Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Dias, Érica Fernanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Peres Gonçalves, Josiane, Villa de Araujo Tucunduva da Fonseca, Mirella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763
Resumo: O objetivo do estudo é refletir sobre as representações sociais de familiares, professores e gestor de uma escola sul-mato-grossense que atende alunos com necessidades educacionais especiais, nos anos iniciais de Ensino Fundamental, sobre o processo de inclusão desses alunos. O referencial teórico inclui discussões sobre diversidade, desigualdade e representações sociais. A coleta de dados foi realizada a partir da elaboração de roteiros semiestruturados, que serviram de base para a realização de entrevistas, que foram gravadas em áudio, transcritas e finalmente analisadas. Os resultados apontam que, apesar de as pessoas entrevistadas serem a favor da educação inclusiva, esse processo deve ser mais bem planejado para atingir aos objetivos. Os familiares de crianças com deficiência denunciam que é preciso vencer o preconceito dentro da escola, para que não se torne um empecilho no processo de ensino e aprendizagem desses alunos especiais que estão inseridos em classes de ensino comum.
id UEPG-31_90ff48c13d08ba7a6c3b2e4f382c040c
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/14763
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schoolsDiversidad y deficiencia: discursos de la comunidad escolar sobre el proceso de inclusión en escuelas de educación comúnDiversidade e deficiência: discursos da comunidade escolar sobre o processo de inclusão em escolas de ensino comumDiversidade. Deficiência. Representações sociais.Diversity. Disability. Social representations.Diversidad. Deficiencia. Representaciones sociales.O objetivo do estudo é refletir sobre as representações sociais de familiares, professores e gestor de uma escola sul-mato-grossense que atende alunos com necessidades educacionais especiais, nos anos iniciais de Ensino Fundamental, sobre o processo de inclusão desses alunos. O referencial teórico inclui discussões sobre diversidade, desigualdade e representações sociais. A coleta de dados foi realizada a partir da elaboração de roteiros semiestruturados, que serviram de base para a realização de entrevistas, que foram gravadas em áudio, transcritas e finalmente analisadas. Os resultados apontam que, apesar de as pessoas entrevistadas serem a favor da educação inclusiva, esse processo deve ser mais bem planejado para atingir aos objetivos. Os familiares de crianças com deficiência denunciam que é preciso vencer o preconceito dentro da escola, para que não se torne um empecilho no processo de ensino e aprendizagem desses alunos especiais que estão inseridos em classes de ensino comum.Editora UEPG2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextotextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlapplication/ziphttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1476310.5212/OlharProfr.v.23.2020.14763.209209226279.0611Olhar de Professor; Bd. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13Olhar de Professor; Vol. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13Olhar de Professor; Vol. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13Olhar de Professor; Vol. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13Olhar de Professor; v. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-131984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763/209209213430https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763/209209215863https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763/209209215864Moreira Dias, Érica Fernanda Peres Gonçalves, JosianeVilla de Araujo Tucunduva da Fonseca, Mirella info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-19T20:00:23Zoai:uepg.br:article/14763Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-03-19T20:00:23Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools
Diversidad y deficiencia: discursos de la comunidad escolar sobre el proceso de inclusión en escuelas de educación común
Diversidade e deficiência: discursos da comunidade escolar sobre o processo de inclusão em escolas de ensino comum
title Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools
spellingShingle Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools
Moreira Dias, Érica Fernanda
Diversidade. Deficiência. Representações sociais.
Diversity. Disability. Social representations.
Diversidad. Deficiencia. Representaciones sociales.
title_short Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools
title_full Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools
title_fullStr Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools
title_full_unstemmed Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools
title_sort Diversity and disability: discourses from the school community on the inclusion process in regular schools
author Moreira Dias, Érica Fernanda
author_facet Moreira Dias, Érica Fernanda
Peres Gonçalves, Josiane
Villa de Araujo Tucunduva da Fonseca, Mirella
author_role author
author2 Peres Gonçalves, Josiane
Villa de Araujo Tucunduva da Fonseca, Mirella
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Dias, Érica Fernanda
Peres Gonçalves, Josiane
Villa de Araujo Tucunduva da Fonseca, Mirella
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade. Deficiência. Representações sociais.
Diversity. Disability. Social representations.
Diversidad. Deficiencia. Representaciones sociales.
topic Diversidade. Deficiência. Representações sociais.
Diversity. Disability. Social representations.
Diversidad. Deficiencia. Representaciones sociales.
description O objetivo do estudo é refletir sobre as representações sociais de familiares, professores e gestor de uma escola sul-mato-grossense que atende alunos com necessidades educacionais especiais, nos anos iniciais de Ensino Fundamental, sobre o processo de inclusão desses alunos. O referencial teórico inclui discussões sobre diversidade, desigualdade e representações sociais. A coleta de dados foi realizada a partir da elaboração de roteiros semiestruturados, que serviram de base para a realização de entrevistas, que foram gravadas em áudio, transcritas e finalmente analisadas. Os resultados apontam que, apesar de as pessoas entrevistadas serem a favor da educação inclusiva, esse processo deve ser mais bem planejado para atingir aos objetivos. Os familiares de crianças com deficiência denunciam que é preciso vencer o preconceito dentro da escola, para que não se torne um empecilho no processo de ensino e aprendizagem desses alunos especiais que estão inseridos em classes de ensino comum.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763
10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14763.209209226279.0611
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14763.209209226279.0611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763/209209213430
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763/209209215863
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14763/209209215864
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13
Olhar de Professor; Vol. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13
Olhar de Professor; Vol. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13
Olhar de Professor; Vol. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13
Olhar de Professor; v. 23 (2020): Publicação Contínua; 1-13
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496897306624