Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763 |
Resumo: | O objetivo do estudo é refletir sobre as representações sociais de familiares, professores e gestor de uma escola sul-mato-grossense que atende alunos com necessidades educacionais especiais, nos anos iniciais de Ensino Fundamental, sobre o processo de inclusão desses alunos. O referencial teórico inclui discussões sobre diversidade, desigualdade e representações sociais. A coleta de dados foi realizada a partir da elaboração de roteiros semiestruturados, que serviram de base para a realização de entrevistas, que foram gravadas em áudio, transcritas e finalmente analisadas. Os resultados apontam que, apesar de as pessoas entrevistadas serem a favor da educação inclusiva, esse processo deve ser mais bem planejado para atingir aos objetivos. Os familiares de crianças com deficiência denunciam que é preciso vencer o preconceito dentro da escola, para que não se torne um empecilho no processo de ensino e aprendizagem desses alunos especiais que estão inseridos em classes de ensino comum. |
id |
UEPG-31_90ff48c13d08ba7a6c3b2e4f382c040c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/14763 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schoolsDiversidad y deficiencia: discursos de la comunidad escolar sobre el proceso de inclusión en escuelas de educación comúnDiversidade e deficiência: discursos da comunidade escolar sobre o processo de inclusão em escolas de ensino comumDiversidade. Deficiência. Representações sociais.Diversity. Disability. Social representations.Diversidad. Deficiencia. Representaciones sociales.O objetivo do estudo é refletir sobre as representações sociais de familiares, professores e gestor de uma escola sul-mato-grossense que atende alunos com necessidades educacionais especiais, nos anos iniciais de Ensino Fundamental, sobre o processo de inclusão desses alunos. O referencial teórico inclui discussões sobre diversidade, desigualdade e representações sociais. A coleta de dados foi realizada a partir da elaboração de roteiros semiestruturados, que serviram de base para a realização de entrevistas, que foram gravadas em áudio, transcritas e finalmente analisadas. Os resultados apontam que, apesar de as pessoas entrevistadas serem a favor da educação inclusiva, esse processo deve ser mais bem planejado para atingir aos objetivos. Os familiares de crianças com deficiência denunciam que é preciso vencer o preconceito dentro da escola, para que não se torne um empecilho no processo de ensino e aprendizagem desses alunos especiais que estão inseridos em classes de ensino comum.Editora UEPG2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextotextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlapplication/ziphttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1476310.5212/OlharProfr.v.23.2020.14763.209209226279.0611Olhar de Professor; Bd. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13Olhar de Professor; Vol. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13Olhar de Professor; Vol. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13Olhar de Professor; Vol. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13Olhar de Professor; v. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-131984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763/209209213430https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763/209209215863https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763/209209215864Moreira Dias, Érica Fernanda Peres Gonçalves, JosianeVilla de Araujo Tucunduva da Fonseca, Mirella info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-19T20:00:23Zoai:uepg.br:article/14763Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-03-19T20:00:23Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools Diversidad y deficiencia: discursos de la comunidad escolar sobre el proceso de inclusión en escuelas de educación común Diversidade e deficiência: discursos da comunidade escolar sobre o processo de inclusão em escolas de ensino comum |
title |
Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools |
spellingShingle |
Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools Moreira Dias, Érica Fernanda Diversidade. Deficiência. Representações sociais. Diversity. Disability. Social representations. Diversidad. Deficiencia. Representaciones sociales. |
title_short |
Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools |
title_full |
Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools |
title_fullStr |
Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools |
title_full_unstemmed |
Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools |
title_sort |
Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools |
author |
Moreira Dias, Érica Fernanda |
author_facet |
Moreira Dias, Érica Fernanda Peres Gonçalves, Josiane Villa de Araujo Tucunduva da Fonseca, Mirella |
author_role |
author |
author2 |
Peres Gonçalves, Josiane Villa de Araujo Tucunduva da Fonseca, Mirella |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira Dias, Érica Fernanda Peres Gonçalves, Josiane Villa de Araujo Tucunduva da Fonseca, Mirella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade. Deficiência. Representações sociais. Diversity. Disability. Social representations. Diversidad. Deficiencia. Representaciones sociales. |
topic |
Diversidade. Deficiência. Representações sociais. Diversity. Disability. Social representations. Diversidad. Deficiencia. Representaciones sociales. |
description |
O objetivo do estudo é refletir sobre as representações sociais de familiares, professores e gestor de uma escola sul-mato-grossense que atende alunos com necessidades educacionais especiais, nos anos iniciais de Ensino Fundamental, sobre o processo de inclusão desses alunos. O referencial teórico inclui discussões sobre diversidade, desigualdade e representações sociais. A coleta de dados foi realizada a partir da elaboração de roteiros semiestruturados, que serviram de base para a realização de entrevistas, que foram gravadas em áudio, transcritas e finalmente analisadas. Os resultados apontam que, apesar de as pessoas entrevistadas serem a favor da educação inclusiva, esse processo deve ser mais bem planejado para atingir aos objetivos. Os familiares de crianças com deficiência denunciam que é preciso vencer o preconceito dentro da escola, para que não se torne um empecilho no processo de ensino e aprendizagem desses alunos especiais que estão inseridos em classes de ensino comum. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14763.209209226279.0611 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14763.209209226279.0611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763/209209213430 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763/209209215863 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763/209209215864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13 Olhar de Professor; Vol. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13 Olhar de Professor; Vol. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13 Olhar de Professor; Vol. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13 Olhar de Professor; v. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496897306624 |