde
qualidade de vida
topic Educação Física
ensino médio
aptidão física e saúde
qualidade de vida
description Este estudo tem por objetivos, reunir algumas idéias acerca das mudanças curriculares, para o Ensino Médio, evidenciando a contribuição da Educação Física para a melhoria pedagógica nesse nível de ensino, bem como estimular o debate sobre questões de ensino aprendizagem dessa disciplina nessa fase escolar. A Educação Física, como componente curricular, acompanha as mudanças propostas para o ensino médio, dessa forma a escola deve adequar-se às transformações ora propostas pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que requerem competências e habilidades diferenciadas dos cidadãos. Assim sendo, se faz necessário que o aluno tenha um conhecimento amplo e de qualidade, que possibilite sua atuação na sociedade de forma competente, responsável, ética, autônoma, cooperativa e criativa. A contribuição da Educação Física na formação desse cidadão está norteada nos valores e princípios apregoados nos PCN´s do Ensino Médio, que devem permear essa disciplina na escola, superando os benefícios apenas de ordem anatomo-fisio-biológicos, e também atingindo valores, entre outros, os éticos e os estéticos. O professor de Educação Física que atua no Ensino Médio deve ter como eixos centrais de seu trabalho pedagógico a Aptidão Física e a Saúde, devendo buscar a superação, por parte dos alunos, da concepção de Aptidão no sentido de ser necessária apenas àqueles que praticam o esporte de rendimento, mas sim trabalhar conceitos em que o aluno possa desenvolver uma concepção de Aptidão ligada a uma necessidade e direito de todo cidadão, objetivando uma melhor saúde e qualidade de vida. Com o desenvolvimento do trabalho pedagógico nessa perspectiva, pretende-se contribuir para a formação do cidadão que vai usufruir, reproduzir, e compartilhar os conhecimentos adquiridos durante o período da sua vida escolar, a fim de utilizá-los para a melhoria de sua qualidade de vida.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1368
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1368/1012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)
Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494920740864